Eventos 18/07/2017

Aviso: Já não será possível editar título, descrição e imagem dos links no Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Sabe aquela descrição, título ou imagem que você editava na hora de publicar um link no Facebook? Pois é, isso já não será mais possível de ser feito. Ou seja: a informação que o link “puxar” é a que vai ficar disponível no compartilhamento do Facebook.

Mas não pense que o Facebook fez isso apenas para tornar a sua vida um pouco mais complicada. Na verdade, o objetivo dessa nova medida é combater as tão temidas Fake News, que durante os últimos anos têm causado tanta polêmica no Facebook. O que muitos usuários faziam era editar a informação para tornarem a notícia mais propensa a receber cliques, mesmo que o próprio conteúdo dentro da notícia não tivesse muita relação com o título.

O grande problema é que a maioria dos usuários compartilha notícias logo após ler o título, sem sequer ler o texto, o que gerava um grande fluxo de chamadas falsas para as matérias, principalmente as de caráter político.

Como funcionava antes

Na hora de publicar um conteúdo, o Facebook permitia que você trocasse praticamente toda a informação. Veja:

Porém, agora quando tento editar algo num link (no meu perfil, por exemplo) já não consigo. Veja:

edição do conteúdo no Facebook

Quando isso será feito e o que significa para você?

Pelo que li em alguns artigos, a data limite para isso acontecer seria o dia 17 de julho, mas na data da publicação deste artigo (dia 18) ainda consigo fazer a edição nos links da minha página (mas já não no meu perfil e em grupos).

No texto em que informa sobre esta mudança, o Facebook garante que “estão trabalhando” para que produtores de conteúdo possam continuar editando suas informações, mas de um outro jeito que não o atual. Porém, não anunciaram nem como nem quando iriam fazer isso.

Se você produz conteúdo e quiser editar o título, a descrição ou a chamada, poderá sempre fazê-lo através das metas tags do Open Graph. Um jeito um pouco menos simples, mas que funciona caso tenha sido você quem publicou o conteúdo no site.

Um primeiro passo…

Na verdade, esta não é a solução para o fim das Fake News. Esse é um problema bem mais profundo que não será resolvido com apenas uma medida. Porém, já vai dificultar bastante a vida de quem altera conteúdo só para fortalecer o seu ponto de vista. Cabe a nós, usuários da plataforma, tornarmos ela num local cada vez mais repleto de informação relevante e verdadeira. Eliminar as Fake News depende muito mais de nós do que de medidas técnicas que o Facebook possa fornecer ou eliminar.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link