Produtividade 06/05/2011

8 coisas que deve evitar fazer pela manhã para ser mais produtivo

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Com certeza já reparou que existem manhãs que você sente que a sua produtividade foi perto do zero. Que até anotou uma lista do que haveria de fazer, até tinha realmente muitas coisas para fazer mas no final o resultado o número de tarefas concluídas foi quase nula. Eu senti isto ontem pela manhã e por isso quero partilhar isto com o leitor, para que não cometa os mesmos erros. É que uma manhã perdida não é apenas uma manhã perdida, mas sim algumas horas que irão condicionar o resto do seu dia. O leitor pode estar a pensar: “Não, eu agora produzo o dobro à tarde e compenso isso”. Uma ambição nobre, mas que não passará disso. Isto porque acabamos por colocar demasiada pressão no nosso trabalho durante a tarde, deixando de ter a produtividade desejada, fazendo com que fiquemos frustrados e que não façamos as coisas da melhor forma.

Mas não pense que é apenas a si que estas coisas acontecem. Mesmo quando trabalho com colegas meus, vejo que pela manhã as tarefas realizadas por eles acontecem em menor número que durante a tarde. Mas porque será que isto acontece? Veja aqui alguns dos motivos:

  • Acordam em cima da hora, não dando tempo para o seu cérebro começar a funcionar antes de trabalhar. A sua mente precisa de se preparar para o trabalho e isso só acontece com um bom café da manhã e algum tempo de pé antes de começar a produzir
  • Não têm ideia do que vão fazer. Não criam uma lista, o que faz com que comecem o dia perdidos, sem ter uma orientação
  • Preguiça. É verdade, as pessoas parece que ainda estão na cama nas primeiras horas de trabalho. Para “deitá-la fora”, tome um café ou coloque os fones nos ouvidos
  • Pensam que as primeiras horas do dia podem deitar fora. Simplesmente têm esta atitude porque sabem que podem compensar nas próximas horas. Infelizmente não é assim, o que faz com que o trabalho fique com menos qualidade

Se você se revê em algumas destas características, trate já de eliminá-las. O seu dia de trabalho deve ter as horas que você quiser, sejam elas quatro, oito ou dez. Mas num ponto você tem que ser coerente: as horas que você definir para trabalhar, têm que ser mesmo para trabalhar. Se você definir oito horas de trabalho mas passar as duas primeiras sem fazer nada, mais vale definir o seu dia de trabalho como seis e fazer algo mais interessante nas outras. Mas acredito, também, que esteja a sentir as suas horas a fugir e não perceba porquê. Isto acontece porque você está a utilizar “ladrões de tempo”. Eles fazem com que você não produza da melhor maneira. Mas de seguida vou lhe dizer quais são, de modo a evitá-los já no seu próximo dia de trabalho.

1. Email

Nunca, mas mesmo nunca, verifique o seu email logo pela manhã. Se você organizou o seu dia na noite anterior, com certeza terá várias tarefas para fazer. As primeiras horas do dia servem para você se concentrar nessas tarefas. Conclua essas metas primeiro e só depois dê uma olhada na sua caixa de correio. Responda aos emails apenas quando terminar os seus primeiros objetivos ou ao final da manhã. Se você é uma pessoa organizada, as mensagens que receber não irão afetar o seu trabalho, pois você já sabe desde o dia anterior aquilo que tem para fazer. Aconselho que dê uma leitura sobre as estratégias para manter a sua caixa de email vazia.

2. Redes sociais

Hoje em dia a maioria das pessoas pessoas já abre o Facebook ou o Twitter ao mesmo tempo que abre o email. A curiosidade de ver se alguém comentou uma foto sua durante a noite ou fez algum tweet é enorme. O problema é que com certeza você não irá ficar apenas por aí. Com certeza irá deixar algum comentário. E depois esse comentário será respondido e por aí adiante. A melhor coisa é só mesmo dar uma olhada nas redes sociais antes do almoço. E esta hora tem um motivo. Se for antes do almoço, você não terá muito tempo para estar nestes sites, visto que a fome começará a apertar. Ora, com certeza você irá preferir almoçar do que ficar a deixar comentários, perdendo menos tempo no Facebook.

