Marketing Digital 21/04/2011

11 coisas que aprendi ao ler o livro ‘Seja um Vencedor’

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Como já devem saber, o Miguel Lucas da Escola Psicologia lançou ontem o seu ebook. Seja um vencedor é o nome da obra deste meu amigo e colega, a quem desejo já as maiores felicidades. Apresentações à parte, confesso que devorei o livro mal ele saiu. E depois de ler algumas páginas, cheguei à conclusão que ele pode aplicar-se bem a um freelancer e surgiu-me a ideia de realizar este artigo. Isto porque ter sucesso com o seu próprio negócio é alguém que à partida já é um vencedor, pois triunfar numa área tão difícil como esta não é algo para qualquer um. Contudo, a maioria das pessoas não consegue alcançar um patamar de sucesso com a sua empresa. Para essas pessoas, a leitura desta obra fantástica é indispensável.

O livro não contém muito mais do que 100 páginas, o que o torna bastante fácil de ler, sendo uma horas o suficiente para o terminar. Mas como quantidade não é sinónimo de qualidade, a obra contém vários temas interessantes. Para que possa ter uma ideia mais geral do livro, selecionei os 11 pontos que considerei mais relevantes. Mas aconselho vivamente que leia o livro Seja um vencedor na íntegra. É grátis e não demora mais do que um minuto a fazer o download. Veja de seguida, quais os 11 pontos que considero mais importantes:

1. Vida de campeão

Tal como referi em alguns artigos, ser um campeão na sua vida não significa bater um recorde mundial mas sim, alcançar o que para si é a felicidade. Definir objetivos para o seu negócio é importante e cumpri-los representam para si a felicidade. Você não pode tentar ser um Google ou uma Apple se não tiver capacidades para isso, pelo menos a longo prazo. É importante que defina objectivos, mas de um modo realizável. Mas isso não significa que você tenha que por os seus limites ao mínimo. Tal como o Miguel Lucas explica no livro, um campeão exige de si sempre o máximo . Pede opiniões aos outros e é o seu próprio critico. Sabe que existem sempre pormenores que podem ser melhorados.

A motivação com que trabalha e a exigência que tem naquilo que faz são meio caminho para o sucesso. O mundo dos negócios é exigente e só os melhores conseguem sobreviver e ter sucesso. A paixão com que faz as coisas é essencial. De nada lhe vale ter aquela vontade inicial em ser um freelancer de sucesso se isso desaparece ao fim de alguns meses. Ela tem que ser mantida e constante.

2. Seja você próprio

Se pensa que vencer no mundo dos negócios é copiar o sucesso de outros, pode já por de parte a sua carreira de freelancer. Poderá se inspirar, mas nunca copiar. Para criar um produto com valor no mercado, é importante que seja original. Você não pode querer dar as pisadas de outros freelancers. Se o seu colega teve sucesso aos 21 anos, não quer dizer que você tenha que conseguir os mesmos resultados nessa fase. Cada um tem as suas capacidades e habilidades próprias. E o produto ou o serviço que você faz devem representar isso mesmo.

3. Desenvolva equilíbrio emocional

Para ter sucesso no seu projeto, é importante que o seu cérebro e a sua motivação não variem conforme as alterações das suas vendas ou o contato dos seus clientes. É importante que defina metas e que as siga, desligando-se do mundo exterior e indo atrás daquilo que definiu. Se não o fizer, ficará muito motivado quando as coisas estiverem no caminho certo mas também irá ficar desmotivado no trabalho quando as coisas não andarem para a frente.

E se este último período durar muito tempo, o mais provável é que desista do seu projeto. Há uma frase no livro que resume tudo isto: “A realidade pode existir onde quer que a nossa mente se foque”. Ou seja, se estiver concentrado no que tem que fazer para angariar clientes, eles acabarão por surgir. Agora, se está concentrado na falta de contatos deles, o mais provável é que isso continue a acontecer!

4. Tenha pensamentos positivos

Chegar ao sucesso de alguma coisa significa acreditar nisso. Se você quiser fazer um determinado jantar, terá que acreditar que consegue fazê-lo. Se quiser escrever um texto, terá que criar uma imagem do mesmo antes de começar a escrever. Para isso, teve pensamentos positivos. Acreditou que o poderia fazer. Da mesma forma deve funcionar o seu negócio. Antes de tudo, você deve ser a primeira pessoa a acreditar nele. Visualize onde quer chegar e vá atrás disso. Imaginar o seu sucesso e ter um pensamento positivo é o primeiro passo para atingir o sucesso.

