Produtividade 21/12/2011

Como aumentei quase 20 pontos no meu Klout Score em menos de um mês

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

As redes sociais são algo cada vez mais importante no trabalho de freelancer. Permite divulgar o que estes profissionais fazem de um modo mais rápido, poupando centenas de reais. É um trabalho praticamente gratuito, que requer apenas alguns minutos por dia. Mas tal como qualquer tarefa no dia-a-dia de um profissional, necessita de ser realizado de um modo eficaz, para que o tempo investido seja bem utilizado. Há algum tempo, dei a conhecer o Klout a todos os leitores do blog. Na altura, pareceu-me uma ferramenta bastante eficaz, mas que nos últimos meses tem sido cada vez mais comentada, levando a um aumento da sua utilização.

Recentemente, o MestreCast falou um pouco desta ferramenta, dando a conhecer a melhor forma de a utilizar e todos os cuidados que deve ter quando o assunto é aumentar o seu Klout Score. Por isso, aconselho escute um pouco deste podcast, através deste link. Mas conseguir uma subida repentina de valores no Klout não é algo fácil. Até porque o site não é muito intuitivo, levando a que os utilizadores mais céticos possam rejeitar a sua utilização à primeira tentativa.

Pequena introdução ao Klout

Apesar de já ter falado anteriormente sobre o Klout, vou dar a conhecer um pouco sobre esta ferramenta para quem nunca ouviu falar sobre ela. Este site permite-lhe medir como está a sua influência nas redes sociais, quem são os seus melhores amigos nestas redes ou como têm crescido as suas contas no Twitter, Facebook, Google Plus, LinkedIn, entre outros. Esta é uma excelente forma de medir o seu ROI (Return on investment). Este conceito foge um pouco à ideia anterior em que as redes sociais eram medidas apenas pelo número de fãs ou seguidores. Afinal de contas, de que serve ter tanta gente a, supostamente, acompanhar o seu trabalho se no final não interagem nem geram visitas para o seu blog?

Deste modo, páginas que tenham “comprado” fãs através de softwares, dificilmente verão o seu Klout Score crescer, visto que mais dificilmente terão comentários ou likes. Essa interação é muito relevante para este site, pois é nela que se baseia a maioria da pontuação dada pelo seu algoritmo.

O Klout é confiável?

É claro que existe muita discussão relativamente a esta ferramenta. Como o Klout funciona através de algoritmos, acredita-se que muitas pessoas possam estar influenciando os valores, tornando-se relevantes em áreas que efetivamente não o são. Mas o próprio Klout Score comete erros. Recentemente, fui indicado como influente no tema Jack Dorsey (o fundador do Twitter), quando na verdade tenho apenas um artigo sobre esse tema e raramente o retweeto ou partilho no Facebook. Estas falhas, levaram até o conceituado Rohn Jay Miller a aconselhar que todos apaguem as suas contas nesta site, explicando que o Klout está a tentar encontrar pessoas influentes para as marcas divulgarem os seus produtos e que não está preocupada com os benefícios que o site possa ter para as pessoas.

Polêmicas à parte, a verdade é que o Klout não será a solução definitiva para você conseguir medir o seu ROI. Tal como qualquer ferramenta recente, tem os seus erros, tal como indicá-lo para assuntos que não é influente. Mas a verdade é que acerta na maioria. Esta não é a ferramenta perfeita, mas é a que temos. Por isso aconselho a sua utilização, para que consiga ter uma ideia geral se o que você está fazendo nas redes sociais é correto ou não.

Como aumentar seu Klout Score


Depois desta pequena introdução pelo Klout, vou explicar-lhe como tenho conseguido aumentar os meus valores neste site, subindo cerca de 20 pontos em menos de um mês (de 22 de Novembro até 20 de Dezembro), passando de um Klout Score de 44 para um de 61.45, como mostra a imagem acima.

Partilha constantemente

Apesar de o Klout ter em conta o número de pessoas que o seguem, ele tem muito mais em consideração a sua interação. O ranking é atualizado diariamente, pelo que o fato de você ficar algum dia sem publicar nas suas páginas ou twittar algo, faz com que perca automaticamente pontos. Para isso aconselho que utilize o Timely ou o PostCron. Isto serve para você manter-se ativo durante períodos em que esteja ausente do computador, fazendo o trabalho por si.

Partilhe qualidade ao invés de quantidade

Ao ter em consideração a interação dos seus leitores, o Klout faz sempre um rácio entre o que você partilha e a resposta que lhe dão. Ou seja, se você está sempre twittando e ninguém faz retweet do que você escreve, significa que o que você faz não tem qualidade, pelo que o seu Klout Score irá manter-se baixo. O que vale mais a pena, ter 10 postagens e dez comentários no total ou três postagens com dez comentários cada uma?

Partilhar conteúdo de qualidade é algo que demora. Você precisa de pesquisar por informação, analisá-la e só depois repassar para os seus leitores. Por isso, dê maior importância à qualidade do que à quantidade do que você partilha.

Utilize apenas as redes em que participa

Recentemente, o Klout inseriu novas redes sociais, como o Google Plus ou o FourSquare. Mas quando isto aconteceu, reparei que o meu Klout Score tinha diminuído, apesar de ter aumentado o número de redes sociais. O problema foi que o Klout têm em conta a sua participação em todos estes sites. Ou seja, se eu sou muito ativo no Facebook e utilizo pouco o Google Plus, a rede social do Google estará prejudicando a minha média. Por isso, retire todos os sites em que utiliza pouco, de modo a fazer a sua média subir.

Agradeça os +K

Há pouco tempo, o Klout introduziu a opção dos +K. Isto não é mais do que a possibilidade de você fazer uma oferta a quem você considerar influente numa certa área. Por exemplo, a BlogosferaBrasil deu-nos um +K para freelancing, tornando-nos mais influentes nesta área. Depois disso, agradecemos a oferta. Esta atitude aumenta a sua interação com os outros blogueiros, tornando mais provável que outras pessoas também lhe deem um K+.

Dê +K

Todos os dias, o Klout oferece-lhe um +K, para que você possa indicar a outras pessoas com quem interaja. Se você quiser receber +K, também convém que o ofereça a outras pessoas. Contudo, tenha em atenção a uma coisa: quando você oferece um +K a alguém sobre uma matéria, apenas poderá oferecer outro sobre esse mesmo tema sete dias depois. Esta medida impede que você esteja sempre indicando as mesmas pessoas para a mesma matéria.

Faça uma campanha paga no Facebook

Outra das coisas que me ajudou a aumentar o Klout Score foi o fato de ter  feito uma campanha de angariação de fãs no Facebook. Pode pensar que é dinheiro desperdiçado, mais digo-lhe uma coisa: foi das melhores coisas que poderia ter feito. Em cerca de dez dias, a Escola Freelancer angariou mais de 1500 fãs, ajudando a alcançar os 4 mil antes do final do ano. E o mais positivo em tudo isto é que o fato de ter mais fãs, faz com que consiga ainda mais seguidores, tornando-se numa estratégia “win win”.

Tem conseguido melhorar seu Klout Score?

O Klout é uma excelente forma de medir, de forma fidedigna, a sua performance nas redes sociais. Mas para conseguir chegar a valores elevados terá sempre que realizar algum trabalho. Não apenas no dia-a-dia, mas também de forma a partilhar assuntos interessantes mesmo em dias que não esteja à frente do computador.

No fundo, o Klout é um site fora das redes sociais que o ajuda a gerir as próprias redes sociais. Por isso, a interação é algo determinante e é um fator que este site tem dado cada vez mais importância com a introdução dos +K.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link