Marketing Digital 27/05/2011

Como deixar o seu emprego e iniciar a carreira de freelancer (Parte IV)

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Hoje vamos dar continuidade da nossa série sobre o que deve fazer para deixar o seu emprego e iniciar a carreira de freelancer. Este será o nosso quarto artigo, no qual vamos explorar o que deve fazer para começar, desde logo, a conseguir uma boa lista de clientes e publicitar o seu trabalho. Já exploramos temas como o que deve fazer para realizar um bom plano de negócios, ter todos os procedimentos legais para trabalhar como freelancer ou como organizar o ambiente de trabalho. Bem, todas estas dicas de pouco valem se você não conseguir ter clientes que justifiquem o seu negócio. Você pode ter a ideia de negócio inovador mais fantástica do mundo, mas se ninguém a conhece e se interessa, nada feito. Mas antes de prosseguir a sua leitura, dê uma olhada nos nossos artigos anteriores para que fique com uma ideia mais clara de todos os passos a dar para se tornar um freelancer de sucesso:

Quebrando o mito

Muitas vezes escuto as pessoas dando o exemplo do Google ou do Basecamp, explicando que estas empresas não precisam de fazer publicidade para se manterem no topo e serem conhecidas. Neste momento não o fazem, é verdade. Mas também é verídico que já o fizeram no passado. E mesmo hoje em dia ainda se publicizam, anunciando produtos ou escrevendo livros. É uma forma mais indireta de publicidade, mas não deixa de sê-lo. Portanto, retire a ideia da cabeça de que se um negócio for muito bom, não necessita de promover o produto. É necessário sim, e cada vez mais. Principalmente porque a concorrência aumenta a cada dia, principalmente na internet.

No entanto, existem três fases do seu negócio que vão necessitar de serem abordadas de modo diferente no que toca à publicidade.

  • 1ª fase (dar a conhecer) – Neste momento o seu negócio está no início. Ninguém o conhece e o objectivo é conseguir mostrar que você existe. O importante será conseguir aparecer, principalmente, perto do seu nicho de mercado. Isto porque com certeza o seu capital não será muito e terá que investir o seu dinheiro da melhor forma possível. Portanto, concentre-se no essencial.
  • 2ª fase (manter a marca) – Agora você já é conhecido. É normal que não seja em demasia, mas há coisas que só o tempo pode mudar. O seu objetivo nos próximos tempos será de não fazer esquecer que o seu trabalho como freelancer existe. Por isso, concentre-se num menor número de plataformas, mas preocupe-se mais com a qualidade da mesma. Já temos a quantidade, agora queremos extrair qualidade dessa quantidade. Este ponto deve existir para sempre!
  • 3ª fase (anunciar novos produtos) – Com um bom número de clientes e com alguns de qualidade, agora você já terá capacidade de lançar novos produtos. Quando fizer isso, faça-o com toda a popa e circunstância. Deixe toda a gente a saber que o seu novo produto está no ar.

Mas é claro que existem inúmeras formas de você promover o trabalho como freelancer. Em todas elas estará a dar uma boa ajuda para alavancar o seu negócio. Mas como você não pode estar em todo o lado ao mesmo tempo, é determinante que se foque no essencial e que tudo o que fizer dê nas vistas. Para que isso aconteça, deve ter em conta os seguintes pontos:

Fuja do normal

O calculo é simples de fazer: quantos mais fizerem algo de modo igual, mais dificilmente serão reparados. E esta lógica serve para a publicidade. Se você fizer publicidade do seu trabalho de freelancer com um banner numa lateral de um blog, dificilmente alguém irá reparar que aquilo existe. Ou melhor irão, mas serve mais para manter o seu estatuto de marca do que propriamente para ser conhecido. Numa divulgação do trabalho de um freelancer, é importante que você fuja do normal e se destaque da sua concorrência.

