O ano já está perto do fim e 2017 está muito perto de chegar. Posso dizer que o ano que passou foi um dos mais movimentos para a área de mídias sociais, que começou com a explosão do Snapchat, a mudança de algoritmo do Instagram que o tornou mais amigáveis aos negócios e as constantes mudanças no Facebook – que mencionei nesse texto. Antes de 2016 acabar, já pode adiantar horas de trabalho em planejamento de conteúdo, criando um calendário de mídias sociais para 2017. Confira o passo a passo abaixo e faça o seu!
Crie uma nova planilha no Excel ou Planilhas do Google
O primeiro passo para a criação do calendário é abrir uma nova planilha no Excel, Google Planilhas ou o editor de planilhas de sua preferência. Para fins de exemplo, nosso calendário está sendo criado no Google Planilhas, mas não utiliza funções avançadas ou únicas a um editor em específico.
Montando o esqueleto
Primeiro, deve criar colunas com cada dia da semana – seja ela apenas a semana útil ou os sete dias, de acordo com sua estratégia.
Em seguida, crie linhas com uma semana do ano em cada, como pode ser visto no exemplo abaixo:
Se preparando para os feriados – mas não do jeito que está pensando!
O próximo passo é procurar um calendário com os principais feriados do ano, assim como os principais eventos de sua indústria para o ano de 2017.
Com os principais eventos encontrados, crie novas linhas abaixo da semana na qual eles estarão acontecendo. Dessa maneira, você já saberá o que está acontecendo naquela data e poderá planejar seu conteúdo de acordo.
Neste exemplo, inclui apenas os feriados e datas comemorativas que acontecerão durante o ano. Porém, é importante que também inclua outros tipos de comemoração. Uma fanpage de um escritório de advocacia pode incluir datas como o Dia da Justiça em seu calendário de mídias sociais, por exemplo.
Aproveite esses espaços para pensar também em coisas relacionadas, mas que não necessariamente sejam diretamente ligadas à sua área. Por exemplo, um blog sobre a vida como freelancer pode colocar em seu calendário o Dia do Designer Gráfico, comemorado no dia 5 de novembro no Brasil, já que muitos trabalharam nesse regime.
Planejando assuntos
Com o esqueleto, feriados e datas comemorativas prontos, chegou a hora de começar a planejar o conteúdo que será abordado em cada semana do ano. Vale levar em consideração o tipo de conteúdo que seus seguidores desejam ver, que tipo de serviços deseja promover e quais são as prioridades de seu negócio. Com isso em mente, crie uma lista de assuntos que pode abordar na fanpage.
Após criar a lista, chegou o momento de preencher as colunas do dia da semana. É necessário que coloque ao menos um assunto para cada dia da semana, mas o ideal é que coloque dois ou três temas por dia, no máximo. Tente equilibrá-los o máximo possível para que não fique apenas promovendo seu negócio ou apenas entretenha seus seguidores sem gerar conversões.
Planejando o conteúdo
Com os assuntos definidos, chegou a hora de planejar as pautas das postagens. Ferramentas como o Social Mention – uma das 31 ferramentas de marketing digital que recomendamos -, analisam a resposta de usuários em relação ao tema. Entre suas funções, ele informa palavras-chave relacionadas mais procuradas e a frequência de compartilhamento sobre o assunto, entre outras métricas.
Como falei anteriormente, é importante manter em mente que o conteúdo está sendo planejado para uma semana em específico, então é sempre bom tê-las em mente no planejamento de conteúdo. Por exemplo, não faz muito sentido falar sobre prevenção de doenças sazonais em um período que ela quase não aparece.
Anote as pautas planejadas nas linhas abaixo da semana, no mesmo local onde ficam os feriados. Sugiro que faça um tipo de separação para que não hajam confusões, como pode ser visto no exemplo abaixo:
Escolhendo o formato
Uma das vantagens das mídias sociais é que nem todos os posts precisam ser necessariamente um texto de blog. Vale inclusive lembrar que posts que contém apenas textos são os que menos geram alcance no Facebook, por exemplo. Por isso, após definir as pautas, chega a hora de pensar em qual formato o conteúdo será apresentado.
Será que a pauta em questão funciona melhor explicada em uma live, um vídeo gravado, um link para post no blog? Essa será as decisões que tomará nesse processo. Vale levar em consideração o tipo de publicação que mais gera engajamento entre os seguidores de sua página, além do equilíbrio entre tipos de posts.
Finalizando o calendário
Após definir as pautas e como serão os posts, chegou a hora de transferir estas descrições pelo calendário. Associe estas pautas aos assuntos marcados no dia da semana e as transfira para seus respectivos espaços. Após isso, seu calendário de social media para 2017 estará pronto!
Não é trabalhoso demais? (Link de download)
Definitivamente sim. Mas, ao estabelecer um calendário de social media para o próximo ano, é certo que economizará uma grande quantidade de horas pelo ano inteiro. Obviamente que essa agenda não deve ser levada como se estivesse sido escrita em pedra, já que é necessário se manter antenado ao que acontece no mundo e em sua área de atuação, para se adaptar de acordo.
Mas, da mesma maneira que o mundo muda constantemente, algumas datas e acontecimentos são recorrentes, como o aniversário de seu negócio e feriados mundiais como Páscoa, Natal e Ano Novo. Agora com vocês: preferem usar esse modelo de calendário e deixar apenas o trabalho “braçal” ou prefere usar um modelo que não exige tanto tempo de uma vez só, como agendamento por semana ou mês? Para criar seu próprio calendário, vá até o link abaixo e faça o download gratuito!