5. Tenha auto-disciplina

Ser freelancer é quase um sinônimo de auto-disciplina. Sem aquela pessoa a lhe dizer o que tem de fazer, você terá que tomar a decisão do que deve fazer e quando deve fazer. Acredite, não é algo muito fácil. Mas se você é uma pessoa que tem pouca disciplina, não se preocupe, pois ele é treinável. É necessário é que você queira. Tal como explica o livro, todos os pequenos passos do dia-a-dia podem ajudar a adquirir disciplina pessoal. Aquela cama que não quer fazer ou aquele prato que não quer lavar, são tarefas que alguém bastante disciplinado facilmente conclui, enquanto aqueles que têm pouco controle sobre as suas vontades deixam por fazer.Possivelmente às vezes não lhe apetece entrar em contato com aquele cliente ou responder àquele email. É normal. Mas faça-o. Está a melhorar a sua auto-disciplina.

6. Não pare no fracasso

O Paulo Faustino já escreveu vários artigos a explicar que muitos bloggers desistem de escrever ao fim de três meses. Isto acontece porque as pessoas pensam que basta redigir alguns artigos e começa-se logo a ganhar dinheiro. No entanto, com o passar do tempo começam a ver que as visitas não surgem como queriam e o dinheiro não aparece. Com isso, acabam por desistir. Estes aspiradores a bloggers estão a desistir perante o fracasso. Mas você, como freelancer, não deve ter essa atitude.

E aí entra mais uma vez os objetivos. Se colocar metas para si, não irá trabalhar consoante o sucesso que tem. Irá seguir o que definiu e o fracasso não será um impedimento de produzir. Qualquer freelancer de sucesso sabe que o fracasso faz parte do caminho. Terá que errar para aprender. Se vir isso como um impedimento, nunca irá saber mais do que sabe hoje.

7. Um mundo de possibilidades

Nunca foi tão fácil conseguir ter sucesso. Existem várias formas de promover o seu trabalho como freelancer, as ferramentas para freelancers fantásticas são fantásticas e a internet torna isto tudo quase gratuito. Hoje em dia, quem quiser criar um negócio não precisa de fazer muita coisa. Eu digo isto porque muitos freelancers reclamam que não tiveram sucesso porque  não lhe foram dadas oportunidades. Oportunidades? Isso é o que não falta no mundo de hoje! Para isso apenas necessita de ter um pouco de criatividade e vontade de trabalhar. O futuro só depende de si e na realidade atual é fácil conseguir alterá-lo!

8. Travar os impulsos

Controlar aquilo que sente é importante para que consiga tomar decisões lógicas no seu trabalho. Imagine que começa a ganhar muito dinheiro como freelancer. O mais provável é que comece a gastar em coisas desnecessárias e que em pouco contribuem para melhorar o seu trabalho. Se as suas finanças pessoais estiveram em bom estado, pense bem nos passos que dá. Nunca sabemos o dia de amanhã.

9. Crie uma visão futurista entusiasta

Este ponto parece semelhante ao do ponto 4, mas tem algumas diferenças. Enquanto o outro referia-se a a pensar positivo no início do seu negócio, este refere-se ao fato de que você deve querer estar um passo à frente daquilo que está a viver. Ou seja, todos os dias imagine onde quer estar com o seu projeto. Ao fazer isto, está a motivar-se no seu trabalho e que tenha vontade de se levantar de manhã. Concentrar-se no que vai fazer no momento é importante mas saber o que quer para amanhã também é fundamental.

10. Os contratempos são parte da mudança da mentalidade

Tal como referi no artigo compreenda os ciclos do negócio e melhore as suas vendas, os contratempos fazem parte dos negócios. Por vezes os mercados estão em alta mas outras vezes a vida não lhe vai acontecer como espera. O importante é que veja isso como um contratempo para ser ultrapassado e não como o fim de tudo. Saber adaptar-se às várias realidades faz parte da sua vida de freelancer.

11. Não pare de aprender

Há quanto tempo não renova os seus conhecimentos? Se quiser ser ter sucesso no mundo do freelancing, espero que a sua resposta sejam “alguns dias”. Vencer neste meio significa estar constantemente a aprender. As novidades surgem todos os dias e você necessita ter conhecimento de todas elas.

Já leu esse livro?

Se não o fez, aconselho já que descarregue o livro Seja um vencendor. Apesar de estar ligado à área da Psicologia, tem realmente temas bastantes interessantes para quem trabalha como freelancer. E funciona também como uma forma de se manter motivado no seu trabalho.

E você, já leu o livro? O que achou dele? Que utilidade deu à sua vida de freelancer?

Abraço e boas leituras

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.