Eventos 12/04/2012

Bem-Vindo à nova Escola Freelancer!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Como deve ter reparado nos últimos dias, o design da Escola Freelancer foi alterado. Com este pequeno passo, que será comum a todos os sites das Escolas Plus dentro de meses, pretendemos trazer maior dinâmica à página, além de acrescentar novas ferramentas que irão ajudar todos os freelancers. Agora, poderá encontrar novas ofertas de emprego, criar o seu perfil de freela ou ser contatado por empresas, tudo isto dentro do seu “novo” blog. Estamos com novo visual, mas o nosso objetivo continua a ser o mesmo: melhorar o trabalho de todos freelancers de língua portuguesa. Por isso, convido o leitor a conhecer todas as novidades que temos para si e que serão explicadas ao longo deste artigo.

nova Escola Freelancer

Tal como em qualquer investimento que você faça na sua vida, é necessário uma renovação constante, para que consiga surpreender os seus clientes/leitores e acrescente valor ao mercado. Com o novo design, o site ganha funções únicas, que não existem em nenhum blog de língua portuguesa que trabalhe na área do freelancing. Mas esta mudança só foi possível com a ajuda de todos os membros das Escolas Plus, que deram ideias e debateram qual seria a melhor forma de fazer evoluir o site. Por esse motivo, trabalhar em equipa é algo tão importante enquanto empresário ou freela. Sem a ajuda de outros, sejam eles colegas de trabalho ou leitores, evoluir torna-se um processo muito mais demorado. E porque você, que está a ler este artigo, também contribuiu para esta evolução, deixo desde já o meu profundo obrigado.

DESIGN

nova escola freelancer

Tal como aconteceu com a Escola Dinheiro, o design do layout ficou a cabo dos nossos colegas da WPStylize. A programação foi realizada pelo nosso colega de equipe Guilherme Mazetto, a quem também deixo os meus agradecimentos pelo grande/enorme trabalho realizado. Durante vários meses foram pensadas novas soluções, melhorados alguns pormenores e concluídas tarefas que fazem com que a nova Escola Freelancer seja uma referência para todos os empreendedores e profissionais liberais. A principal alteração aconteceu mesmo na homepage, estando agora mais focada para o conteúdo. Do design anterior, poucos pormenores foram mantidos. Acrescentamos algumas funções inexistentes na barra lateral e o menu superior foi completamente alterado. No fundo, ficou mais simples e mais focado naquilo que realmente interessa na hora de fazer um blog de qualidade: o conteúdo.

O espaço entre o cabeçalho e os artigos também foi diminuido, de forma a que o leitor não necessite de utilizar o mouse para visualizar as nossas últimas actualizações. Também inserimos um local próprio para os banners publicitários, algo que não acontecia no design anterior. Apesar do tamanho ligeiramente mais pequeno, os banners acabaram por ganhar maior visibilidade visto que são posicionados mais acima e funcionam num sistema de rotatividade.

NOVOS CONTADORES

Criámos novos contadores para os nossos Subscritores, Seguidores, Fãs e Comentários do blog. Quando o usuário passa o mouse por cima das diferentes seções, cada uma tem a cor correspondente ao tipo de serviço.  Os novos botões são também bastante sóbrios, em termos de contexto da homepage, embora sejam maiores e mais facilmente visíveis do que os antecessores.

OUTRAS ESCOLAS

Agora quando você passar o mouse por cima daquelas setinhas pequenas que estão ao lado da nossa logomarca, você terá acesso imediato a um menu dropdown com as logomarcas encurtadas de cada uma das nossas Escolas. Isso permite-lhe navegar rapidamente para outros sites das Escolas+, através de um acesso rápido e direto, tornando a conversão de leitores entre todas as escolas uma realidade muito melhor e mais bem pensada. Além disso, esta nova funcionalidade é também uma forma de reforçarmos a nossa imagem de marca e também o facto de existirem vários blogs nesta nossa rede editorial.

