Produtividade 05/01/2012

10 coisas que pode eliminar da sua vida para melhorar a produtividade

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Quando falamos em produtividade, a primeiro ideia que vem à cabeça da maioria das pessoas é fazer um maior número de tarefas num espaço de tempo mais reduzido. Nada de errado, mas a verdade é que esta palavra tem muito mais do que uma simples definição. O tema da produtividade é muito complexo, e por esse motivo muitas pessoas falham quando tentam ser mais eficazes enquanto estão a trabalhar. Podem saber o seu significado, mas dificilmente conseguem-nos dizer como melhorar a sua produtividade pessoal.

Existem várias formas de a conseguir melhorar. Pode utilizar softwares como o Rescue Time, técnicas como a de Pomodoro ou então seguir princípios como a Lei de Pareto. Enfim, não existe apenas uma forma de ser mais produtivo, mas sim vários princípios, que devem ser aplicados a cada pessoa. Por exemplo, eu poderei conseguir adaptar o meu dia-a-dia à Técnica de Pomodoro, mas você pode conseguir trabalhar melhor com os Zen Habits.

Um dos erros que você pode cometer quando pensa em melhorar a sua produtividade é agarrar num livro ou num método, e tentar reproduzi-lo no seu dia-a-dia de forma rígida. Esse foi um dos erros que cometi no início da minha carreira. Se um método me dizia para não abrir o email pela manhã, eu não o fazia, mesmo que o meu trabalho exigisse isso. Com o tempo, fui percebendo que as técnicas servem para nos ajudar, mas que também devem ser adaptadas à nossa rotina.

Eliminar é a melhor forma

É impressionante como a evolução do mundo tem nos levado a acreditar que necessitamos de ter muitos acessórios para sermos felizes ou para conseguirmos trabalhar. Na verdade, se experimentarmos eliminar muitas das coisas que nos distraem, conseguimos verificar que talvez nunca chegamos a precisar delas. Se pensarmos bem, os nossos pais e avós conseguiam viver com bem menos do que nós, sem deixarem de ser felizes.

Como disse anteriormente, a produtividade é algo muito complexo. Mas uma das formas de torná-la um pouco mais simples é eliminar tudo o que esteja a mais na sua vida. Ou seja, no seu dia-a-dia com certeza irão existir certos “ladrões de tempo”, que o estarão a fazer perder minutos preciosos sem que dê por isso. Hoje, vou lhe dar exemplos de dez fatores que podem estar a prejudicá-lo e que se você quiser ser mais produtivo, considere eliminá-los do seu dia-a-dia ou pelos reduzir as suas horas de utilização.

1. Televisão

Foi uma das pequenas mudanças que fiz na minha vida. Há cinco anos, deixei de ter televisão em casa. É claro que por vezes posso sentir falta, principalmente quando tenho visita em casa. Mas a verdade é que ficar sem televisão pode fazê-lo perder menos tempo com programas sem interesse ou com noticiários que apenas lhe dão noticias negativas e que o deixam mais desmotivado. Ainda por cima, podemos acompanhar na internet em vários sites os programas que mais desejamos.

Se está com problemas com a sua produtividade, considere deixar de ver televisão. Os primeiros dias parecem bastante estranhos, mas depois verá que passa a se acostumar com essa realidade. Se não quiser excluir por completo, reduza as suas horas por dia em frente ao ecrã.

2. Roupas

Ter muitas roupas, significa perder mais tempo a escolher o que vestir. O meu conselho é que faça uso da Lei de Pareto. Ou seja, veja os 20% das roupas que mais utiliza e faça uma boa ação com as restantes. Doe para África ou para sem-abrigo, por exemplo. O mundo atual levou-nos a ser mais consumistas, mas a verdade é que muitas das coisas que consumimos quase não usamos. Se quiser saber um pouco mais sobre o tema, aconselho que dê uma leitura neste artigo do blog Efetividade sobre organizar o guarda-roupa com um método científico.

3. Comida

Para quem vive sozinho, sabe que a tentação de ter refeições fora de casa é grande. Torna-se monótono cozinhar apenas para uma pessoa. Contudo, acabamos por perder demasiado tempo em filas ou deslocações para restaurantes, para não falar no dinheiro a mais que acabamos por gastar. Se quiser ser mais produtivo e perder menos tempo, organize-se em casa para fazer uma lista com as suas refeições para a semana. Assim, quando for ao supermercado já saberá o que comprar, evitando o desperdício de alimentos que nunca vai consumir.

4. Gadgets

Com o crescimento da Apple e principalmente dos gadgets, as pessoas parece que começaram a sentir a necessidade de comprarem todos os que existem no mercado. Têm iPad, iPhones ou Nintendos. Mas a verdade, é que acabam não tendo tempo para utilizarem todos. Por outro lado, será que todos eles são assim tão úteis e há necessidade de adquiri-los? Até que ponto eles são essenciais para o seu trabalho de freelancer? Se está com problemas de produtividade, pondere ficar sem alguns desses gadgets que apenas adquiriu para experimentar.

