Facebook para iniciantes 23/08/2013

5 coisas que você não sabe que são ilegais no Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

É muito comum vermos páginas de Facebook que são apagadas de um momento para o outro. Isso infelizmente acontece porque os donos das Fan Pages quebram algumas regras definidas pela própria rede social. E essas mesmas regras estão explicadas na principais guidelines do Facebook, nas quais um pouco de pesquisa resolveria o problema. Porém, muitos administradores de Fan Pages nem sequer querem ter trabalho de realizarem essa pesquisa e preferem arriscar, correndo sempre o (elevado) risco de verem a sua página excluída de um momento para o outro.

Após vários meses a gerir Fan Pages, tenho verificado que os administradores cometem, de forma constante, os mesmos erros. Ou seja, apesar de existirem inúmeras formas de trabalhar de forma ilegal, existe um padrão de erros que acontecem de forma sucessiva. Durante este artigo vou falar dos principais erros, mas se você tiver alguma questão não hesite em deixar um comentário no final deste artigo que responderei assim que possível. Vamos à lista!

Nota: Se você não acredita que o Facebook retira páginas do ar, o melhor mesmo é clicar neste link e perceber como uma página da Pizza Hut com 380 mil fãs foi excluída ou como a página do Velvet Burger, com 9 mil fãs, ficou fora do ar.

1. AS PROMOÇÕES NO FACEBOOK DEVEM SER REALIZADAS POR INTERMÉDIO DE APLICATIVOS

Certamente você já terá visto aquelas promoções em que é necessário partilhar a imagem e clicar em curtir a página. Fique sabendo que esse tipo de promoções são proibidas pelo próprio Facebook. Em primeiro lugar porque é praticamente impossível saber quem compartilhou uma imagem e clicou em curtir na página. Por outro lado, essa partilha poderá ser privada e por isso o administrador da Fan Page não tem como saber se esse fã compartilhou a imagem. Vejamos o que o Facebook diz:

“As promoções no Facebook devem ser administradas por meio de Aplicativos no Facebook.com, seja em páginas normais ou um aplicativo de página”

E agora, onde encontrar esses aplicativos? Existem inúmeras opções, apesar de eu aconselhar o primeiro desta lista:

Nota: Se quiser ver o exemplo que mostramos na imagem, clique neste link.

2. FAZER ALGO NUMA PUBLICAÇÃO COMO FORMA DE PARTICIPAR NUM CONCURSO

concurso no Facebook

Mais um erro muito comum. Basicamente você não pode dizer “faça isto e estará participando no concurso!”. Dizer ao fã que ao curtir uma publicação ou enviar uma foto para a sua Fan Page já está participando na promoção, é uma forma de violar as regras do Facebook. É necessário que o usuário forneça alguns dados e que ainda concorde com os termos do concurso.

E nessas situações como fica o curtir? Curtir uma página também dá direito a realizar uma promoção? Não, não dá. Apesar do Facebook nas suas regras dar a entender que isso é possível, o que ele quer dizer é que o curtir pode ser um primeiro passo, mas jamais deve ser uma forma de desempate. O mesmo serve para o Check-in. Quando quiser fazer isso, crie uma tab no aplicativo que obrigue o seu fã a gostar da página para poder participar. Vejamos o que diz o Facebook:

“Você não deve fazer com que o registro ou a entrada em uma promoção dependa de uma ação do usuário ao usar qualquer recurso ou funcionalidade do Facebook que não seja curtir uma página, fazer check-in em um local ou conectar-se ao seu aplicativo. Por exemplo, você não deve fazer com que o usuário se registre ou entre em uma promoção ao curtir uma publicação no mural ou ao comentar ou enviar uma foto em um mural”

3. NOTIFICAR OS VENCEDORES ATRAVÉS DO FACEBOOK

notificar os vencedores do Facebook através de mensagem

Notificar um vencedor pelo Facebook parece ser algo normal. Afinal de contas, o concurso foi feito nesta plataforma, porque não notificá-lo por lá? A verdade é que as diretrizes do Facebook não permitem isso. Isso inclui mensagens, bate papo, marcações em fotos, etc. Para resolver esse problema o melhor é “obrigar” o participante a incluir o seu email ou número de celular quando realiza a inscrição do concurso. Depois, utilize um desses meios para anunciar o vencedor. O que diz o Facebook:

“Você não deve notificar ganhadores por meio do Facebook, seja por mensagens, bate-papo, publicações em perfis (linhas do tempo) ou páginas do Facebook”

4. FAÇA NO FACEBOOK MAS NÃO SEJA O FACEBOOK!

Quando fizer um concurso, você necessita de deixar bem claro uma questão: você não é o Facebook! Eu sei que isto até parece um pouco lógico demais para ser pedido, mas a verdade é que o Facebook faz isso para evitar que as pessoas façam qualquer associação direta entre o concurso e o Facebook. Além disso, você terá ainda que dizer como irá utilizar os dados daquele participante. Vejamos o que dizem as diretrizes do Facebook:

 “As promoções no Facebook devem incluir o seguinte:
a. A isenção completa do Facebook de qualquer responsabilidade por parte de cada concorrente ou participante
b. Reconhecimento de que a promoção não é, de maneira nenhuma, patrocinada ou administrada por ou em associação ao Facebook.
c. Aviso de que o participante está divulgando informações para (nome do destinatário das informações e não para o Facebook)”

5. IMAGENS COM MAIS DE 20% DE TEXTO 

Antigamente as capas não podiam ter mais de 20% de texto, hoje em dia isso já não é uma realidade. Porém, nas propagandas do Facebook essa regra ainda se mantém. Ou seja, sempre que você quiser fazer o upload de uma imagem para realizar publicidade ou promover um post de uma imagem, essa mesma imagem não pode ter mais de 20% de texto. Nessas situações o Facebook acaba por não aceitar que você pague para publicitar essa imagem. Se você estiver na dúvida se a sua imagem tem mais de 20%, o melhor mesmo é clicar neste link. Neste site conseguirá medir o percentual de texto da sua imagem. O que diz o Facebook:

“Anúncios e histórias patrocinadas no Feed de notícias não devem incluir imagens compostas por mais de 20% de texto”

CONCLUSÃO

Estas cinco regras são mais para alertar o leitor dos cuidados que são necessários ter na hora de trabalhar o seu Facebook. Um simples erro pode deitar a perder toda a sua estratégia de comunicação. Mas agora chegou a sua vez de partilhar um pouco do seu conhecimento comigo:

  • Já conhecia estas regras?
  • Tem mais alguma dúvida relativamente às proibições do Facebook?

Abraço,

Luciano Larrossa

P.S: Os concursos culturais não podem ser realizados através das redes sociais. Porém, é possível realizar promoções, desde que tenham autorização da Caixa Econômica Federal ou da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda. É necessário esclarecer que as promoções desde sempre necessitaram dessa autorização e por isso muitos donos de Fan Pages faziam concursos culturais em vez de promoções. Estas leias são válidas para o Brasil, sendo que em Portugal não existe qualquer limite quando o assunto são sorteios, promoções ou concursos.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link