Produtividade 19/07/2012

Cold Turkey: Bloqueie todos os sites que afetam a sua produtividade!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Muitas vezes falei aqui o quão importante é você manter a sua produtividade enquanto freela, visto que recebe por hora e quanto maior for o foco no seu trabalho, mais dinheiro irá ganhar. Além disso, permite que os seus projetos sejam finalizados com melhor qualidade. Enfim, existem inúmeras vantagens em ser produtivo. O problema surge quando o freela não tem muita disciplina pessoal e acaba cedendo às tentações. Sites como o Facebook ou o Twitter são claros obstáculos para a sua produtividade. Eu sei que eles podem ser importantes para o seu trabalho e que muitas vezes até são uma forma interessante de conseguir clientes. Contudo, eles começam a ser um problema quando você exagera e passa a perder tempo com coisas desnecessárias como comentários em fotos ou conversas no chat.

Hoje, trago o exemplo do Carlos Branco, um leitor que enviou-nos um email contando a sua história. Como poderá ver abaixo, este programador freelancer estava com claros problemas em resistir às redes sociais e isso estava afetando a sua motivação no trabalho. No entanto, ele encontrou uma forma de contornar esse problema, utilizando o software Cold Turkey. Mas para perceber melhor como tudo aconteceu, leia a história do Carlos logo abaixo:

cold turkey

Olá o meu nome é Carlos Branco e trabalho como programador freelancer há cerca de 3 anos. Na minha vida nunca fui muito amigo de horários, organização, etc. Várias vezes tentei organizar uma lista de tarefas mas a ideia que ficava é que essa lista acabava por ser inútil. Ainda assim tinha uma grande vontade de aprender coisas sobre os assuntos que me interessavam, como a programação. Durante muito tempo fui um mero curioso e por essa razão nunca me preocupei propriamente com a velocidade e eficácia com que obtia resultados. Simplesmente aprendia, procurava e testava ao meu ritmo. Mas com a chegada dos primeiros trabalhos na web veio a necessidade começar a cumprir prazos de entrega e as coisas começaram a complicar-se um pouco.

No início era um site de vez em quando, então ainda com algumas distrações normais da internet o trabalho acabava por ser feito nem que fosse em cima do prazo, mas pronto, tudo parecia normal e a andar sobre rodas. O verdadeiro problema deu-se quando há uns 2 ou 3 meses comecei a sentir-me bastante desmotivado. A desmotivação dava-se  porque sentia que não produzia o suficiente. Achava patético eu ser o meu maior inimigo, em algo que devia ser bastante simples como realizar as tarefas que me eram confiadas. Os sites como Facebook, sites de humor, jogos e programas como o Messenger passaram a consumir quase 80% do meu tempo sem que eu desse conta. A verdade é que as horas passavam a correr e o trabalhado desenvolvido era mínimo.

Entretanto já tinha tentado por em prática algumas técnicas como a famosa Técnica de Pomodoro. Mas a verdade é que depois da motivação inicial acabavam sempre por cair por terra, pois não havia algo que me fizesse mesmo ter vontade de abrir o programa outra vez e utilizá-lo.

Então cheguei a conclusão que não teria de querer, teria de ter algo que me obrigasse. Depois de uma pesquisa encontrei um programa que dava pelo nome de Cold Turkey. E ainda para mais era gratuito então decidi dar uma chance afinal de contas o que tinha eu perder?

O programa desenvolvido por um estudante universitário que aparentemente também tinha dificuldades em concentrar-se com todas as fontes de distração que a internet tem, este programa prometia bloquear uma lista de sites à nossa escolha e também o Windows Live Messenger.

Após instalar, escolhi uma hora e defini que não poderia utilizar todos os sites que me lembrei na altura. Uma vez ligado o programa desapareceu não me permitindo mudar de ideias o que me pareceu perfeito. Tive aquela pequena sensação que devem conhecer também, de quando não temos internet e ficamos a olhar para o computador: “Ok ? para que serve isto mesmo?“ e meti mãos ao trabalho. Passado 3 horas estava simplesmente estupefacto. Tinha realizado todo o trabalho que tinha proposto para aquele dia. Trabalho esse que num dia normal com toda o desperdício de tempo que iria ter, iria demorar quatro vezes mais tempo a ser feito. E o que me deixou mais satisfeito foi reparar que durante o tempo que estava a usar o programa involuntariamente tentei abrir o facebook por 2 ou 3 vezes e claro que me foi barrado o acesso.

Hoje,  cerca de um mês e meio depois de ter instalado o programa pela primeira vez, continuo a utilizar o programa diariamente. A única coisa que me obrigo e que é bastante simples é abrir o programar e clicar para ele iniciar. Depois desse momento não há como voltar atrás e isso deixa-me satisfeito pois faço aquilo que gosto. Agora mais recentemente adquiri a versão paga que custa apenas 4 euros. Esta versão paga permite bloquear qualquer programa do nosso computador (ideal para jogos, skype, etc).

Decidi partilhar isto com vocês pois muita gente certamente sendo trabalhadores ou simplesmente estudantes deve estar a passar pela mesma situação e sem dar conta perde imenso tempo em redes sociais, jogos e em sites de humor. A verdade é que se utilizarem este programa irão sentir que aquilo que conseguem produzir é simplesmente abismal e o limite “da falta de tempo” era criado por vocês mesmos  com estas pequenas “grandes” distrações.

Acreditem que este programa pode vos ajudar para além do trabalho comum. A ausência de distrações faz com que passado algumas horas a trabalhar procuremos fazer uma pausa que pode ser utilizada para fazer outra tarefa. Por exemplo, tarefas domésticas ou algo simples como arrumar o ambiente de trabalho antes que ele fique uma bagunça total. Sem este bloqueio forçado o mais certo era que aqueles 20 ou 30 minutinhos acabessem por ser uma atualização de estado, uns likes, ou uma conversa no chat com uma menina bonita. (nesta última corre sempre o risco de durar bem mais de 30 minutos heheh)

Bom não me querendo alongar mais nesta pequena “história de amor” por este software, apenas espero que vos seja util como ainda me é a mim.

Se por acaso mesmo com este software continuem a arranjar desculpas para não realizarem o vosso trabalho, talvez seja boa ideia repensarem a vossa profissão, não?

A MINHA OPINIÃO

A história do Carlos é bastante interessante e demonstra bem a situação a que muitos freelancers podem chegar, perdendo completamente o controle do seu dia-a-dia. Utilizar este género de sites é algo bastante inteligente, principalmente quando sites como o Rescue Time não funcionarem. Infelizmente, devido ao Cold Turkey estar apenas disponível para Windows, não consegui utilizá-lo. Mas para os utilizadores de Mac, aconselho que baixem o Self Control, um aplicativo que já testei e aconselho vivamente (falarei sobre ele num próximo artigo). No entanto e pelo que pude pesquisar do Cold Turkey, ele funciona tal e qual como todos estes gêneros de aplicativos. Você escolhe qual os sites pretende bloquear, define até quando vai fazê-lo e a partir fica sem possibilidade de acede-los.

Contudo, não posso deixar de alertar para alguns dos princípios que sempre referi aqui no blog:

Se você está com problemas de produtividade, faça como o Carlos e uso um site para bloquear esses sites “ladrões” de tempo. Além disso, poderá sempre enviar-nos um email e contar a sua história.
E você, como controla este gênero de sites? Que aplicativos aconselha para bloquear sites?
Até já!
Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link