NAVEGAÇÃO SIMPLIFICADA

Os novos menus de navegação são também uma das grandes novidades deste novo layout. Com estes novos menus de 1, 2 ou 3 colunas, é-nos possível apresentar opções de forma mais clara e objetiva, e acima de tudo permitir que qualquer usuário navegue pelo site de uma forma mais rápida e objetiva. Retirámos as categorias da barra lateral e colocámos as categorias no menu de navegação, tornando-as mais visíveis e ao mesmo tempo muito mais acessíveis à navegação.

BANNERS PUBLICITÁRIOS

Outra alteração bastante drástica foi o formato de banners publicitários. Antigamente utilizámos formatos de 250×250 e 125×125, mas a verdade é que os banners de 250×250 são exageradamente grandes e os banners de 125×125 são praticamente invisíveis, pelo que decidimos optar por um novo esquema de publicidade em 200×125, um formato que está fazendo grande sucesso em sites como o Smashing Magazine ou o Net Tuts. Este novo formato permite-nos comercializar também mais espaços e dar um enorme destaque a todos os nossos anunciantes. De momento temos vários banners disponíveis para compra, que poderá adquirir aqui!

DIRETÓRIO DE FREELANCERS (BETA)

diretório freelas

Esta é uma das principais novidade do novo layout. O Diretório de Freelancers irá permitir a todos os profissionais que criem o seu próprio perfil e que possam ser contatados por empresas que necessitem dos seus serviços. Contudo, esta parte do blog ainda está em versão BETA, estando a ser testadas outras ferramentas que possam dar maior visibilidade ao freela e que permitam acrescentar o máximo de informações. Falta ainda integrar alguns dos módulos desenvolvidos para o diretório de freelancers, incluindo o sistema de pagamentos por Paypal e PagSeguro, algo que só deverá ficar concluído na próxima semana.

No fundo, o Diretório de Freelancers irá dar maior segurança a estes profissionais, ficando a Escola Freelancer responsável por garantir que ambas as partes (empresas e freelas) realizem o seu trabalho da forma mais transparente possível, principalmente em casos de problemas com disputas, qualidade dos trabalhos ou pagamentos. Tudo isto, para que o freelancer apenas tenha de preocupar-se com o seu trabalho. Para as empresas, este diretório também representa uma grande vantagem, visto que poderão consultar um número variados de informações sobre o trabalhador, garantindo que o seu projeto será entregue em boas mãos. Além disso, terá uma grande quantidade de freelancers à sua disposição, de modo a contratar os melhores profissionais da área.

Quando todos os pormenores estiveram concluídos, faremos um lançamento oficial, com a publicação de um artigo no qual iremos explicar todas as potencialidades da ferramenta e a melhor forma de utilizá-la. Entretanto já poderá registrar-se e começar a esquematizar o seu perfil de Freelancer de acordo com as suas competências e qualidades.

EMPREGOS FREELANCER

empregos freelancer

Esta é outra das grandes novidades do novo layout. Além do diretório, o freela também terá uma secção de empregos para freelancer, na qual pode verificar as várias ofertas de emprego que surgem todos os dias. Para isso, apenas precisa de responder às ofertas que forem inseridas, fazendo-o de uma forma simples e rápida. A seção de empregos está também divida por categorias, para que possa rapidamente encontrar uma oferta de trabalho na sua área. Esta plataforma irá funcionar de um modo completamente gratuito e ao contrário do diretório, não necessita de qualquer registro. Se por ventura você representa uma empresa, poderá inseri as suas vagas de emprego gratuitamente!

ARTIGOS POPULARES

Alterámos também a forma como mostramos os artigos mais populares do blog. Antigamente utilizávamos um formato na barra lateral, já muito utilizado por blogueiros, pelo que decidimos que seria interessante desenvolvermos uma funcionalidade própria. Para o efeito, criámos uma seção de artigos populares, que está disponível na homepage logo após os primeiros 3 artigos iniciais, e que quando o usuário passa o mouse por cima, mostra o título do artigo, juntamente com o número de comentários e interacções a esse artigo popular.

