Marketing Digital 07/02/2012

Como deixar o seu trabalho organizado quando vai de férias

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Trabalhar como freelancer tem várias vantagens, que muitas vezes são enumeradas pelas pessoas que trabalham neste gênero de negócio. Mas a verdade é que também existem inúmeros pontos negativos em ter um negócio próprio. A solidão, a perda de produtividade ou a falta de organização são apenas alguns dos exemplos. No fundo, isso acontece porque a empresa, numa fase inicial, necessita sempre do seu fundador para conseguir os primeiros resultados. E isso torna a presença dele, tanto física como psicológica, muito importante. Se ele se ausenta, o negócio para de gerar rendimentos e os clientes ficam insatisfeitos.

Conseguir lidar com esta situação não é fácil e exige, principalmente, alguma organização antecipada por parte do freelancer. Um dos principais segredos é saber como deixar tudo a funcionar mesmo quando você está ausente. O seu negócio poderá não continuar rendendo o mesmo, mas o objetivo é que tenho o mínimo de prejuízo possível.

A ideia para este artigo surgiu depois de uma entrevista que realizei para o blog do Capital Cartões, na qual me fizeram algumas perguntas relativamente aos períodos de férias. E como também vou tirar alguns dias para relaxar a minha cabeça dentro de pouco tempo, decidi que seria oportuno falar sobre o que podemos fazer para deixar o nosso trabalho organizado quando vamos de férias. Não quer dizer que eu vá seguir todos os pontos que escrever abaixo, até porque o meu trabalho não exige que os faça todos. Mas de qualquer forma, deixo algumas dicas que podem ser úteis para outros freelancers que estejam com dificuldades em manter a organização no período de descanso.

viajar

Aceite as férias

Você pode pensar que é ridículo, mas existem pessoas que não têm férias apenas porque não querem deixar o seu negócio abandonado. Eu compreendo perfeitamente esse receio. O meu pai, por exemplo, ficou 10 anos sem ter sequer uma semana de férias. Ele adorava o que fazia e não queria a reputação do seu trabalho estragada em troca de uns dias de descanso. No entanto, foi obrigado a parar mais tarde por motivos de saúde.

O que pretendo dizer com este exemplo, é que se você não aceitar as férias como algo normal no seu negócio, mais tarde ou mais cedo o seu estado físico irá obrigá-lo a descansar. Perceba que esses períodos são tão importantes como manter a produtividade ou aceitar as críticas de forma positiva.

Pense nas férias com bastante antecedência

Uma das formas de poupar mais dinheiro quando vai de férias é pensar com largos meses de antecedência. Além de permitir que organize o seu trabalho de forma mais eficiente, permite que consiga viagens mais baratas ou hotéis a preço de saldo. Esta dica pode parecer um pouco clichê, mas infelizmente muitas pessoas deixam de poupar 50% do seu orçamento para as férias por falta de planejamento. Uma dica que posso dar, principalmente aos freelancers brasileiros que não tenham conseguido se organizar para ir de férias, que utilizem o Milan Express. Este site tem todos os dias passagens da Gol que estão à venda por leilão e que podem ser compradas a um preço bem mais barato, apesar de serem de um dia para o outro.

Tenha um orçamento definido em cada mês

Um dos meus primeiros erros enquanto vivia sozinho e queria tirar alguns dias de férias era o de utilizar o dinheiro da minha poupança para ir de férias. Este mau princípio foi remodelado ao longo dos últimos tempos e agora guardo sempre uma verba mensal dos meus rendimentos. Esta opção obriga-me a duas coisas:

  • Pensar antecipadamente para onde quero ir e quando quero ir
  • Definir quanto vou gastar

Estes princípios impedem que tomemos as nossas opções de ir de férias por impulso, apenas porque vimos um preço “barato” numa publicidade. Acima de tudo, tenha controle sobre os seus gastos e evite ser influenciado financeiramente.

Tenha algum objetivo extra na viagem

Viajar por viajar não é um mau princípio, mas sim uma forma muito redutora de passar alguns dias fora do seu país. Se vai investir dinheiro em deslocações, hotéis e restaurantes, porque não aproveitar para aprender sobre mais algumas coisas? Ficam algumas dicas:

  • Se for fotógrafo, aproveite para visitar cidades que tenham paisagens dignas de serem fotografadas
  • Se trabalhar como jornalista, escolha locais onde estejam as redações de alguns dos melhores jornais a nível mundial como El País ou o The Guardian. Mande um email e peça para conhecer um pouco mais sobre a realidade deles
  • Se trabalhar como blogueiro, procure por contatos de famosos profissionais nesta área e tente marcar um café com eles para trocar umas ideias. Outra opção é avisar os seus fãs e aproveitar para conhecê-los pessoalmente

Dê prioridade aos trabalhos com um timing curto

Antes de ir de férias, é importante deixar a maior quantidade de trabalho possível concluído. Os projetos que lhe causam mais pressão são aqueles que têm uma data definida para serem concluídos, por isso é nesses que você se deve focar algumas semanas antes de ir de férias. Tente concluí-los o quanto antes para evitar que a sua cabeça fique o tempo todo pensando no que tem para fazer. Saber definir as nossas prioridades torna-se essencial quando o tempo é mais curto. Para o ajudar, aconselho que leia o nosso artigo sobre a Lei de Parkinson.

