Sabe aquela descrição, título ou imagem que você editava na hora de publicar um link no Facebook? Pois é, isso já não será mais possível de ser feito. Ou seja: a informação que o link “puxar” é a que vai ficar disponível no compartilhamento do Facebook.
Mas não pense que o Facebook fez isso apenas para tornar a sua vida um pouco mais complicada. Na verdade, o objetivo dessa nova medida é combater as tão temidas Fake News, que durante os últimos anos têm causado tanta polêmica no Facebook. O que muitos usuários faziam era editar a informação para tornarem a notícia mais propensa a receber cliques, mesmo que o próprio conteúdo dentro da notícia não tivesse muita relação com o título.
O grande problema é que a maioria dos usuários compartilha notícias logo após ler o título, sem sequer ler o texto, o que gerava um grande fluxo de chamadas falsas para as matérias, principalmente as de caráter político.
Como funcionava antes
Na hora de publicar um conteúdo, o Facebook permitia que você trocasse praticamente toda a informação. Veja:
Porém, agora quando tento editar algo num link (no meu perfil, por exemplo) já não consigo. Veja:
Quando isso será feito e o que significa para você?
Pelo que li em alguns artigos, a data limite para isso acontecer seria o dia 17 de julho, mas na data da publicação deste artigo (dia 18) ainda consigo fazer a edição nos links da minha página (mas já não no meu perfil e em grupos).
No texto em que informa sobre esta mudança, o Facebook garante que “estão trabalhando” para que produtores de conteúdo possam continuar editando suas informações, mas de um outro jeito que não o atual. Porém, não anunciaram nem como nem quando iriam fazer isso.
Se você produz conteúdo e quiser editar o título, a descrição ou a chamada, poderá sempre fazê-lo através das metas tags do Open Graph. Um jeito um pouco menos simples, mas que funciona caso tenha sido você quem publicou o conteúdo no site.
Um primeiro passo…
Na verdade, esta não é a solução para o fim das Fake News. Esse é um problema bem mais profundo que não será resolvido com apenas uma medida. Porém, já vai dificultar bastante a vida de quem altera conteúdo só para fortalecer o seu ponto de vista. Cabe a nós, usuários da plataforma, tornarmos ela num local cada vez mais repleto de informação relevante e verdadeira. Eliminar as Fake News depende muito mais de nós do que de medidas técnicas que o Facebook possa fornecer ou eliminar.