Facebook para iniciantes 10/04/2018

Cambridge Analytica: como conferir se seus dados foram comprometidos

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Facebook tem recebido bombardeios intensos desde o escândalo envolvendo a empresa Cambridge Analytica. Através de aplicativos terceirizados, a empresa teve acesso a dados de cerca de 87 milhões de usuários, sendo pouco mais de 443 mil deles apenas no Brasil. O objetivo, aparentemente, era o de usar essas informações para influenciar eleitores na corrida presidencial americana que aconteceu em 2016.

O acesso aos dados aconteceu através de um aplicativo que fazia um teste de personalidade chamado This is Your Digital Life. O app acabou dando acesso à informações como o perfil público, curtidas que deu em páginas, data de nascimento e local atual dos usuários e seus contatos ao desenvolvedor do app, que vendeu essas informações à Cambridge Analytica.

cambridge-analytica

O teste havia sido excluído do Facebook em 2015, mas os dados dos usuários e seus amigos continuaram a circular. Com o objetivo de mostrar a seus usuários se os seus dados foram comprometidos no caso e evitar novos escândalos de privacidade, o Facebook liberou uma ferramenta online. Saiba como acessar a ferramenta e saber se seus dados foram comprometidos nos passos logo abaixo.

Leia também: 18 ferramentas para profissionais de mídias sociais

Como saber se seus dados foram comprometidos

1 – Acesse o link para ter acesso à ferramenta que irá revelar se seus dados foram comprometidos no caso Cambridge Analytica;

2 – Caso seus dados não tenham sido comprometidos no caso Cambridge Analytica, a mensagem abaixo será mostrada e não será necessário tomar nenhuma ação;

cambridge-analytica-negativa

3 –  Caso positivo, uma mensagem será mostrada, revelando os dados que podem ter sido acessados por terceiros;

cambridge-analytica-positiva

4 – Outra medida do Facebook é uma notificação que será enviada aos usuários afetados pelo caso Cambridge Analytica que acessarem o aplicativo para Android e iOS;

cambridge-analytica-notificacaopositiva

5 – Ao clicar no botão mostrado no fim da mensagem, poderá ver como você pode ter sido afetado pelo vazamento dos dados. Caso não tenha sido afetado, uma outra mensagem sobre privacidade será mostrada, como pode ver na imagem abaixo;

cambridge-analytica-notificacaonegativa

6 – Ao tocar no botão mostrado na imagem acima, você poderá revisar quais páginas e aplicativos possuem algum tipo de acesso aos seus dados, podendo removê-los caso julgue necessário.

Saiba mais sobre o Facebook e redes sociais no blog:

Quais os próximos passos do Facebook após o caso Cambridge Analytica?

Após o escândalo, o Facebook tomou algumas medidas em relação à proteção de dados dos seus usuários. A primeira delas foi a redução da quantidade de dados que um aplicativo pode ter do seu perfil. Em seguida, o Facebook está simplificando o acesso às configurações de privacidade, deixando-os mais à vista do usuário.

Além disso, o Facebook proibiu anúncios patrocinados com propaganda política na plataforma. Quaisquer anúncios de viés políticos já publicados serão identificados na rede social, ou seja, será mostrado aos usuários quem pagou por aquele anúncio patrocinado que está aparecendo em seu feed e será possível saber quais outros anúncios foram publicados por aquele anunciante. Outras medidas para a proteção dos dados deverá ser divulgada nas próximas semanas.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link