Delegue

Se você é daqueles que não quer deixar o seu trabalho ficar parado enquanto estiver de férias, aconselho que delegue algumas das suas tarefas. A melhor forma de o fazer é ter uma lista de parceiros de confiança a quem você confia os seus trabalhos quando não consegue dar conta do recado. Dessa forma, continuará a ganhar dinheiro, ficando com uma percentagem do trabalho, e ainda manterá o fluxo de clientes satisfeito.

Dica: Mesmo que as pessoas sejam da sua confiança, pondere pedir que lhe enviam os trabalhos para o email mesmo quando estiver de férias. Verifique o trabalho que foi feito e dê um feedback. Isto impede que sejam apresentados trabalhos de menor qualidade e que possam fazê-lo perder clientes

Automatize algumas tarefas

Quando for de férias, não posso deixar o blog ficar sem conteúdo ou interação nas redes sociais. Por isso, uma das minhas preocupações irá passar por automatizar o máximo de tarefas que puder. Ficam alguns conselhos:

  • Escreva os posts para o seu blog antes e dê “ordens” ao WordPress para enviá-los nos dias em que estiver de férias
  • Peça para outras pessoas lhe enviarem guest-posts. É uma boa altura para diversificar o conteúdo e deixar outros autores entrarem no seu blog
  • Use o Timely para deixar o seu Twitter a trabalhar de forma automática
  • Uso o Postcron para manter a sua página de fãs atualizada
  • Peça a um amigo seu para ir verificando se está tudo “ok” com o seu site

rio de janeiro

Crie um autorresponder

Se o seu email é daqueles que não para um segundo, terá que conseguir gerir essa situação de forma a não ter que o verificar todos os dias enquanto estiver de férias. O meu conselho é que crie um autorresponder, que não é mais do que uma mensagem automática que é enviada quando uma pessoa lhe deixa um email. Veja o exemplo abaixo:

Boa tarde,

Estarei de férias durante a próxima, por isso é bem provável que não responda durante esse período. Caso tenha alguma coisa urgente para falar comigo, envie um email para joaobatista@gmail.com. Ele ficou responsável de entrar em contato comigo caso surgisse uma situação de última hora.

Espero que compreenda a situação.

Atentamente,

Luciano Larrossa

Tenha um contato de emergência

Como pôde ver acima, é importante tentarmos retirar o email em períodos de férias. Contudo, é importante ter sempre alguém responsável para situações de emergência que possam surgir. Deixe um contato confidencial para alguém da sua confiança e diga para ele o contatar apenas em casos de vida ou de morte. Este contato também pode ser deixado para os outros freelancers para quem você delegou as suas tarefas.

Avise os seus clientes

É verdade que você pode criar uma resposta automática, mas também é importante enquanto profissional avisar os seus clientes de que vai se ausentar durante uns dias. Basta criar um email bem simples a explicar a situação. Pelo menos, não poderá ser acusado de falta de comunicação ou de que foi de férias e nem sequer se preocupou com o projeto do cliente. Lembre-se: faça o seu papel e transmita uma imagem organizada para quem trabalha consigo.

Pondere trabalhar durante as férias

Sei que estas soluções podem parecer todas muito perfeitas, mas a verdade é que há trabalhos em que é impossível desligar-se a 100% do seu trabalho. Compreendo plenamente essa situação. Contudo, tenha sempre em mente que é importante tentar produzir o menos possível durante esses dias. O meu conselho é que defina um período do dia para verificar o seu trabalho. Meia hora deve ser suficiente para saber se está tudo dentro do esperado. Mas tenha cuidado para não ultrapassar os minutos escolhidos, caso contrário poderá estragar completamente a sua viagem.

Ir de férias não é um passo tão simples como parece. É necessário você conseguir saber trabalhar antecipadamente essa data, de forma a que não existam problemas durante a sua ausência. Sei que não é fácil enquanto freelancer você ter uns dias de descanso. Tem medo que algo aconteça de errado ou perda clientes. Isso é compreensível, mas lembre-se que você necessita de descanso para recuperar as suas energias.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link