Marketing Digital 18/05/2011

Como deixar o seu emprego e iniciar a carreira de freelancer (Parte III)

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Voltamos hoje à carga com a nossa série sobre os passos que deve dar para abandonar o seu emprego e iniciar a carreira de freelancer. Já falamos de vários pontos como os procedimentos legais para trabalhar como freelancer, como escolher o seu ambiente de trabalho ou como escolher o melhor negócio para começar. No texto de hoje vamos falar sobre um tema importante: a produtividade. Vamos lhe mostrar o que deve fazer para ter um dia de trabalho perfeito. É claro que esse dia pode variar de pessoa para pessoa, visto que algumas pessoas preferem trabalhar à noite enquanto outros sentem-se mais motivados a produzir logo pela manhã. Depende sempre de cada um. Mas antes de iniciar este post, dê uma vista de olhos nos nossos dois artigos anteriores sobre esta série:

Mas o que lhe vamos explicar são alguns pontos essenciais para se conseguir manter focado. Sim, porque trabalhar sem chefe não é para qualquer um. A vontade de ficar a ver televisão ou ir beber uma cerveja com os amigos muitas vezes será maior do que a de ir trabalhar. No entanto, quem quiser trabalhar como freelancer necessita de ter muita disciplina pessoal e saber quando se pode divertir e quando deve ficar a produzir. É importante manter este equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, visto que fará toda a diferença entre uma pessoa bem sucedida e uma vulgar. Vejamos a primeira questão que nos surge na cabeça:

É realmente necessário ter um escritório?

Uma das coisas positivas de trabalhar como freelancer é o fato de você não ter um local fixo para trabalhar. Eu poderia até estar na China a escrever este texto que não fazia a mínima diferença para o leitor. Apenas necessito de um computador. Mas era bom que a questão que coloquei fosse assim tão fácil de responder. É certo que com um computador posso ir a todo o lado, tendo praticamente um escritório móvel. Mas esse “todo o lado” necessita de ser muito bem escolhido. Se tiver família a viver consigo, o primeiro local que você deve riscar da sua lista é a casa. Isto porque com certeza irá cair na tentação de ir falar com os seus filhos ou ver um pouco de televisão. E isso é completamente improdutivo para quem quer conseguir fazer o trabalho em metade do tempo.

Os locais que mais lhe aconselho são os seguintes:

  • Biblioteca. Neste local você está impedido de fazer barulho e a probabilidade de alguém o incomodar é muito pouca
  • Cowork. Ter várias pessoas no mesmo local com o objetivo de produzir o máximo possível é bom para qualquer freelancer. Neste local apenas tem o problema dos custos
  • Café. Se for um local tranquilo melhor para si. Mas tenha muito cuidado ao escolher o espaço, visto que se tiver muito ruído poderá ter o seu dia estragado
  • Escritório próprio. É a opção mais cara mas também a mais eficaz. Contudo, só aconselho a alugarem o próprio espaço quando o negócio tiver já um número de clientes considerável

Agora que já sabe que local escolher, está na hora de começar a produzir. Mas isso obriga a algum planeamento e restrição das grandes distrações de quem trabalha num computador.

Planeje seu dia

Aconselho sempre que defina bem o que vai fazer no dia de hoje durante os últimos minutos da noite anterior. Agarre na sua agenda (algo indispensável na vida de um freelancer) e coloque três tarefas para a manhã e três para a tarde. Logo abaixo vou lhe dar um exemplo. E por baixo de cada metade do dia vou colocar algumas notas a explicar as minhas opções.

Manhã

  • Pensar no tema do artigo, pesquisar informação e escrevê-lo ( duas horas e meia e três horas)
  • Colocar em agregadores e divulgar em todas as redes sociais (meia hora)
  • Responder a emails, comentários da noite anterior e fazer análise dos visitantes (uma hora)

Nota: Se reparar, a primeira coisa que fiz logo pela manhã foi produzir. Isto porque o nosso cérebro está com mais energia pela manhã e a criatividade está ao máximo. No entanto, a maioria das pessoas perde as primeiras horas do dia com verificação de emails e a pesquisar por notícias de jornais. Para que não cometa estes erros leia o nosso artigo sobre as 8 coisas que deve evitar fazer pela manhã para ser mais produtivo.

