Facebook para iniciantes 06/12/2012

As imagens no Facebook continuam a ser importantes?

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Recentemente, o Facebook fez uma alteração no seu algoritmo, deixando as imagens com menos impacto. Quem gere páginas de fãs certamente sentiu essa queda. Ainda não foram avançados números oficiais, mas estima-se que as imagens estejam a ficar com metade do alcance que tinham anteriormente. Uma grande queda quando falamos de páginas com milhares ou até milhões de fãs, tendo um impacto direto no negócio de muitas empresas que conseguem algumas vendas através da sua Fan Page. Mas esta queda não afetou apenas as imagens. Os links também foram bastante penalizados e é raro um link (a não ser que seja muito partilhado e comentado) chegar a 20% da audiência. Estas alterações pioram ainda mais a situação de quem gerava muito tráfego para o seu negócio através desta rede social.

Apesar das quedas das imagens e dos links, uma gênero de publicação ficou a ganhar muito com esta alteração: as publicações única e exclusivamente de texto. Para perceber isso, basta analisar o engajamento que conseguimos com duas publicações, que foram publicadas com duas horas de diferença cada uma:

Facebook imagens

Sem promover qualquer uma delas, tivemos diferenças enormes em termos de partilhas (a da esquerda teve 108 enquanto a da direita não teve qualquer partilha) e estiveram um número semelhante de comentários. Contudo, um dado salta à vista: ambas foram vistas por quase 4 mil dos nossos fãs, conseguindo desta forma um engajamento de 33% dos quase 14 mil fãs que temos, o que é algo muito positivo. Então, porque razão a da direita não foi muito mais vista do que a da segunda? A explicação resume-se a apenas um fator: a da direita tinha apenas texto e a da esquerda era uma mistura de texto com imagem. Por essa razão, uma chegou a mais pessoas do que a outra.

AS IMAGENS NO FACEBOOK JÁ NÃO SÃO NECESSÁRIAS?

Respondendo a esta questão e também à do título, seria injusto afirmar que as imagens já não são tão relevantes como antes. De fato, apesar das imagens terem um engajamento menor, elas continuam a ser muito importantes por causa do número de partilhas. Voltando novamente ao exemplo acima, a imagem da esquerda foi muito mais importante para o crescimento da minha Fan Page do que o texto. Todos sabemos que as partilhas têm um poder de angariar mais fãs, algo que é praticamente impossível com textos, pelo mesmo com a mesma facilidade. Portanto, neste momento podemos afirmar que o texto serve para melhorar a interação com os seus fãs enquanto que as imagens são importantes para fazer crescer a Fan Page. Sem imagens não existem mais fãs mas também com pouco engajamento ninguém vê imagens.

Mas porque razão o Facebook fez tudo isto? Estas alterações devem-se, principalmente, à questão dos posts patrocinados. Agora, caso um gestor da página pretenda ter maior impacto nas suas publicações, terá preferencialmente de pagar. O que antes de conseguia de forma gratuita, agora acaba por ter alguns custos. É isso mesmo que o leitor está pensando. Primeiro o Facebook mostrou o quanto ele pode ajudar no seu negócio, agora ele quer ganhar algum com isso. Se será justo ou não deixo a resposta para o leitor, mas não podemos esquecer que o Facebook é um negócio e ele mesmo precisa de fazer dinheiro e de agradar aos seus investidores.

Mas agora que o leitor já tem conhecimento desta alteração, chegou o momento de encontrar algumas soluções para esse problema. No fundo, será sempre preciso um pouco mais de criatividade e estratégia. Confira algumas dicas:

DEFINA UMA ESTRATÉGIA

Com a exigência redobrada, as Fan Pages acabam por obrigar a uma melhor estratégia e definição de metas. Se antigamente bastava publicar imagens que elas acabariam por ser compartilhadas, hoje não é bem assim. É necessário alterar imagens com textos e links e ainda por cima saber aproveitar as melhores horas para publicar. Aqui vão alguns conselhos que deve seguir:

