Facebook para iniciantes 31/08/2017

5 atualizações do Facebook na última semana

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Não há uma semana sem que o Facebook ou as redes sociais sob sua alçada – WhatsApp, Messenger e Instagram – faça novos testes e atualizações. O final de agosto não poderia ser diferente e uma série de pequenos anúncios e testes de mais funções foram reveladas durante a semana. Para manter você atualizado(a), trouxe as 5 principais atualizações do Facebook em uma lista para que saiba o que a rede de Zuckerberg e companhia está testando para trazer aos usuários.

Dica: A maior revelação de agosto para o Facebook foi o Watch, serviço que pretende desbancar até mesmo a TV! Saiba tudo sobre ele nesse texto que publiquei no início do mês.

1. Mais facilidade para encontrar amigos de colégio, trabalho ou universidade

Como mostrado no filme A Rede Social, o principal motivo para a criação do Facebook era criar uma rede entre os alunos da universidade de seus criadores. Foi dessa maneira que a rede social conquistou o mundo – chegando a desbancar o próprio Orkut no Brasil e o MySpace nos Estados Unidos – e permitiu aos usuários encontrar amigos antigos de colégio ou colegas de trabalho, entre outros.

A primeira das atualizações do Facebook na semana permitirá encontrar essas pessoas com mais facilidade. Basta acessar seu perfil no aplicativo mobile – a funcionalidade não está disponível na versão para desktop – e tocar em algum dos locais que trabalhou ou estudou.

link-perfil

Em seguida, a lista de pessoas que também trabalham ou trabalharam nesse local será mostrada, possibilitando que veja seus perfis ou as adicione em sua rede.

amigos-universidade-facebook

2. Contatos verificados no WhatsApp

Revelado pelo The Verge, o WhatsApp está testando o uso de contatos verificados, similar às Fan Pages verificadas do Facebook. Essas páginas carregarão um ícone verde consigo, mostrando que a empresa com a qual está falando é legítima e não uma tentativa de golpe. A funcionalidade ainda está em testes com um número bastante limitado de companhias.

Algumas diferenças entre conversar com um contato normal e uma empresa verificada já foram anunciadas. A primeira delas é a cor do balão de conversas, que estará em cor amarela. A segunda é que as mensagens trocadas entre um usuário e um contato verificado não podem ser apagadas, obrigando a ambos que mantenham o registro da conversa na íntegra.

atualizacoes-facebook-whatsapp

Em conjunto com a possibilidade de incluir textos em fundo colorido e links nos Status do WhatsApp, a novidade aponta o grande esforço que o Facebook vem fazendo em tornar seu mensageiro uma plataforma cada vez mais preparada para atender diferentes tipos de empresas. No Brasil, o WhatsApp está instalado em mais celulares que o próprio Facebook e o app já bateu a marca de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo.

3. Top Live no iOS

A terceira das principais atualizações do Facebook na última semana está sendo disponibilizada a alguns usuários do iPhone e iPad. Uma nova opção no menu do aplicativo permitirá saber quais são as melhores lives sendo transmitidas no momento.

videos-ao-vivo-mais-relevantes-facebook

Ainda não foi revelado qual algoritmo o Facebook está aplicando para determinar quais são as lives mais “tops” de seu aplicativo, mas estima-se que mais detalhes serão revelados à medida que os testes avançam e são disponibilizados para outros sistemas.

Dica: Conheça os 8 melhores aplicativos para fazer lives no Facebook!

4. Facebook TV

Ainda seguindo na onda do Watch, o Facebook revelou diversos novos programas televisivos que serão exclusivos de sua plataforma. Os estilos parecem que irão agradar a todos os gostos, com conteúdo publicado por páginas famosas como a TasteMade – uma das Fan Pages de culinária mais acessadas no Facebook – e shows com conselhos sobre relacionamentos, saúde e viagens. Até mesmo um show que trará celebridades lendo suas páginas na Wikipédia fará parte da programação.

watch-facebook

O site Digiday revelou que cerca de 30 produtoras já assinaram contratos com o Facebook para trazer programas ao Facebook Watch, entre eles canais conhecidos como o The National Geographic Channel. A página também divulgou que a rede social está pagando cerca de dez à quarenta mil dólares por episódios desses tipos de shows, que terão duração de quatro à dez minutos.

5. Efeitos de câmera em eventos

Fechando a lista de testes e atualizações do Facebook, encontrei possivelmente o mais estranho deles. Algumas páginas de evento estão se deparando com um botão chamado Use Camera Effects (use efeitos de câmera, em inglês). Aparentemente, será possível criar vídeos com as máscaras e filtros já usados nos Stories do Facebook para promover interação entre os participantes. Porém, ainda não foi revelado o motivo do botão ter aparecido ou qual será sua função.

efeitos-camera-evento-facebook

Aprenda mais sobre o Facebook e redes sociais:

Via: Social Media Today
Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link