VÍDEO

O vídeo na nossa barra lateral é também uma novidade no blog. Nesta secção, poderá encontrar algumas dicas que daremos aos nossos leitores num formato um pouco diferente do habitual. Este vídeo irá alterar conforme formos criando novos vídeos para o site. Na mesma seção é possível também ter acesso à página do Youtube da Escola Freelancer, onde poderá subscrever o canal e receber as nossas atualizações de vídeos na sua conta do Youtube.

NOVA CAIXA DE FÃS

Desenvolvemos também uma nova caixa de fãs personalizada para o blog, onde é possível você curtir imediatamente a nossa página no Facebook, ver quantos fãs a Escola Freelancer tem atualmente e também algumas das imagens de perfil de alguns dos nossos fãs. Esta caixa é única e foi desenvolvida exclusivamente para o nosso novo layout.

ACESSO ÀS ESCOLAS

O rodapé do novo site oferece também a possibilidade a qualquer usuário de acessar de forma rápida qualquer uma das nossas Escolas. Demos um grande destaque para a Rede Escolas + no rodapé do site, e quando o usuário passa o mouse por cima de uma das escolas, aparece automaticamente o nome da Escola e um botão “Entrar” para que o usuário possa acessar rapidamente qualquer uma das nossas escolas.

Esta foi sem dúvida uma das seções mais bem conseguidas do nosso novo layout, dando um enorme destaque a qualquer uma das nossas escolas, e também a nossa Rede Escolas+, com uma imagem diferente do habitual e extremamente bem conseguida.

NOVA PÁGINA DE FERRAMENTAS

Tal como aconteceu com a Escola Dinheiro, a nossa página de ferramentas para freelancers também foi completamente alterada. Todos os softwares ou sites que aconselhamos estão divididos agora por categorias, o que facilita a procura por parte do leitor. Além disso, cada ferramenta terá uma avaliação própria, que serão analisadas consoante um “score” de 0 a 10, para que o leitor perceba mais facilmente a potencialidade de cada ferramenta.

NOVA FAQ

Reformulámos também a nossa FAQ com um sistema de perguntas e respostas mais simples e mais eficaz. Iremos introduzindo mais perguntas e dúvidas dos leitores ao longo do tempo, de forma a garantir que qualquer usuário evita contatar-nos quando a resposta já se encontra na FAQ e disponível com acesso simples e bastante prático.

PÁGINA ANUNCIAR

A página Anunciar na Escola Freelancer é uma novidade, integrando agora uma tabela de compra de publicidade que expõe os diferentes tipos de publicidade, número de impressões de banners, locais de banners disponíveis, preços em Euros e Reais, localização dos banners, e ainda um incrível carrinho de compras automático que permite a qualquer usuário comprar publicidade utilizando o Paypal ou PagSeguro. Pode acessar a nossa página anunciar e caso tenha interesse, adquirir um dos serviços disponíveis.

CARRINHO DE COMPRAS

O carrinho de compras permite a qualquer usuário visualizar as datas disponíveis e indisponíveis para compra de artigos patrocinados, por exemplo, selecionando somente uma das datas disponíveis para a compra do seu artigo. Isso permite-nos ter um maior controlo sobre o tipo de anúncios, disponibilidade e indisponibilidade de datas. O carrinho de compras permite também aos usuários interessados em banners publicitários, adquirirem o seu espaço fazendo o upload de mídia, indicando o URL do banner, e pagando de forma automática o seu anúncio.

CONCLUSÃO

Como referi em alguns artigos da Escola Freelancer, construir um negócio na internet está mais exigente nos últimos anos. E é com o objetivo de corresponder a essa exigência e a tudo o que os leitores merecem, que a Escola Freelancer está com uma cara nova. Tal como expliquei anteriormente, ainda estão alguns processos por concluir, principalmente no que toca ao diretório, mas grande parte dos passos foram dados nestes últimos dias. A você leitor, que é a principal razão da nossa evolução, mais uma vez um grande obrigado.

Deixe o seu comentário e diga-nos o que achou do novo layout. Queremos saber a sua opinião, receber as suas críticas ou também as suas indicações caso encontre algum erro.

Abraço e desfrute do nosso novo template!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link