Marketing Digital 14/02/2011

10 características que os freelancers necessitam ter (Parte I)

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Não é qualquer um que consegue fazer carreira como freelancer. Ter o seu próprio negócio é algo que está ao alcance de muito poucos. De uma minoria arrisco eu. Isto acontece porque existem características que são obrigatórias para quem trabalha nesta área. E sem dúvida que estão ao alcance de poucos. Elas acabam por ser bastante idênticas em todas as pessoas com sucesso. Seja ele um jogador de futebol, um empresário ou um político. Quem tem sucesso nas mais variadas vertentes precisa delas. O leitor poderá dizer que estão à vista de qualquer um e que são óbvias. Talvez até sejam. Mas talvez também seja, também, provável que o leitor não esteja a utilizá-las.

Digo isto porque saber o que é necessário para se atingir o sucesso muitos sabem. Na teoria todos são bons. O difícil é mesmo po-las em prática. E é aí que este artigo poderá ajudá-lo. Muitos livros podem falar-lhe do que precisa ter, mas não lhe dizem o que realmente precisa de fazer para chegar lá. Como sempre defendi, de pouco lhe valerá a teoria se não a puser em prática. É provável que esta seja uma justificação para tantos licenciados estarem no desemprego atualmente. Estudam muito a teoria, mas depois não sabem aplicá-las. O seu cliente não quer saber se você sabe como produzir alguma coisa, ele quer que ela apareça feita. O difícil está aí mesmo.

Posso ter sucesso sem essas características?

Poderá me dizer que pessoas com sucesso como freelancer existem muitas e que todas elas trabalham de modo diferente. É certo e estou de acordo consigo. Acredito que nem todas sigam à risca as características que lhe vou dizer a seguir. Até porque trabalham em áreas diferentes, com exigências distintas. Isso faz com que optem mais por umas do que por outras. Mas não acredito que alguém tenha sucesso se não cumprir pelo menos metade do que vai ler nos nossos dois artigos seguintes. Como também não imagino que alguém consiga cumpri-las todas. Tentar ser perfeito em tudo não é bom. Concentra-se no essencial sim. O conselho que lhe dou, é que depois de ler este artigo, além de aplicar o lhe vai ser dito, opte também por dar uso a apenas algumas dicas que lhe vou dar. Não use todas, apenas metade podem ser já suficientes.

1. Ambicioso

Nunca conheci ninguém que planeasse varrer ruas e terminasse como milionário. Você pode até varrer ruas, mas tem que o fazer pensando em ser milionário e não contentando-se em continuar no seu actual emprego. Se você tem o seu trabalho como freelancer não pode pensar apenas no dia de hoje. Trabalhe nesta dia pensando no seguinte. Nos anos seguintes. Produzir é o mais importante sem dúvida, mas se produzir sempre o mesmo não irá evoluir.

Como fazer: Está na hora sonhar um pouco. Agarre numa folha de papel e escreva o que quer ter para si e para o seu negócio dentro de um ano. Coloque à frente quanto custa cada sonho. Faça isso para os próximos cinco e dez anos. Vai ver que o que tanto quer não custa assim tanto. Irá se assustar até. Depois coloque isso num local visível da sua casa, fazendo com que veja isso todos os dias.

Fazer isso significa que está a passar para algo físico coisas que acontecem apenas pela sua mente. Isso faz com que aumente em muito as probabilidades de tornam esses sonhos reais. Além disso, verá que a sua mente irá se abrir para ideias que antes provavelmente nunca teve, fazendo-o sonhar acordado. Quando formular esses objetivos, tenha cuidado com a maneira como o faz. Veja se eles realmente iriam mudar a sua vida. Por vezes ter uma casa enorme ou um carro caro não farão feliz. Poder viajar mais vezes ou passar mais tempo com a sua família são por vezes atitudes que o deixarão mais feliz.

2. Paciente

O seu negócio não irá crescer de um dia para o outro. E é aí que muitos pecam. O mesmo acontece em outras áreas. Vou lhe dar o exemplo de um jogador de futebol. É muito fácil ver jogadores de alto nível e falar sobre o que eles recebem. Normalmente diz-se que trabalham apenas cinco horas por dia e recebem fortunas. É uma análise apressada e sem a mínima lógica. Já reparou, há quantos anos eles estão a investir na sua própria carreira? Supomos que tenha começado a jogar aos oito anos de idade e atingiu o sucesso aos 25. Reparou que ele esteve 17 anos investindo no seu futuro e só agora conseguiu o sucesso máximo? Já fez as contas de quantas horas ele passou dentro de um campo de futebol praticando para chegar onde está?

Se fosse tão fácil qualquer um chegaria lá e seria jogador de futebol. Aliás, se é tão fácil, porque você não faz isso também? E mesmo depois de todos os anos, o atleta precisa de se manter no topo, realizando jogos fantásticos e aguentando a pressão. Caso contrário todos esquecerão o que ele fez no passado. O mesmo acontece com o seu negócio. Se quiser ter sucesso como freelancer, tenha paciência e não espere conseguir o sucesso de um dia para o outro. As coisas demoram tempo e só os melhores sobrevivem. Por vezes podem demorar uma vida.

Como fazer: Defina um período em que irá investir no seu trabalho. O mínimo dos mínimos é sempre um ano. Durante essa etapa, aproveite para melhorar o seu negócio, ver onde está a errar e evoluir como freelancer. Ninguém consegue resultados de um dia para o outro. Além disso, quanto mais tempo prosperar na área, maior vantagem terá sobre aqueles que produzem o mesmo que você.

