Instagram 30/01/2020

11 maneiras de aumentar engajamento no Instagram 2020

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Os anos passam, mas as velhas desculpas para deixar de aumentar engajamento no Instagram em 2020 nunca mudam.

É você quem perde ao deixar seu conteúdo de lado ou impedir que o seu próprio negócio cresça em uma das redes sociais de maior engajamento no mundo.

Meu papel aqui é te ajudar a virar a chave, então se você está procurando maneiras de aumentar engajamento no Instagram em 2020, você acabou de encontrar.

Nos próximos parágrafos, você encontrará mais de 10 maneiras de aumentar engajamento no Instagram no ano que chegou.

Por isso, pegue já o seu bloco de anotações e comece já a colocar em prática todas as dicas que vou deixar ao longo desse artigo.

Confira abaixo!

1. Agende suas Instagram Stories para os horários de pico

Não existe um horário perfeito para todos os perfis. Dependendo do seu público e o seu nicho, isso pode mudar. Em minha experiência, os três melhores horários são de manhã, durante o almoço e à noite.

Por isso, você pode começar testando esses três horários e ir ajustando conforme seus seguidores respondem aos seus conteúdos.

O Instagram não tem uma ferramenta nativa para agendar Instagram Stories, apenas nos posts do feed. Por isso, você deverá recorrer aos aplicativos externos para conseguir programar posts no Stories do Instagram.

Nesse caso, a ferramenta que recomendo é o Bume, um gerenciador completo para o seu perfil. Nele, é possível agendar posts tanto no feed quanto nos Stories, gerenciar comentários e mensagens no Direct e gerar relatórios no Instagram, entre diversas outras funções.

O Bume oferece 5 dias de testes GRÁTIS de todas as suas funcionalidades. Basta apenas se cadastrar no link agora para começar a testá-lo!

aumentar-engajamento-instagram-bume

2. Use os adesivos do Instagram Stories para começar conversas

Os adesivos dos Stories são excelentes ferramentas para aumentar engajamento no Instagram em 2020. Boa parte deles foi lançada nos últimos anos e permite que os seus seguidores te enviem perguntas ou responda a enquetes.

O adesivo de perguntas, por exemplo, é um dos melhores para isso. Cada questão enviada por um seguidor pode se tornar outro post, multiplicando seu conteúdo e seu engajamento.

Por isso, não saia sem conferir esses guias ensinando como fazer perguntas no Instagram e como criar uma enquete no Instagram Stories!

perguntas

3. Teste e analise novos tipos de conteúdo

Aumentar engajamento no Instagram em 2020 – e em qualquer ano, para ser sincero – não depende apenas de fórmulas prontas. Afinal de contas, muitos conteúdos que viralizam na internet foram feitos de maneira espontânea ou resultados de alguma experimentação.

Por isso, se você teve uma nova ideia de conteúdo que fuja ao convencional, não tenha medo de testá-la. Crie a publicação e analise se ela está gerando engajamento. Teste diferentes abordagens nas legendas, criar memes, testar infográficos e até adesivos que costumam ser menos populares do que citei no item anterior.

Antes de você sair do texto e começar a programar as publicações, vale aqui um lembrete: sempre analise o resultado dos seus experimentos.

Dessa maneira, você pode descobrir o que ressoa com a sua audiência e dá certo e o que não interessa muito. Em seu plano de conteúdo do Instagram, lembre-se de deixar um espaço para a experimentação.

4. Faça posts divertidos!

Por mais educativo que seja o seu perfil, não esqueça de entreter os seus seguidores! Informações úteis são o suficiente para captar a atenção de quem procura aprender mais. Já a diversão que você proporciona é o que pode te tornar único ou capturar totalmente a atenção de quem acessou seu post sem muito interesse.

Lembre-se que o fenômeno TikTok tem dominado os rankings de download das lojas de aplicativo por permitir aos seus usuários publicar conteúdos muito divertidos!

5. Encoraja compartilhamento em suas Stories do Instagram

Sua audiência pode repostar os Stories que coloca no seu Instagram e essa é uma das melhores maneiras de aumentar engajamento no Instagram em 2020.

Cada compartilhamento leva seu conteúdo a outros usuários, que podem se tornar seus seguidores no Instagram. Tudo isso sem precisar fazer nenhum esforço adicional!

Para alcançar essa “proeza”, é necessário ter um bom entendimento sobre quais são as necessidades, desejos ou dores do seu público. Dessa maneira, terá uma noção melhor de como criar conteúdo que se conecte a ele e o encoraja a compartilhar em seu perfil.

6. Abra as portas da sua marca e do seu negócio

Conteúdo autêntico continua sendo o que os usuários buscam em redes como o Instagram. Por isso, não tenha vergonha de abrir as portas do seu negócio para o seu público.

