Instagram 10/03/2020

Como o algoritmo do Instagram funciona em 2020

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Entender o algoritmo do Instagram parece um filme misterioso cheio de detetives para muitos. Por isso, não faltam mitos e suposições sobre como ele atua.

Atire a primeira pedra quem nunca perguntou coisas como “vídeos são melhores que fotos?, “devo ou não usar as hashtags do Instagram?” ou até perguntando diretamente como melhorar o alcance dos posts.

Talvez seja por perguntarmos diversas vezes que o Instagram resolveu desbancar alguns desses mitos e demonstrar como seu próprio algoritmo funciona.

Antes de começarmos a desbancar esses mitos, você precisa conferir abaixo como realmente o algoritmo do Instagram funciona e quais são os fatores que ele considera na hora de colocar posts no seu feed e no de seus seguidores no Instagram.

Veja abaixo e comece a anotar o que precisará prestar atenção para usar o algoritmo do Instagram ao seu favor!

Quais fatores influenciam o algoritmo do Instagram?

O Instagram revelou que seis fatores chave influenciam seu algoritmo. Conheça-os a seguir.

  • Interesses;
  • Relações;
  • Temporalidade;
  • Frequência de acesso ao app;
  • Quem você segue;
  • Tempo de uso do app.

Alguns fatores são auto explicativos. Outros, no entanto, podem indicar algo diferente do que parece à primeira vista.

Nos próximos parágrafos, vou explicar como cada um influencia o algoritmo do Instagram e a escolha das publicações que irão aparecer no feed dos usuários da rede social.

1. Interesses

O primeiro fator que o algoritmo do Instagram usa para mostrar posts no seu feed e Stories são suas próprias atividades e interesses.

Tudo o que você curte, comenta e salva no Instagram é considerado e a tendência é que posts desses mesmos assuntos apareçam com mais frequência.

algoritmo-instagram-interesses

2. Relações

O Instagram também prioriza posts de pessoas próximas a você. Posts de familiares, amigos e influenciadores que costuma acompanhar têm mais chances de aparecer no seu feed do que daquele amigo distante que não compartilha dos mesmos interesses que você.

A plataforma também parametriza isso de acordo com as suas próprias interações. Usando tecnologia de machine learning, ele analisará como você interage e determinará quais são os usuários com quem você tem mais proximidade.

Essas são algumas das ações que podem fazer com que o Instagram entenda quais são os usuários mais importantes para você:

Dica: postar consistentemente é uma das melhores maneiras para criar essa conexão e manter uma relação com os seus seguidores.

Quanto mais consistente for, maiores são suas chances de aumentar engajamento e suas chances de aparecer no feed do seu público.

3. Temporalidade

O engajamento é, de longe, o fator mais importante em qualquer coisa que faça no Instagram.

Mas ele não é o único.

A temporalidade dos seus posts também é considerada. O Instagram costuma favorecer posts mais recentes, mesmo que hoje isso já não seja um fator tão importante.

Por isso, é interessante estudar as métricas do Instagram para descobrir em quais dias e horas a maioria dos seus seguidores está ativa na plataforma.

Ao descobrir o melhor horário para postar no Instagram, poderá agendar seus posts de maneira a otimizar o alcance das suas publicações. É como se você estivesse hackeando o algoritmo do Instagram, mas sem quebrar nenhuma regra.

horario

4. Frequência de acesso ao app

Quanto mais vezes você abre o app ao longo do dia, maiores são as chances de receber posts atualizados.

O algoritmo do Instagram costuma mostrar publicações feitas no intervalo desde que abriu o Instagram pela última vez.

5. Quem você segue

Essa também é determinante para aumentar seu alcance nos posts. Quanto mais usuários você segue, mais difícil é que todos os posts de um em particular apareça no seu feed.

6. Tempo de uso do app

Além do número de vezes que abre o app do Instagram ao longo do dia, a quantidade de tempo que passa com ele aberto também é relevante.

Quanto mais tempo fica no Instagram, posts feitos há mais tempo aparecerão. Já quem acessa poucos minutos acaba vendo apenas os principais acontecimentos do dia.

Desbancando 5 principais mitos do algoritmo do Instagram

No início desse artigo, mencionei que as revelações do Insta sobre o seu algoritmo ajudaram a quebrar alguns mitos relacionados a plataforma. Enquanto alguns são reais, outros não passaram de suposições sem fundamento.

Justamente para evitar uma má interpretação desses mitos e acabar se orientando por uma regra que não existe, o Instagram desbancou essas suposições sobre o seu algoritmo.

Fique comigo por mais alguns minutos e veja abaixo quais são esses mitos!

1. Vídeos ranqueiam melhor que fotos: falso!

Enquanto vídeos ranqueiam melhor que fotos no Facebook, o mesmo não acontece no feed do Instagram. Nele, os vídeos são tratados da mesma maneira que fotos.

O que define se mais vídeos aparecerão ou não no seu feed é a maneira com que você interage. Se costuma passar bastante tempo assistindo a vídeos, curtindo e comentando, é provável que esse tipo de conteúdo apareça com mais frequência.

Agora, se costuma passar e interagir mais com posts de fotos, esse será o conteúdo mais frequente no seu feed. Ou seja: você precisa estudar o seu público e como ele costuma consumir conteúdo antes de decidir se irá apostar mais nos vídeos ou nas imagens em suas ideias de post.

algoritmo-instagram-mitos

Não tão mito assim: o mesmo não acontece na aba Explorar. Nela, os vídeos do IGTV aparecem com 4x mais frequência do que posts com fotos ou vídeos exclusivos do feed.