3. Organizado

Os desorganizados não chegam a lado nenhum. Não atingem o sucesso porque acabam perdendo mais tempo a encontrar aquilo que querem do que a realmente produzir. Para isso basta olhar para a sua secretária. Tem os papéis por cima uns dos outros? Normalmente perde tempo a encontrar aquilo que quer? Esqueça. Não terá sucesso. Se você não é organizado com a sua secretária, o que poderei dizer do seu negócio? Como disse Bill Gates a uma plateia de estudantes: “Não tente revolucionar o mundo quando nem sequer consegue organizar o seu quarto”.

Como fazer: Para conseguir manter a organização, é necessário que acima de tudo seja disciplinado consigo mesmo. Ter disciplina pessoal é essencial para quem quer triunfar num mundo que só depende de si. E só uma pessoa pode mudar isso: você! O primeiro passo para conseguir ser organizado é não deixar nada para amanhã. Faça tudo o que tiver para fazer hoje, no momento. Fazer algo no dia seguinte significa mais trabalho acumulado. Com coisas acumuladas você perde a motivação, fazendo com que acumule ainda mais e por aí a diante.

O segundo passo será organizar o seu dia. Saber o que vai fazer nas próximas 24 horas é essencial para que seja tudo feito a tempo e horas. Além disso, impede que se esqueça de tarefas que tenha para realizar. O terceiro passo será criar pressão sobre si mesmo. Para isso necessita de definir horas fixas para um trabalho. Diga que vai começar em determinada altura e terminar em outra. Se não colocar limites, verá o seu tempo a fugir e o trabalho por fazer. Deixo-lhe três artigos que o podem ajudar a ser mais organizado:

4. Criativo

Num mundo em que quase tudo já foi feito, você precisa de se destacar dos seus concorrentes. E para que isso aconteça só existe uma palavra: criatividade. Ela faz com que o seu trabalho seja diferente do seu vizinho, para melhor. Não é à toa que empresas como a Google gostam que os seus trabalhadores tenham uma infinidade de coisas para fazer nos seus escritórios, incentivando a criatividade. Isto porque funcionar como uma máquina o tempo todo faz com que perca a originalidade. Num mundo em que todos parecem copiar o que os seus concorrentes fazem, ter algo inovador irá ajudá-lo a destacar-se.

Já reparou que era muito mais criativo quando era pequeno? Não é por acaso que as crianças aprendem muito mais facilmente uma nova língua que os adultos. Isto deve-se ao fato de termos ideias pré concebidas na nossa cabeça que fazem com que façamos uma avaliação a tudo o que nos propõem. Esta análise leva-nos a ter uma atitude negativa perante tudo o que aparece à nossa frente. Ora, se você faz sempre mais do mesmo, como conseguirá ser criativo? Ficam aqui algumas dicas:

  • Aprender uma língua nova todos os anos
  • Praticar esportes diferentes
  • Divertir-se a esquecer completamente o trabalho
  • Alterar a sua rotina de vez em quando
  • Tentar adequar o que fazem freelancers de outras áreas no seu trabalho
  • Ler, ler e ler
  • Não ter medo de arriscar
  • Não rejeitar algo à partida. Experimente para ver
  • Trocar ideias com outros freelancers
  • Viver de um modo mais simples possível

5. Só depende de si

Muitos freelancers desistem do seu próprio trabalho porque sentem-se muito isolados do mundo. Lamento, mas se quisesse “fazer parte do mundo”, o melhor será mesmo ir fazer o que todos fazem e não trabalhar como freelancer. Todas as pessoas de sucesso cresceram ao longo dos anos. Isso faz com que deixem outros para trás, sejam eles amigos ou conhecidos. O sucesso faz-nos evoluir e não podemos obrigar que os outros nos acompanhem. Faz parte da vida.

Como serem humanos, temos a tendência de achar que somos felizes com uma coisa e acabamos por pensar que é nessa coisa que a nossa vida deve continuar. Ficar agarrado ao passado impede que veja o futuro. Se quer triunfar como freelancer, tenha na cabeça que você só depende de si.

Como fazer: Quando em algum momento sentir que o fato de viver praticamente isolado começa a deixá-lo transtornado, pare. Escreva num papel tudo o que já ganhou até agora com o seu esforço individual. Depois disso, compare o que teria ganho se tivesse ido atrás dos seus primeiros pensamentos e tivesse mantido a sua vida “normal”. Recordar o que fez irá ajudá-lo a manter-se motivado para continuar com o mesmo estilo de vida no futuro. Se isso não for suficiente, vá trabalhar para um café ou uma biblioteca. Pelo menos o fato de ver pessoas em seu redor podem ajudá-lo a sentir-se menos sozinho.

E você, tem estas características?

Esta é apenas a primeira parte das dez características que (a meu ver) os freelancers necessitam de ter. Se o leitor tem apenas algumas delas, não se assuste. Está no caminho certo. Depois só lhe resta manter essas características intatas e tentar (ou não) desenvolver outras capacidades. Não perca a nossa segunda parte do artigo amanhã. Mas antes disso deixo-lhe duas perguntas:

O leitor tem alguma destas características? Até que ponto considera que são determinantes para que triunfe?

Abraço e até amanhã

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link