Facebook Avançado 27/02/2018

Novas ferramentas para seu negócio na atualização do Messenger

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Facebook anunciou sua nova atualização para o Facebook Messenger. A edição 2.2 trouxe melhorias e foi marcada pela possibilidade de permitir avaliações na forma de comentários. Pouco mais de três meses depois, o Facebook trouxe novas ferramentas para chatbots com o lançamento da versão 2.3, anunciada em seu blog oficial.

O foco do anúncio está nas novas ferramentas para facilitar a comunicação entre empresas e usuários. Elas passarão a possibilitar que usuários enviem suas informações de contato para empresas de forma mais ágil, mais opções de customização do plugin de chat e duas novas métricas para analisar sua performance no aplicativo. Confira a lista completa de anúncios sobre as ferramentas para chatbots nos parágrafos seguintes.

Leia também: Portugal e Brasil: 12 melhores eventos de marketing digital em 2018

Modelo de resposta com informações de contato

O Messenger pode ser configurado de tal maneira que, quando está falando com um usuário, possa ter respostas prontas para auxiliá-lo de forma mais rápida. Essa funcionalidade foi expandida e permitirá aos usuários enviarem suas informações de contato com apenas um clique.

ferramentas-para-chatbots-contato

Isso significa que poderá configurar um botão no seu messenger para que um visitante o envie seu email ou número de telefone, por exemplo. Por isso, se um negócio pergunta por alguma informação de contato, um botão automático vai aparecer para o usuário forneça rapidamente o telefone ou o email.

Quando um usuário tiver mais de um email ou número vinculado à sua conta de Facebook, o messenger enviará mais uma mensagem com botões pedindo-o para selecionar qual deles irá oferecer à empresa.

Mais ferramentas e opções de customização do chat

O segundo anúncio é o aumento nas opções de customizações da janela de chat, que antes permitia apenas configurar a mensagem de saudação e sua respectiva cor. Customizar sua janela também se tornará mais fácil com a atualização, que traz uma ferramenta que o guia passo a passo enquanto faz a personalização do chat da sua Fan Page.

As notificações que os usuários receberão de Fan Pages também foi alterada, mostrando um pequeno círculo vermelho na parte inferior do ícone do Messenger. Um som também tocará e o título da conversa será alterado para mostrar que há novas mensagens. Também foi anunciado que o menu persistente de seus chats no Messenger agora também poderão ser usado pelos visitantes, facilitando o acesso deles à sua conversa.

ferramentas-para-chatbots-menu

Outras melhorias da atualização do Messenger

Duas novas etiquetas foram incluídas para usar em suas conversas no Facebook Messenger. A primeira delas é a COMMUNITY_ALERT, que serve para alertar seus amigos e pessoas próximas de seu local de algum evento alarmante, como uma catástrofe ambiental que está para se aproximar.

A segunda se chama CONFIRMED_EVENT_REMINDER, usada para o lembrar de enviar mensagem a usuários que confirmaram presença em algum evento próximo. A etiqueta destinada a resoluções de conflitos – ISSUE_RESOLUTION – ganhou mais opções que pode incluir nas respostas automáticas.

ferramentas-para-chatbots-etiquetas

Duas novas métricas foram lançadas para o Analytics do Messenger. Uma mostra quantas conversas entre sua Fan Page e visitantes ainda estão abertas e a outra revela o número de conversas novas criadas por usuários que nunca haviam contatado sua página antes.

Saiba mais sobre o Messenger, Facebook e mídias sociais no blog:

Novas ferramentas facilitarão captação de leads

A melhor novidade da nova versão do Messenger é a maior facilidade que gestores de Fan Pages terão em captar leads para usar com suas estratégias de email marketing ou para anunciar no WhatsApp, já que um usuário que esteja conversando com você não precisará mais pensar em qual email ou número de telefone enviar e nem mesmo digitar o respectivo endereço ou número.

De resto, as novas ferramentas para chatbots do Messenger também irão ampliar as possibilidades de customização e mais maneiras de organizar o chat e analisar o número de contatos que tem recebido pelo aplicativo, embora não exista nenhuma grande revelação. A atualização do Messenger está sendo enviada para as lojas de apps da Google e Apple e devem em breve estar disponíveis. Enquanto isso, clique no link e saiba tudo sobre como usar os chatbots para negócios!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens poderosas para anúncios pagos nas redes sociais!

close-link