Produtividade 25/01/2013

Como começar o seu dia com o máximo de foco

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O começo do dia é fundamental para qualquer pessoa que tenha de organizar e priorizar o seu próprio horário. Se começar com uma ou duas horas de atraso daquilo que foi planejado, o dia começará a ser um stress e todas as tarefas são realizadas com demasiada pressa. Todos os dias é um novo começo e uma nova oportunidade para mudar a sua vida e por isso as primeiras horas devem ser encaradas com a maior seriedade possível. O problema é que muitos profissionais acabam deixando essas primeiras horas “de lado”. Saem da cama um pouco mais tarde, demoram mais alguns minutos no café ou têm maus hábitos nas primeiras horas de trabalho.

Começar o dia com a máximo organização, produtividade e motivação é um comportamento comum em todas as pessoas de sucesso. Todas elas começam o seu dia de trabalho com a maior alegria. Recentemente, o LinkedIn fez um questionário a alguns empresários e tentou saber qual era o seu hábito mais comum quando começam o dia. Muitos deles responderam que começavam o trabalho abrindo o email (mais de 30%). Em segundo lugar vinha o…Facebook. Mas serão estes bons hábitos para começar o dia com o foco ao máximo? É isso que vamos analisar nas linhas seguintes.

Conselho: Se você está com dificuldades em adquirir hábitos que o ajudem a manter o foco e não sabe o que fazer, deixe um comentário no final artigo que o ajudarei a melhorar drasticamente as primeiras horas do seu dia.

VIVER CADA DIA COMO SE FOSSE O ÚLTIMO?

Quem acompanha os textos no blog sabe que eu não dispenso o planejamento semanal/diário. Para mim ele é fundamental e é um excelente guia das minhas horas, ajudando a que não me esqueça de nada. No entanto, este guia faz apenas parte de um processo micro, pois o macro está nos meus objetivos definidos para a minha vida e no final de cada ano.

Dica: Se quiser saber como definir os objetivos, aconselho que leia este artigo sobre as metas de final do ano.

E é na junção destas duas partes que está um dos segredos para começar o dia com o máximo foco. Tendo em conta os planos macro (os de final de ano ou de vida), você trabalhará com as suas metas micro (a organização semanal/diária). Só assim é possível começar o dia com o máximo de foco naquilo que você tem para fazer. Ainda não entendeu? Então vamos dar um exemplo para que seja mais fácil a sua percepção. Imagine que você pretende escrever um livro sobre jornalismo freelancer. Esse é o seu objetivo no final deste ano. Então, terá de dividir essa meta em várias etapas: organizar o livro, falar com especialistas, procurar uma editora, etc. E a todas essas metas você dá um período de tempo para serem concluídas. Dividindo tudo isso no seu calendário anual, a sua motivação diária irá aumentar, pois você sabe que as próximas 24 horas são fundamentais para ficar um pouco mais perto da sua meta final.

como ficar focado na tarefa

Tendo em conta tudo isto, será bom viver cada como se fosse o último? Eu considero que sim, desde que você tenha como meta final que seja algo maior do que apenas viver as próximas 24 horas.

ALGUNS HÁBITOS PARA COMEÇAR O DIA FOCADO

Tal como em tudo na vida, para conseguir bons resultados é necessário encontrar um método, uma forma de chegar ao seu objetivo. Se uma das suas metas é começar o dia produtivo, você necessita de criar hábitos que permitam você conseguir fazê-lo. Há algumas semanas Richard Branson publicou na sua conta pessoal do LinkedIn que vai estar durante algum tempo a reunir-se com outros empresários de sucesso durante o café da manhã, para debaterem sobre ideias de negócio inovadoras. Já imaginou o que é começar, todas as manhãs, falando com outras pessoas interessante e motivadas, debatendo assuntos que podem realmente mudar o mundo? O seu dia não começaria de forma diferente?

Mas se você não tem esta oportunidade, o melhor mesmo é encontrar outro método que o faça começar com a máxima energia. Uma corrida, um passei pela praia ou um café da manhã com a sua esposa. Você só precisa de responder à pergunta: o que deixaria mais motivado no início do seu dia? Só começando com algo que o deixa muito feliz você conseguirá iniciar as próximas horas de trabalho focado e com vontade de fazer a diferença.

Voltando agora à questão que falamos logo no início desse artigo, se seria benéfico começar o dia abrindo o email ou o Facebook, considero que a primeira opção é aceitável a segunda nem tanto. Vamos por partes. O email é algo essencial no seu trabalho e é compreensível que sinta necessidade de abri-lo logo quando começa o dia. Afinal, as suas próximas horas podem mudar por causa de um email. Já o hábito de abrir o Facebook é algo péssimo e que deve ser rapidamente alterado. É muito fácil perder vários minutos verificando esta rede social ao início do dia. Além disso, ele não contribuiu em nada para a realização dos seus objetivos micro e macro.

HORA DE COMEÇAR!

