Marketing Digital 07/05/2012

Como construir uma rede de contatos eficaz no seu trabalho

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O seu trabalho de freelancer vive muito das relações. São elas que o vão ajudar a ter mais contatos, a entrar em projetos ou a abrir janelas para outras oportunidades. Por esses motivos e mais alguns, é importante que você comece desde o primeiro dia a tentar construir uma rede de contatos interessante. Para conseguir fazê-lo, terá que investir muito tempo do seu dia-a-dia. Muitos profissionais desprezam a importância da rede de contatos porque ela ocupa vários minutos do dia e não é quantificável.

Podemos finalizar dois sites de um cliente e temos noção que aquelas horas foram bem aproveitadas, apenas pelo fato de poderem ser contabilizados. No entanto, expandir a sua rede de contatos não está relacionado com números, pelo menos a curto prazo. Aumentar o seu networking é sinónimo de novas oportunidades no futuro. Só que isso não tem retorno no momento, motivo pelo qual muitos profissionais acabam deixando essa prática de parte.

COMO COMEÇAR

A rede de contatos é algo muito vago: são as pessoas que você contata apenas de um modo profissional, são os seus amigos ou mesmo a sua própria família. No fundo, é a ligação que você tem com as pessoas e a modo como você é visto. Se eu neste exato momento lhe pedisse para descrever como é o seu amigo X, você me saberia dizer se ele é simpático, bem humorado ou se é atencioso. Por outro lado, se eu questionar o que você acha do Gary Vaynerchuk, você diria que ele é enérgico e é apaixonado pelo que faz.

A primeira lição que pretendo ensinar com este artigo é que as pessoas vão “analisá-lo” pelos seus gestos e isso terá influência na sua rede de contatos. Se eu estiver sempre partilhado no meu Facebook fotos em bares e só falar em saídas à noite, as pessoas ficam com a ideia de que sou uma pessoa boêmia e que adoro uma boa noite com os amigos. Por outro lado, se eu  estiver sempre partilhando conteúdo sobre como melhorar a produtividade, por exemplo, as pessoas que me têm como amigo terão a percepção de que sou um aficionado pelo tema.

Mas será que o segundo exemplo é melhor do que o primeiro? Depende. Se o meu objetivo com o Facebook é apenas mostrar aos amigos o que estou fazendo e não interferir na minha vida profissional, talvez não haja qualquer problema em estar sempre partilhando fotografias das minhas saídas para a balada. Contudo, se eu quero ser reconhecido como um especialista na área da produtividade e fico mostrando para todo mundo como sou bom bebendo cerveja, nesse caso posso dizer que existe um contra senso. Portanto, o primeiro passo para ter uma boa rede de contatos é transmitir uma imagem que vá de encontro aos seus objetivos.

contatos

TENHA ALGO PARA OFERECER

Depois de cuidar da sua imagem e adequá-la ao seu ramo de negócios, é importante que você tenha algo para oferecer às pessoas que vai contatar. Sempre que tento entrar em contato com alguém para trocar as primeiras ideias, digo que sou “Luciano Larrossa, editor da Escola Freelancer”. Desta forma, estou levando essa mesma pessoa a, pelo menos, verificar o meu trabalho. Se gostar daquilo que escrevo, mais facilmente irá responder à minha solicitação.

Enquanto freelancer, diga que é o diretor da empresa “X” ou que já fez trabalhos para esta ou aquela empresa. No fundo, dê referências para além do seu nome. Daí, ser tão importante você criar uma marca em redor do seu negócio. No artigo onde eu questionei se você já pensou porque não consegue trabalho enquanto freelancer, falei da importância em criar uma marca para que aumenta as suas chances de ser contratado.

ELIMINE O MEDO

Quando falo com as pessoas relativamente a este tema, muitas respondem: “eu tenho vergonha”. É compreensível que não se sinta à vontade falar com uma pessoa desconhecida assim do nada. No entanto, se você pretende fazer crescer a sua rede de contatos rapidamente, é essencial que comece falando com as pessoas da sua área, mesmo que nunca tenha tido qualquer contato. Por vezes, um simples comentário no Facebook pode ser o primeiro passo para que depois consiga falar sobre outros assuntos. Adicione-os como amigos na rede social ou envie um email dando os parabéns pelo trabalho. O importante aqui é dar o primeiro passo.