Como pode fazê-lo? Bem, é aí que entra a sua criatividade enquanto freelancer. Ter um artigo pago ou fazer um concurso com outros blogs são formas inovadoras e que com certeza irão gerar muito mais buzz do que uma banner num site qualquer. É certo que duram por menos tempo, mas a intensidade será muito maior. Não se preocupe demasiado com a quantidade de vezes que dá a conhecer o seu trabalho, mas sim a qualidade com que o faz.

Dê algo aos seus futuros clientes

No artigo sobre as 6 razões porque o seu negócio deve ter produtos grátis, dei-lhe a conhecer vários motivos para oferecer algo aos seus clientes. Um deles foi o facto de você ser reconhecido por isso. Isto tem um motivo bastante simples. Já viu quantos anúncios de televisão e jornal vê todos os dias? Diga-me uma coisa: quantos ficam na sua cabeça? Poucos com certeza. Isto porque a experiência que você está tendo é apenas visual. Para se destacar dos seus concorrentes, deve dar alguma experiência física aos seus clientes.

Ora, isso só se consegue fazer com a oferta de produtos ou serviços. Essa é, sem dúvida, a melhor forma de “agarrar” o seu provável cliente. Torne-o viciado no seu produto e se ele gostar, o mais certo é que vá contar ao amigo, que depois conta ao amigo e etc. O boca-a-boca começa a funcionar.

Ajude outros

Outra das formas de promover o trabalho de freelancer é ajudando outras pessoas. Participe em iniciativas promovidas por outros freelancers, prestando alguma ajuda gratuita. Ganhará em dois pontos. O primeiro é que estará a criar uma ligação que pode ser útil no futuro com outro freelancer. A outra é que pode conhecer alguns clientes dele que também se podem interessar pelos seus serviços.

Tenha um orçamento próprio para a divulgação

Se tiver um bom controle sobre as suas finanças pessoais enquanto freelancer, com certeza terá uma parte do seu rendimento reservado para publicitar e divulgar o seu trabalho. É importante que tenha isso em conta. Os seus rendimentos não servem apenas para gastar, mas também para investir. Guarde sempre 5% do seu montante mensal para divulgar o seu trabalho. Com certeza rapidamente terá os retornos dessa despesa.

Veja como outras empresas o fazem

Ver como outras empresas fazem é também outra forma de se inspirar para ter ideias de publicidade criativas. Repare como elas interagem com os clientes, como cativam a atenção e como levam esses mesmos à ação. Outra forma interessante de entender como isto tudo acontece é acompanhar uma campanha publicitária de uma empresa. Faça um estudo de como elas fez desde o início, a forma como apresentou o novo produto (por exemplo), os meios que utilizou e porquê. Copiar os melhores não é bom, mas inspirar-se neles é uma boa forma de aprender.

Veja qual o melhor meio para divulgar seu trabalho

Uma das formas de aumentar a sua produtividade no que toca à divulgação, é divulgar nos meios certos. Muito recentemente comecei a ver sites a publicitarem as suas páginas em jornais ou outdoors. Isto pode ser correto, mas apenas se for muito bem utilizado. Imagine que tenho um site sobre apostas desportivas. Não tem muita lógica em divulgar o meu trabalho num jornal generalista. Mas, se o fizer numa revista de futebol, talvez tenha mais lógica. Não interessa se você promove o trabalho de freelancer online ou offline, o importante é que o faça junto ao seu público-alvo.

Contudo, ainda guardo algum “cuidado” quando se trata de investir em publicações offline quando se tem projetos online. Isto porque os preços ainda são muito caros, podendo neste momento ser bem mais rentável fazer publicidade no Adwords por exemplo.

Como tem divulgado seu trabalhoOMO TEM DIVULGADO O SEU TRABALHO?

A parte da divulgação do seu trabalho é determinante. Mas também é determinante que ela seja feita da forma correta, caso contrário estará a gastar o seu dinheiro sem retirar nenhum proveito disso. Com este artigo dei-lhe algumas ideias e quais as características que a divulgação do seu trabalho de freelancer deve ter.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link