Agora que já entendeu o que deve e não deve fazer logo nas primeiras horas, chegou a hora de falar um pouco sobre como deve ser preparado o seu dia. Em primeiro lugar, compreenda que esse mesmo dia é começado na noite anterior, verificando as tarefas que tem para hoje e descansando as horas necessárias (isso faz toda a diferença!). Enquanto profissional, compreenda que existam dias em que dorme apenas cinco ou seis horas, mas faça de tudo para conseguir descansar várias horas. O foco e a capacidade de raciocínio são completamente diferentes.

Ultimamente a sociedade tem chamado de heróis aquelas pessoas que dormem duas ou três horas e estão prontas para trabalhar. Como é óbvio, cada um tem o seu ritmo e acredito que existam profissionais que conseguem aguentar essa carga de trabalho. No entanto, sei que mais de 90% das pessoas que estiverem lendo este artigo precisam de dormir, pelo menos, sete horas por noite. O tenista Roger Federer representa o outro lado desta situação, pois ele afirma que todos os dias dorme entre 10 e 12 horas. Não é a acaso que a sua carreira continua tendo sucesso depois dos 30 anos.

Depois, vem o momento de começar a trabalhar. E aí chega a pergunta: que tarefas vou fazer primeiro? Aí mais uma vez entra a sua escolha pessoal. Se você está constantemente com dúvidas sobre este tema, aconselho que leia este nosso artigo sobre como saber se uma tarefa é mais importante do que outra. Sem dúvida alguma, que as que têm um período de tempo para serem realizadas devem ser feitas em primeiro lugar, deixando as outras para o resto do dia. O segundo ponto que aconselho que analise é se essa mesma tarefa contribui para o seu objetivo macro ou se é apenas uma urgência do dia-a-dia.

Outra dúvida é também muito comum neste momento: fazer primeiro as tarefas mais fáceis ou as mais difíceis? Se você gostar de ver as suas tarefas sendo riscadas da agenda, opte pela primeira. Se quiser eliminar primeiro as tarefas mais importantes, comece pela segunda!

ANALISE CONSTANTEMENTE

Há alguns meses, li uma entrevista com os empregados do Facebook na qual eles diziam que eram avaliadas semanalmente, que tinha objetivos e que essas metas eram supervisionadas. Eu achei isso fantástico e comecei também a avaliar-me semanalmente, a avaliar se fui de encontro aos meus objetivos, se tenho sido disciplinado, etc. E os resultados têm sido surpreendentes! Mas o que tem isto a ver com o foco no início do dia? O motivo é muito simples: se você analisar constantemente a sua performance, irá ser mais exigente consigo mesmo e verá o quão boa ou má está a ser a sua performance.

O ACORDAR

Para começar o dia com foco é necessário acordar com algum tempo de antecedência antes do seu trabalho começar. Ir para a frente do computador com os olhos meio fechados e com o corpo pedindo para regressar para a cama não é uma boa forma de começar o seu dia. Mas sem chefe e sem horário, eu percebo que seja difícil ganhar disciplina pessoal para acordar cedo ou pelo menos na hora que você definiu, seja ela qual for. Por isso, vou partilhar consigo algumas dicas fundamentais na hora de acordar:

  • Prepare uma resposta às desculpas: É muito fácil dizer que está muito frio ou que o corpo não descansou o suficiente, ficando mais alguns minutos na cama. Só que vão ser esses mesmos minutos que vão atrasar o resto do seu dia. A melhor forma de contornar essa situação é conseguindo uma resposta para todas essas perguntas. Eu, por exemplo, optei por responder a mim mesmo que “é muito fácil encontrar uma desculpa e as pessoas bem sucedidas não fazem isso, por isso está na hora de me levantar”.  É impressionante como perecemos ter duas personalidades, uma que coloca a hora do despertador e a outra que acorda, mas a verdade é que é necessário saber contornar essa situação.
  • Pule da cama ao primeiro toque do despertador: Outra hábito que é muito fácil de ser adquirido é o de ficar sempre adiando o despertador. Saia da cama ao primeiro toque e não podem existir desculpas!
  • Escolha a recompensa que vai dar a si mesmo: Agora que você fez esse sacrifício herculiano de levantar na hora programada, chegou o momento de dar uma recompensa a si mesmo! Vá tomar um café da manhã reforçado ou faça uma corrida matinal para acordar mais bem disposto.

PRONTO PARA ESTAR MAIS FOCADO NO INÍCIO DO SEU DIA?

Pensou que era muito complicado acordar mais focado no seu trabalho? Na verdade é muito fácil, desde que você tenha metas a longo prazo, que planeje o seu dia e que crie hábitos sustentáveis de começo do dia. Você só precisa de um pouco de persistência para perceber que esses hábitos valem a pena e que eles realmente podem mudar a sua vida.

Se você está com dificuldades em ficar focado logo pela manhã ou se você superou essa dificuldades, explique a sua situação que terei todo o prazer em ajudá-lo.

Abraço e bom final de semana!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

ebook para criar imagens de anúncios online
close-link