Isto não é garantia que a partir daí passem a ser os melhores amigos. Contudo, das cinquenta pessoas que existem na sua área, dez delas prestarem atenção ao que você disse já será bom. Criar oportunidades com apenas algumas é melhor do que não criar alguma oportunidade. Depois de fazer o primeiro contato e receber um feedback positivo, continue falando com elas. Conhecer apenas não é o suficiente. Você precisa de reforçar esse primeiro contato, de forma a criar uma relação mais íntima.

QUEM É VOCÊ?

Se eu lhe dissesse para me responder em trinta segundos quem você é, conseguiria fazê-lo? Para conseguir que as pessoas prestem atenção a si, você precisa de saber dizer quem é. Tenha isso visível no primeiro contato (se for algo mais pessoal) ou nas suas contas das redes sociais. Estas informações são o primeiro cartão de visita. Apesar de eu pensar que somos mais do que isso, ao início associamos sempre uma pessoa àquilo que ela faz, ao seu trabalho. Mas você precisa de tornar isso visível desde o início. A não ser que você seja o Steve Jobs ou o Bill Gates, existem poucas probabilidades das pessoas que você contatar saibam quem você é.

A reter: A reputação é algo muito importante na sua rede de contatos. Geralmente, você é rotulado consoante o que partilha.

ESCUTE MAIS DO QUE FALA

Um dos segredos para ser mais facilmente aceite pelas pessoas é escutar muito mais do que falar. Se você trabalha como web designer e vai falar com um profissional conceituado na área, tem de estar preparado para escutar tudo o que ele diz e prestar atenção aos conselhos dele. Esse princípio é aplicável a qualquer negócio e ao longo dos anos tem me ajudado a conseguir contatos importantes. Por mais que você perceba ou pensa que percebe sobre uma área, dê oportunidades aos outros para exporem os seus pontos de vista. Com o passar do tempo, garanto-lhe que terá o seu espaço para demonstrar aquilo que pensa. Até lá, escute muito e fale pouco.

AS REDES SOCIAIS SÃO DETERMINANTES

A forma mais fácil e rápida de criar uma rede de contatos é através das redes sociais, especialmente através do Facebook. O primeiro ponto que deve ter cuidado é com a sua apresentação. Há muito que este gênero de sites deixaram de servir para a partilha do seu estado emocional ou para enviar indiretas a alguém. Infelizmente, no Brasil e em Portugal ainda temos muito esse hábito, o que acaba prejudicando a nossa imagem profissional.

O Facebook é um local onde a nossa vida privada está exposta a todos e existem fatos da sua vida que, a meu ver, deve guardar para si. Se quiser ser um freelancer de sucesso, é importante que saiba manter uma imagem profissional e que partilhe apenas informação útil para as outras pessoas. Além disso, com a nova Timeline para o Facebook ficou mais fácil a separação dos seus amigos reais daqueles que apenas o conhecem virtualmente. Há pouco tempo, comecei a aceitar apenas aquelas pessoas que realmente conheço, deixando que as restantes fiquem como seguidores. Depois, escolho se pretendo partilhar para os amigos ou para o público em geral. É simples e é uma forma de defender a sua imagem profissional caso pretenda partilhar algo mais pessoal. Lembre-se: são as pessoas que criam oportunidades e não as empresas.

TRABALHE OFFLINE

Não é apenas da internet que vive a sua rede de contatos. Como freela, também é importante que trabalhe de um modo offiline: vá a conferências, dê palestras ou ajude outras pessoas de um modo voluntário. Falar em público é uma excelente forma de estabelecer novos contatos, pois você fala sobre um tema e algumas pessoas acabam ficando fãs do seu trabalho. Mas para que essas oportunidades sejam eficazes, tenha sempre um cartão de visita ou uma forma de ser lembrado mais tarde. Ainda hoje, surgem oportunidades devido a palestras que dei há um ano.

COMO VOCÊ TRABALHA SUA REDE DE CONTATOS?

Você já se questionou o porquê de os pássaros muitas vezes voarem em grupo? Isto acontece porque o pássaro que vem atrás aproveita o vacuo deixado pelo da frente, voando com menos esforço. O mesmo acontecem com uma rede de contatos bem estruturada. Com ela, o seu negócio irá crescer de forma mais rápida. Todas pessoas que se relacionarem consigo, serão uma excelente ajuda para alavancar o seu trabalho. Você até pode começar um negócio próprio sozinho, mas em pouco irá necessitar da ajuda de outras pessoas. Como diz o conceituado autor Stephen Covey: “Com as pessoas, o rápido é lento e o lento é rápido”.

E você, preocupa-se com a sua rede de contatos? Quais têm sido as suas técnicas utilizadas?

Abraço e até já

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

close-link