5. Computador

Se você trabalhar como freelancer, o computador será, sem dúvida, uma ferramenta de trabalho bastante útil. Por isso, dificilmente será possível removê-lo completamente da sua vida. Contudo, poderá sempre tentar diminuir o tempo que passa à frente dele.

Para que perceba melhor, vou lhe dar um exemplo. Quando comecei a trabalhar apenas em casa, tornou-se muito fácil perder horas durante a noite à frente do computador. Com isso, acabava por me deitar as três ou às quatro da manhã, fazendo com que acordasse mais tarde no dia seguinte e que perdesse completamente o horário habitual de uma pessoa com um emprego “normal”. Por isso, decidi que a partir de uma certa hora e a partir do momento que não tivesse mais trabalho para fazer, desligaria o computador e iria aproveitar o meu tempo para outras coisas. Passei a ler, a ir beber cafés com os amigos ou a fazer algum esporte.

Saber definir que o computador é uma ferramenta de trabalho e não apenas a sua vida, é algo bastante complicado. Quando dá por si, passa horas intermináveis na frente do laptop. Tente fugir a essa tentação. Escolha uma hora para sair do computador e ligue-o apenas no dia seguinte. Verá que estará muito mais concentrado e produtivo nas suas horas de trabalho.

6. Carro

Andar de carro fá-lo chegar mais rápido a qualquer local. No entanto, acabamos por tornar tão banal a sua utilização, que começamos a utilizá-lo para distâncias curtas, que poderiam facilmente ser feitas a pé. Mas até que ponto andar mais sem o carro, pode melhorar a sua produtividade? Isso é possível porque o trabalho de freelancer é muito sedentário. Se aproveitar as curtas viagens que faz de carro, poderá exercitar o seu corpo, evitando doenças ou tempo a mais no ginásio.

7. Celular

O celular também é algo bastante útil para qualquer freelancer. Não poderemos viver sem ele, pois é uma forma dos nossos clientes entrarem em contato. Mas podemos reduzir a sua utilização. Aconselho a fazer isso quando estiver concentrado a escrever um bom texto ou a promover o seu trabalho. Este foco naquilo que está fazendo, ajuda-o a fazer as tarefas em menos tempo. Receber chamadas sem interesse profissional podem desconcentrá-lo e interromper aquilo que está fazendo.

8. Mobiliário

Ter mobiliário a mais em casa, significa ter mais locais para colocar os seus papéis. Isso gera maior desorganização, ficando sem saber onde guardar tudo o que necessita. Ter um ambiente de trabalho o mais simples possível, ajuda em muito a sua produtividade. Se estiver com dificuldades em organizar o seu escritório, aconselho que dê uma leitura do nosso artigo sobre as 8 dicas para organizar o ambiente de trabalho.

9. Leitura

A leitura é uma excelente forma de renovar os conhecimentos, mas muitas vezes perdemonos em revistas ou livros que pouco interessam para a nossa vida profissional. Ser mais produtivo não é apenas sinônimo de trabalho, mas também em aproveitar de uma forma eficiente o tempo da sua vida. Se quiser aumentar os seus conhecimentos de um modo mais rápido, considere analisar tudo aquilo que lê e dedicar-se apenas àqueles livros ou revistas que realmente o ajudam a ser um freelancer de melhor qualidade. Por vezes, ser ignorante pode ajudá-lo a ser mais produtivo.

10. Redes Sociais

Este é um dos temas mais falados aqui no blog, mas nunca é demais relembrar. Perder tempo no Facebook ou no Twitter é cada vez mais comum nos dias de hoje. É certo que as redes sociais são essenciais para o seu trabalho, quer seja para divulgar o seu trabalho bem como para interagir com os seus fãs. Eu próprio perco bastantes minutos do meu dia nestes sites. Contudo, é preciso ter bastante auto-controle para gerir bem o tempo que investe. Defina as horas que vai visitar as redes sociais, quanto tempo vai despender lá e o que vai fazer. Seja produtivo até nestes sites!

Para quem trabalha à frente do computador o dia inteiro, pode facilmente perder-se e começar a desperdiçar o seu tempo em coisas pouco úteis. Estes dez pontos são, regra geral, os que roubam mais tempo no nosso dia-a-dia. Por isso, pondere reduzi-los ao máximo. Alguns poderá eliminar completamente, outros apenas reduzir. O mais importante é adaptar à sua realidade. Lembre-se: nenhum técnica de produtividade deve ser aplicada na íntegra, mas sim adaptada à sua rotina.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai te guiar que vai orientar você a dar os primeiros passos no Facebook.

Checklist para facebook
close-link