2. Interações falsas não contam: verdade!

Esse é um dos poucos mitos verdadeiros sobre o algoritmo do Instagram.

O uso de bots ou participação em grupos de comentários podem oferecer benefícios em curto prazo, mas o algoritmo do Instagram usa machine learning para aprender os padrões.

Isso significa que, quando esses padrões são identificados, as interações falsas ou combinadas passam a não contar nas métricas de engajamento do seu perfil.

3. Comentários mais longos geram mais engajamento: falso!

Esse é um dos mitos mais falados sobre o Instagram. Até hoje muitos usuários da rede social acreditam que a plataforma conta apenas comentários com mais de três palavras.

Porém, isso não passa de mito. O Instagram considerar tanto posts apenas com emojis quanto comentários com diversos parágrafos.

Por outro lado, é interessante lembrar que comentários mais elaborados costumam gerar respostas. E a cada resposta, um aumento no seu engajamento.

4. Alguns tipos de conta são mais favorecidos que outros: falso!

Converter seu perfil pessoal para o de negócios ou para a de criador de conteúdo não fará com que perca alcance. Muito menos qualquer tipo de desfavorecimento no algoritmo do Instagram.

Na verdade, o algoritmo não faz essa distinção. Ele analise a maneira como os usuários interagem com o conteúdo publicado na plataforma, independente do status da sua biografia do Instagram.

5. Os primeiros 30 minutos são os mais importantes: falso!

Apesar da temporalidade ser um fator importante para o algoritmo do Instagram, isso não significa que os primeiros 30 minutos são fatídicos para definir a performance da sua publicação.

Ou seja, mais um mito que não é verdadeiro.

O importante aqui não é ficar analisando as métricas assim que publica um post. O que você deve fazer é analisar o comportamento do seu público para descobrir quando é a melhor hora para publicar.

Ou seja, você precisa saber quando seus seguidores costumam estar online e preparar seus posts para esses horários, como já mencionei nesse artigo.

Como o algoritmo do Instagram funciona no Stories?

O algoritmo no Stories do Instagram funciona de maneira mais simples do que no feed. Ainda assim, o foco continua na maneira como interage na rede social.

Os Stories que aparecem mais à esquerda no app são dos perfis que costuma interagir com mais frequência. Seja por visualizar os Stories, respondê-los ou enviando mensagens pelo Direct, por exemplo.

A temporalidade também é um fator importante no Stories. Por isso, também é de grande importância postar de maneira consistente nos seus Stories.

5 dicas para vencer o algoritmo do Instagram

Antes de fechar o artigo, veja essas cinco dicas rápidas a ter em mente ao planejar seu conteúdo no Instagram.

  • Encoraje interações nas legendas: em cada post você tem 2500 caracteres para criar uma legenda. Não desperdice esse espaço. Escreva legendas cativantes no Instagram e não se esqueça de encorajar respostas e comentários;
  • Distribua seu conteúdo nas 3 plataformas: você tem 3 canais apenas no Instagram para promover o seu conteúdo: feed, Stories e IGTV. Distribua e promova o seu conteúdo nesses canais. Por exemplo, se acabou de postar um vídeo longo no IGTV, habilite a prévia no feed e crie Stories encaminhando seus seguidores para esse conteúdo;
  • Responda ao Instagram Direct: comemore cada mensagem que recebe que veio de um post no feed. Assim como o botão de Salvar, quando um seguidor envia uma mensagem sobre o seu conteúdo, isso conta bastante para o algoritmo do Instagram. Não deixe de responder para maximizar ainda mais o alcance!
  • Analise as métricas do Instagram: sempre reserve um momento para analisar os relatórios do Instagram. É por meio dele que saberá quais estratégias de conteúdo estão funcionando e o que não está tendo tanto popularidade quanto imaginava.

Como aumentar o engajamento no Instagram?

O algoritmo do Instagram não é o monstro de sete cabeças que costumam pintar. Também é importante duvidar de tudo o que dizem sobre ele.

Caso contrário, pode acabar com mais trabalho apenas para cumprir uma regra que talvez não exista. Ou seja, perderá tempo e não conseguirá alcançar o engajamento que está se esforçando tanto para conseguir.

Com as dicas e clarificações do Instagram que publiquei ao longo desse artigo, fecho com uma dica importante: use esse conhecimento para criar seus posts de maneira a tirar o melhor proveito do algoritmo do Instagram.

Postar de maneira consistente e responder aos comentários que recebe são duas das principais atitudes que deve ter para conseguir criar conteúdo que o algoritmo do Instagram julgue relevante, mostrando-o para mais seguidores do seu perfil.

Quanto mais engajamento, maior alcance. Quanto maior o alcance, mais seguidores. Quanto mais seguidores, maiores são as chances de receber visitas no seu perfil, um dos poucos locais onde pode colocar um link externo.

O problema é: o que fazer quando se tem mais de um link para vender pelo Instagram?

Você vai precisar de uma ferramenta parecida com o Linktree, que possibilita colocar mais links na sua bio.

Nesse caso, recomendo o AppTuts.bio, que também possibilita multiplicar os links do seu perfil. Além disso, você terá acesso a uma ferramenta de relatórios que mostrará quantas vezes os seus links foram clicados, permitindo analisar quais páginas seus seguidores costumam acessar com maior frequência.

Quer entender melhor como a ferramenta funciona? Então acesse agora esse artigo e conheça a melhor alternativa ao Linktree no Brasil!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.