3. Redes sociais (2)

Existe outra coisa que está a começar a tornar-se hábito nas redes sociais, principalmente no Facebook: dizer bom dia e dar os parabéns a quem faz aniversário. Muitas pessoas têm sempre essa atitude logo pela manhã. Não tenho nada contra estes princípios, mas sejamos coerentes: o que você quer para o seu trabalho? De outra forma, a questão que fica no ar é se aquele “bom dia” ou aquele aniversário que você deseja a todos os seus amigos do Facebook (muitos você nem conhece), fazem assim tanta diferença no seu dia? Será que você não pode esperar por um tempo livre para fazer isso? Pela manhã concentre-se em produzir.

4. Sites de notícias

O mundo não acabou ontem à noite. Portanto, o melhor é mesmo parar de pensar em ver as notícias logo pela manhã. Ver o que aconteceu à sua volta não é apenas prejudicial em termos de tempo, mas também no fator da desmotivação. Imagine que viu uma notícia que o seu País está em dificuldades econômicas muito graves. Isso pode funcionar de um modo bastante negativo no seu cérebro, levando-o a ficar desmotivado com a situação e sem vontade de trabalhar. Se não vir nada, terá como guia as suas tarefas e nada mais. Por vezes, ser ignorante pode ajudá-lo a ser mais produtivo.

5. Ana.ytics

Quando iniciei a Escola Freelancer, tinha a mania de todas as manhãs ir ver o Google Analytics, para ver como tinham sido as visitas no dia anterior. Não digo que não verifique o número de visitas que teve. O problema é que pela manhã deve estar proibido de fazê-lo. Isto porque analisar as suas visitas, de onde elas vêm e que palavras-chave têm é importante, mas deve ser feito com calma. E essa parte deve ser feita ao fim-de-semana. Nesse período temos mais tempo para analisar bem as coisas e não interromper a nossa produtividade.

6. Responder a comentários

Como os leitores devem ter reparado, apenas estou a responder a comentários ao fim-de-semana. Este motivo é mais ou menos igual ao anterior. Os comentários dos leitores também são muito importantes  e por isso necessitam de uma análise mais detalhada. Ora, o fim-de-semana é mesmo o melhor período para o fazer. Além disso, estarei a dividir a minha semana em blocos de tempo. Durante a semana produzo, ao fim-de-semana acerto pormenores. Tal como deve imaginar, responder a comentários deve ser uma tarefa proibida pela manhã.

7. Tarefas mais demoradas depois

Tal como referi no artigo sobre como começar o seu dia mais produtivo, deve evitar fazer tarefas maiores logo pela manhã. Esta decisão prende-se apenas por razões motivacionais. Se começar a ver um número de tarefas cumpridas muito elevado, irá se sentir mais motivado para trabalhar o resto do dia, acabando por produzir mais e encarar as tarefas mais árduas, com maior naturalidade.

8. Organizar o trabalho

O seu trabalho já tem que vir organizado da noite anterior. Isso deve ser ponto assente no seu dia-a-dia. Isto porque pela manhã a tendência será sempre de se esquecer de alguma coisa, pois o seu cérebro encontra-se menos fresco. Tenha disciplina pessoal e saiba já desde a noite anterior as tarefas que tem de fazer, de modo a iniciar o seu dia de trabalho da maneira mais produtiva possível.

Suas manhãs têm sido produtivas?

A manhã é normalmente um problema para os freelancers. Mas quem diz de manhã diz as primeiras horas do dia para trabalhar. A sua “manhã” pode começar ao meio-dia por exemplo. O que quis com este artigo foi demonstra-lhe que as primeiras horas do dia não são para “entrar no ritmo”, mas sim para começar logo a produzir. E para conseguir fazê-lo tem que eliminar este “ladrões” de tempo que referi acima.

E o leitor, tem conseguido ser produtivo de manhã? Tem mais alguma tarefas que costume eliminar?

Abraço e boa produtividade

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.