Instagram 19/08/2019

Como criar um plano de conteúdo no Instagram para empresas

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Se pudesse resumir o sucesso nas mídias sociais em uma palavra, diria que é consistência. Não é a toa que manter seus perfis com conteúdo frequente e de qualidade é um dos maiores desafios de quem quer ser encontrado nas buscas do Instagram. Por isso, é essencial que se aprenda como criar um plano de conteúdo no Insta.

O que é um plano de conteúdo?

É o planejamento prévio do que você irá publicar nas mídias sociais.

Ou seja, é decidir quando seu perfil receberá novos conteúdos e qual assunto essa conta irá abordar. A partir daí, se passa para a criação do conteúdo e o agendamento dos posts em mídias sociais.

Mas como criar um plano de conteúdo no Instagram que traga resultados, ao mesmo tempo que é possível de ser executado?

Não basta colocar posts em uma planilha para criar um plano de conteúdo. É necessário saber quais recursos têm para produzir os diferentes tipos de post que o Instagram permite, a disciplina para seguir esse planejamento e as ferramentas para analisar métricas e gerar relatórios depois que um post é publicado.

Você pode trabalhar no setor de marketing de uma grande empresa, ser um pequeno empreendedor ou um freelancer que trabalha com gerenciamento de mídias sociais. Independente disso, aprender como criar um plano de conteúdo no Instagram para empresas é essencial para alavancar seus negócios e os de seus clientes.

Por isso, veja abaixo o passo a passo completo que montei ensinando como criar um plano de conteúdo no Instagram para empresas!

Entenda qual tipo de público receberá o conteúdo

Antes mesmo de montar o esqueleto do seu planejamento de conteúdo, é importante entender o público-alvo que receberá estes posts. Quais são seus interesses, hobbies, o que procuram sobre o seu tema e, principalmente, como consomem conteúdo.

No meu Instagram, por exemplo, atendo a pequenos empreendedores e profissionais de mídias sociais que procuram conteúdo mais aprofundado. Por isso, as legendas dos meus posts contam com bastante texto.

como criar plano conteudo instagram post

Essa estratégia dificilmente funcionaria em sites de ofertas, que foca em posts com o Instagram Shopping e legendas curtas direcionando o seguidor para a compra.

Crie o esqueleto do seu planejamento em uma planilha

O primeiro passo é a montagem do esqueleto de seu planejamento de conteúdo. Abra uma planilha e a divida em duas abas. A primeira é a própria agenda do ano corrente, que pode ser encontrado em qualquer aplicativo de calendário.

A segunda aba é uma lista, onde deixará anotada suas ideias de post. Dessa maneira, sempre que precisar criar e agendar novas publicações, pode consultar essas notas.

Coloque os feriados nacionais e regionais

Antes de começar a colocar ideias de post, o ideal é que já deixe marcado no calendário os feriados nacionais e regionais das empresas para quem trabalha. Um profissional freelancer, por exemplo, pode trabalhar para empresas de três Estados diferentes.

Assim, ele deve marcar os feriados regionais desses Estados, sempre deixando uma nota dizendo de qual região é o feriado.

Mas não pense que está marcando feriados apenas para programar seus dias de folga.

O propósito aqui é criar posts temáticos ou divulgar ofertas especiais. Se cuida do perfil de uma loja virtual de doces e chocolates, certamente terá de criar posts temáticos na chegada da Páscoa, por exemplo.

calendario de publicacoes

Marque também as datas comemorativas

Com mais potencial que os feriados estão as datas comemorativas. Esses dias ainda são úteis, mas podem implicar em troca de presentes ou qualquer outro tipo de compras.

A própria Black Friday é um excelente exemplo disso. Outro exemplo é o Dia dos Namorados, um dia bastante movimentado para floriculturas, lojas de vinhos e restaurantes, entre outros.

Dica: fazer sorteios no Instagram pode ser uma excelente maneira de ganhar seguidores nestas datas comemorativas! Conheça alguns aplicativos que podem te ajudar acessando o artigo.

Selecione formatos de posts e programe-os no calendário

Chegou a hora de preencher o calendário! Dificilmente terá tantas ideias de posts no início, mas você pode selecionar alguns temas para facilitar no planejamento.

Esses temas servem para adiantar como será o formato da publicação. Por exemplo, você pode marcar as sextas-feiras como o dia de post nos bastidores, mostrando a parte interna do seu negócio. Ou o clássico TBT às quintas, que nunca sai de moda.

Veja mais alguns formatos que funcionam no Instagram:

Dica: quer saber como encontrar conteúdo que vale ser compartilhado em seu perfil? Então conheça essas ferramentas para fazer curadoria de conteúdo no Instagram, mas lembre-se de pedir autorização ao dono do post!

Defina quando irá criar o conteúdo

Até a dica passada, ensinei os passos básicos de como criar um plano de conteúdo no Instagram para empresas. Mas apenas o plano não será suficiente. Você também precisa se programar para criar o conteúdo.

Pode fazer isso de duas maneiras. A primeira delas é agendando um dia ou horário para criar todo o conteúdo de uma vez só. Já a segunda exige dedicação diária, que é criar e agendar os posts aos poucos.

como criar plano conteudo instagram foco

Algumas vezes é impossível criar o conteúdo todo de uma vez só. Porém, é o formato mais vantajoso. Dessa maneira, você pode fazer quaisquer edições ou acertos até a data de publicação.

Embora criar apenas uma publicação dure menos, é necessário ter mais disciplina para não deixar de postar em um dia que estiver mais ocupado.

Programe os posts para os dias marcados!

O último passo desse tutorial de como criar um plano de conteúdo no Instagram para empresas: programar as publicações!

Recentemente, o Insta disponibilizou uma ferramenta nativa (e grátis!) para agendar posts, adicionando às diversas formas de programar posts no Instagram.

Com o conteúdo em mãos, basta agendar os posts que criou para os dias marcados no calendário, ficando atento aos melhores horários para postar.

A partir daí, basta manter a rotina de anotar as ideias de posts, marcar os temas e formatos que irá trabalhar nos próximos dias, ficando atento aos feriados e datas comemorativas que podem surgir, repetindo o ciclo.

Além dos posts orgânicos, é essencial que aprenda sobre os anúncios de Instagram. Esse ano, o engajamento apresentou uma queda de 18%, um movimento natural em todas as mídias sociais.

Por isso, a cada dia que passa mais urgente é a necessidade de aprender sobre os anúncios.

Se ainda não sabe como começar a anunciar no Insta e quer aumentar suas vendas, clique agora no link e conheça o Gerador de Vendas!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link