Ferramentas 14/07/2020

Como criar logo sem ser designer [Passo a passo]

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Uma das principais dificuldades de quem deseja começar um negócio online é usar as ferramentas.

Como criar logo se não tenho ideia de como usa o Photoshop? Como criar conteúdo para redes sociais se não sou criativo? Como criar anúncios e atrair clientes?

São alguns questionamentos comuns de quem está migrando de um negócio físico para um digital. Uma das primeiras barreiras, a criação de logo e identidade visual costumam tirar o sono de quem não aprendeu design.

Por outro lado, existem diversas ferramentas que tornaram essa tarefa mais fácil. A seguir, vou mostrar a importância de criar uma logo, o que você deve fazer caso não seja um profissional de mídias sociais ou design e esteja com dificuldades e o passo a passo de uma ferramenta que permite criar logo automaticamente.

Confira!

Por que você deve criar logo?

A logo é essencial para qualquer negócio que vá abrir, seja no ambiente físico ou online. Ela é quem ficará estampada na foto da biografia do Instagram da sua marca, aparecerá no seu site e em qualquer lugar onde ela pode ser inserida.

Afinal, o objetivo em ter uma identidade visual é de fazer com que sua empresa fique gravada na mente de seus clientes e seguidores. A logo é uma parte crucial desse objetivo.

Ainda assim, não adianta apenas fazer um desenho amador e considerar isso como uma logo ou como a sua identidade visual. Ao mesmo tempo, nem todo negócio online que está começando tem condições de contratar um designer.

Mas existem ferramentas intermediárias, que te permite criar logos profissionais, mas sem ter de pagar o alto custo de um designer.

O que fazer caso não seja designer?

Não faltam ferramentas de marketing que te permitem criar logo, como mencionei acima. Muitas delas funcionam no esquema “arrasta e solta” de elementos, realmente facilitando o trabalho de quem não pode pagar um profissional especializado.

Por outro lado, algumas vezes até mesmo usar estas ferramentas pode ser difícil. Como uma tarefa criativa, muitos ainda tem dificuldades em trazer o que há em suas mentes para a tela do computador ou smartphone.

Nesse caso, o indicado é usar uma ferramenta para criar logo automático. Nesse tipo de plataforma, você precisa apenas inserir algumas informações sobre o seu negócio, qual o tipo de logo que pretende criar e indicar alguns estilos que te agradam.

Quer saber como criar logo automático em uma dessas plataformas? Então veja o passo a passo abaixo!

Como criar logo automático?

Para esse guia, vamos usar uma ferramenta chamada Tailor Brands, focado em auxiliar negócios a criar elementos de identidade visual automaticamente.

O primeiro passo é acessar o link, colocar o nome da sua marca e clicar em Design!

coloque o nome do seu negócio

Depois, informe qual o perfil do seu negócio – se é de educação, influenciador, venda de produtos ou prestação de serviços, entre outros.

qual o perfil do seu negócio

Indique se você presta seu serviço fisicamente, digitalmente ou em ambos. Agora, diga em qual indústria você trabalha e coloque uma breve descrição do seu negócio.

escreva uma descrição para criar logo

Selecione qual tipo de logo você prefere: uma imagem ou ícone, baseado no seu nome ou feito em base nas suas iniciais.

escolha o tipo de logo

Em seguida, escolha três tipos de estilo que te agrade.

escolha três tipos de fonte para criar logo

Você será levado para uma tela de seleção, com diversas opções de logo que pode usar. Ao selecionar uma, você pode clicar em Personalizar para incluir algumas personalizações. Ao terminar, basta clicar em “Adorei!

escolha qual logo criada quer usar

Por fim, você poderá fazer o download da sua logo em diversos formatos.

escolha o formato ao terminar de criar logo

Como pôde ver no passo a passo acima, a ferramenta é capaz de gerar uma logo para você e aplicar algumas personalizações de maneira simples e rápida.

Vale mencionar que, embora nada substitua o trabalho de um designer profissional, usar ferramentas como a mostrada acima é essencial para quem está a dar os primeiros passos em direção a um negócio próprio na internet.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.