Posts feitos com autenticidade têm maior probabilidade de criar uma forte conexão com os seus seguidores. Se tentar replicar a maneira de transmitir conteúdo de outro influenciador, por exemplo, o público notará que está tentando copiar um estilo só porque ele deu certo para outra pessoa.

Lembre-se: não existe ninguém no mundo como você. É isso que o seu público quer ver quando você publica conteúdo.

Se estiver com falta de ideias para colocar essa dica em prática, confira esse artigo te ensinando como ter ideias de posts para ter engajamento no Instagram.

7. Crie legendas mais longas

Um detalhe que passa despercebido por quem está começando a montar um perfil de negócios no Instagram é que o algoritmo da rede social também considera o tempo que alguém fica em seu post.

Ou seja, quanto mais tempo alguém visualizar o que publicou, maiores são as chances de aparecer no feed de outros seguidores. Qual é a melhor maneira de fazer isso?

Dedicando tempo e esforço para criar legendas mais longas, porém interessantes. Capture a atenção dos seus seguidores com legendas longas, mas cuide para que esteja contando uma história cativante, que realmente o mantenha interessado em seu post.

8. Compartilhe dados que sua audiência vai amar

Sua audiência ama dados e informações sobre o assunto que aborda. Uma fórmula certa para aumentar engajamento no Instagram em 2020 é compartilhá-los com seus seguidores, como pode ver no post abaixo.

aumentar-engajamento-instagram-dados

Isso também pode ser feito por meio de infográficos, sequências de Stories ou vídeos demonstrativos. Interessa ao seu público saber o quanto o seu mercado cresceu no ano que passou? Compartilhe essa informação com ele!

Gerencia um aplicativo ou serviço de streaming? Mostre ao seu público o tempo médio de permanência ou crie uma solução personalizada para cada um!

9. Crie mais conteúdo em vídeo para o seu mosaico do Instagram

Apesar de sua estreia cheia de trancos e barrancos, o IGTV foi impulsionado consideravelmente em 2019 após permitir prévias que aparecessem no feed. Isso fez com que o consumo de vídeo aumentasse consideravelmente ao longo do ano.

Além disso, vídeos que cria para o IGTV são maiores em seu mosaico do Instagram, além de ganhar um botão no começo da sua fila com suas capas de destaque no Instagram.

Outra dica interessante a considerar para quem busca usar o IGTV para aumentar engajamento no Instagram em 2020 é que os vídeos costumam ser quatro vezes maiores na aba de exploração da plataforma.

Quer criar vídeos para Instagram em 2020? Então veja esse guia completo com 40 ferramentas para criar imagens e vídeos!

10. Crie conteúdo “salvável” no seu feed

Apesar de os comentários serem essenciais para aumentar engajamento no Instagram em 2020, existe outro botão do feed que também se tornou muito importante nos últimos anos. É o botão de salvar post no Instagram, que tem o formato de uma bandeira e fica à direita dos botões em um post do feed.

O que significa esse botão? Que o seu post é útil e o usuário tem a intenção de consultá-lo depois. Por isso, o Instagram também entende que está compartilhando um bom conteúdo. Por isso, essa publicação deve aparecer em mais feeds na plataforma.

Agora, como criar um post que encoraje seus seguidores a salvá-los?

Pense em conteúdo que seja importante e gere valor para a sua audiência, de maneira que eles acreditem ser uma boa ideia salvar a publicação para usá-la futuramente. O post pode ser um infográfico, um conjunto de dicas e até um meme.

Além disso, você pode ajudar seus seguidores a lembrar de salvarem o post, bastando que coloque uma chamada para ação. Dessa maneira, você aumenta as chances do seu post ser salvo em outros perfis.

11. Aprenda a usar as hashtags!

As hashtags do Instagram são os pilares de qualquer estratégia de conteúdo no Instagram e isso não mudou nessa década que está chegando. Aprender sobre as hashtags continua essencial.

O problema é: como descobrir qual hashtag está trazendo mais usuários para os meus posts no Insta? A primeira dica que posso te dar é começar por categorizando suas hashtags. Crie blocos de hashtags para testar em suas publicações.

O segundo passo é acessar o Analytics do Instagram para medir o engajamento do seu Instagram. Agora, escolha uma das publicações que está a testar as hashtags.

Em seguida, deslize até a seção Descoberta. Nela, você poderá ver de onde vieram as impressões do seu post. Ou seja, por qual ferramenta sua publicação foi mostrada para um usuário. Nessa tela, você conseguirá descobrir quantos dos usuários visualizaram a sua publicação por conta das hashtags.

Preparado para aumentar engajamento no Instagram em 2020?

Com essas dicas, você tem tudo para aumentar engajamento no Instagram em 2020! Que tal parar de pensar na falta de tempo que você tem para criar conteúdo e começar já a produzir seus posts com essas dicas em mente?

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.