Eventos 06/01/2014

Entrevista com Bruno Santana: Como utilizar o Facebook para conseguir mais clientes

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Que as redes sociais são fundamentais para um freelancer ser bem sucedido no seu negócio, todos nós sabemos. Não é ao acaso que nós focamos tanto essa questão no nosso Ebook Facebook para Negócios e na nossa palestra: um freelancer que pretenda manter-se no mercado durante mais tempo necessita de trabalhar as redes sociais para conseguir clientes. E foi com o objetivo de alertar para essa necessidade que esta trazemos, em formato de entrevista, o Bruno Santana (clique aqui para aceder ao site dele), um designer brasileiro que tem utilizado o Facebook para aumentar a quantidade de clientes.

Durante o nosso bate-papo, o Bruno explica muito bem todas as estratégias que ele tem utilizado para ser bem sucedido com a Fan Page e como isso tem mudado a sua vida. O Bruno fala mesmo em “um período antes de ter sucesso com a Fan Page” e outro “após o sucesso da Fan Page”, sendo que atualmente ele já não necessita de procurar clientes e são esses mesmos clientes que aparecem depois de verem as tirinhas que ele produz. Logo abaixo temos a entrevista realizada com o Bruno, mas antes de conferir o nosso bate papo aconselho que dê uma olhada na análise que fizemos à Fan Page do Bruno, de forma a perceber melhor como ele tem atingido o sucesso.

O QUE FAZ REALMENTE O BRUNO SANTANA? 

Apesar do sucesso do Bruno ser bem claro (ele conseguiu milhares de fãs em poucos meses), é necessário perceber como ele tem alcançado estes números. Em primeiro lugar, é notória a qualidade das imagens criadas pelo Bruno, que além de bem desenhadas têm também textos excelentes, que relatam muito bem a vida de designers e freelancers. Isso acaba por torná-las apelativas para os fãs, fazendo com que eles compartilhem mais facilmente.

Outro ponto base do sucesso do Bruno Santana é a sua consistência. Ele praticamente todos os dias posta uma tirinha nova, o que garante conteúdo “fresco” para o seus fãs. Isso é uma forma de manter o EdgeRank da sua Fan Page elevado e também de manter uma determinada expetativa nos seus fãs, que muitas vezes acessam a página apenas para conferirem se existe alguma tirinha nova. Desta forma, o Bruno evita um dos erros mais comuns nas páginas de Facebook: a falta de consistência. Durante o resto do dia ele vai compartilhando as tirinhas mais antigas (que ainda não foram vistas pelos fãs mais recentes) e compartilha também os seus desenhos. Esta última estratégia é muito interessante, pois além de dar a conhecer o seu trabalho, o Bruno conta uma “história”, algo que costuma dar bom resultado no Facebook.

A relação que o Bruno tem com os fãs também aumenta qualidade da sua página. Obviamente ele não responde a todos os comentários, mas está sempre disposto a retirar dúvidas com os seus fãs, o que é ótimo.

Por último, é notória também a vontade do Bruno em explorar um pouco mais o seu website e o seu canal do Youtube. Algo que também aconselhamos aqui na Escola Freelancer, visto que não deve focar demasiado os seus esforços apenas numa plataforma, devendo sempre diversificar as suas fontes de tráfego.

E agora, tal como prometido, temos aqui a entrevista com o Bruno Santana. Aproveite e subscreva o nosso canal do Youtube, de forma a ficar a par de mais entrevistas como esta.

E você, já conhecia a página do Bruno? O que achou do trabalho dele?

Abraço,

Luciano Larrossa

 

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link