Tarde

  • Escrever um post como convidado em outro blog (uma hora e meia)
  • Trabalhar em outro projeto (uma hora)
  • Ler livros, blogs e revistas sobre a área (uma hora e meia)

Nota: E no final temos aqui oito horas de um dia trabalho. É claro que ela poderá variar conforme a sua produtividade nesse dia, as horas que quiser estudar ou o tempo que quer dispensar para outro projeto. Mas como pode verificar, o planeamento do seu dia não é nada complexo e apenas serve para você ter uma linha orientadora e deixar a sua cabeça pensar apenas no que você está fazendo. Para que consiga definir os seus objetivos mais facilmente, pondere ler o nosso artigo sobre as cinco regras para definir objetivos corretamente.

Manter a produtividade: O maior problema

Como pôde ver acima, existem timings bem definidos para você realizar cada tarefa. O problema é mesmo quando os freelancers não conseguem cumprir aquelas tarefas a tempo. Os motivos podem ser vários como estar a perder demasiado tempo no Facebook ou dificuldades em manter a caixa de email vazia. Você pode pensar que é algo fácil como fechar uma janela e está o problema resolvido. Mas é muito mais do que isso. Quando não tem um chefe a dizer o que deve fazer, a tentação de ir ver “só” aquela foto ou colocar aquele Tweet é muito grande.

Se não consegue manter esta disciplina pessoal, o melhor será mesmo tentar um software que o ajude. O que eu aconselho é Rescue Time. Com ele poderá ter uma análise detalhada de quais sites você anda, se tem sido produtivo (ou não) ou se tem alcançado os seus objetivos. A opção que mais me agrada é mesmo a ‘Get focused’. Quando você acciona esta opção, o software impede que você vá a sites menos produtivos como o Facebook ou o Twitter, para que fique completamente focado no seu trabalho.

Mas se softwares não é consigo, talvez seja bom utilizar a técnica de Pomodoro. De um modo bastante resumido, a técnica consiste em que você estude ou trabalhe durante 25 minutos. Depois desse período, deve ter um descanso de 3 a 4 minutos. A este período chama-se um Pomodoro. Deve fazer sempre quatro Pomodoros consecutivos. De seguida, faça uma pausa maior de cerca de dez minutos. Esta técnica é bastante simples e ajuda-o a estar mais focado, principalmente se tem problemas de concentração para períodos muito longos. No entanto, fica aqui uma lista de artigos que podem ajudar na sua produtividade:

Tenha um bloco de notas

Outra das coisas que pode ajudá-lo a ser mais produtivo é um bloco de notas. Parece um pouco contraditório mas já lhe explico porquê. Com certeza já reparou que lhe surgem ideias de negócios inovadores quando está no trânsito ou a passear na rua. Não se preocupe pois isso é bastante comum. No entanto, o problema é que a maioria das pessoas perde essas ideias, apenas porque não tem onde anotá-las. Com isso, acabam não usando esses pensamentos e mais tarde irão perder tempo à procura de inspiração quando, na verdade, tiveram-na há alguns dias.

Imagine que me surge a ideia para escrever um artigo de qualidade no seu blog. Se a deixou escapar, no dia seguinte irá perder meia hora à procura de um título para um artigo. Se você é fã das novas tecnologias e tem sempre um celular com ligação à internet ou um iPad perto de si, use o Evernote. Neste site poderá colocar todas as ideias que surgirem na sua cabeça e ainda enviá-las por email ou partilhar no Facebook.

Planeje a longo prazo, mas não muito

Um dos grandes erros que os freelancers cometem é não planejarem a longo prazo. A verdade é que a carreira desses profissionais será muito curta. Tal como em todos os negócios, você precisa de saber o quer dentro de um mês ou um ano. O que aconselho a fazer é ter um plano de negócios, mas que não se guie demasiado por ele. Faça-o, mas apenas para se guiar. Digo isto porque a nossa realidade altera-se de um modo bastante rápido e o mais certo é que se você se guiar pelo que escreveu há um ano, é bem provável que esteja desatualizado quando procurar por essa informação.

Agora que tem todas as ferramentas para freelancers necessárias para ter um dia produtivo, não se esqueça de uma coisa: se quiser um dia melhor amanhã, comece a trabalhá-lo hoje. Portanto, antes de se deitar, escreva na sua agenda o que vai fazer nas próximas 24 horas e comece a jornada toda de novo.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link