  • Nunca publique com menos de duas horas de diferença entre cada post. Menos tempo do que isso é um autêntico suicídio, pois o segundo post será sempre menos visto do que o primeiro (a não ser que consiga um bom número de compartilhamentos e comentários). Isto acontece porque ele acaba por ser considerado como SPAM pelo Facebook.
  • Alterne textos, imagens e produtos do seu negócio. Se compartilhar sempre de duas em duas horas, haverá sempre espaço para conseguir alternar todas estas formas. Se quiser saber com que frequência deve fazê-lo, aconselho que dê uma leitura no nosso artigo sobre como melhorar o engajamento dos seus fãs no Facebook.
  • Aproveite as horas de melhor performance para postar as suas melhores imagens. Ao trabalhar de forma organizada, certamente terá algumas imagens de “reserva”, prontas a serem publicadas nos melhores horários. Para saber qual a melhor hora, considere olhar para o seu chat e ver o número de pessoas on-line. É uma forma eficaz.

CRIATIVIDADE ACIMA DE TUDO

Quando as dificuldades aumentam, a criatividade deve ser sempre uma arma a ter em conta. E se antes era importante ser diferente nas imagens, nos textos é ainda mais determinante. Como podem ver na imagem acima, postamos uma pergunta que gerou vários comentários. Para que entenda, vamos desmascarar alguns conceitos utilizados nesta frase:

  • Falamos sobre algo que todos os freelancer utilizam
  • Perguntamos algo muito básico, de forma a que não gerasse dúvidas
  • É algo utilizado no dia-a-dia, pelo que dificilmente as pessoas não poderiam ter resposta
  • Demos um exemplo de resposta, dissipando mais uma vez qualquer dúvida
  • Postamos numa hora em que muitas pessoas que curtem a nossa página estão on-line

Isso não quer dizer que você, tenha propriamente, de seguir estas quatro regras. Tudo depende da sua imaginação e acima de tudo, se o conteúdo está diretamente relacionado com o seu público.

A REGRA DOS 70 – 20 – 10

Já falamos sobre essa regra aqui no blog mas ela ganha ainda mais sentido a partir do momento em que as imagens perdem poder. Como referimos, cada página deve publicar em média 70% de conteúdos com o intuito da sua página ser partilhada, 20% do conteúdo deve ser destinado a vender algum produto e os outros 10 podem ser conteúdos que também considere relevante proveniente de outras páginas ou até mesmo links. No entanto, queria que agora se focasse apenas nos 20%. Com menos engajamento, é normal que a publicação dos seus produtos ou serviço tenham menos impacto. Então, o que fazer? Neste caso, os posts patrocinados funcionam de uma forma bastante eficaz. No caso da nossa página, por 20 reais, conseguimos chegar a 14 mil pessoas. Isso é muito ou pouco? Depende. No nosso caso, basta que seja feita uma venda do nosso ebook Ser Freelancer para que o investimento tenha sido recompensado. Além disso, cada vez que você faz um post patrocinado e um fã clica nesse anúncio, ele automaticamente gera outra publicidade na lateral para que os amigos desse fã vejam que ele curtiu o post. Atenção que esta opção aparece mesmo que você não tenha acionado a opção “adquirir post patrocinado para fãs e amigos de fãs”.

CONCLUSÃO

Que o Facebook alterou o EdgeRank parece claro. Agora cabe ao gestor de cada página conseguir verificar até que ponto essa mudança está alterando a performance da sua página. Agora, o segredo passa muito por equilibrar as partilhas de imagens com algumas (mas eficazes) partilhas somente de texto. Só assim, conseguirá manter o engajamento acima dos 20%. No entanto, as imagens estão longe de ser algo dispensável. Elas continuam a ser a melhor fonte de angariação de novos fãs e aconselho vivamente que o leitor continue a utilizá-las para ganhar mais fãs para a sua página. Se quiser saber um pouco mais sobre o Facebook e a forma de conseguir mais fãs, aconselho que dê uma olhada nestes artigos:

Curiosidade: Existe um rumor de que o Facebook possa definitivamente retirar as páginas de fãs do feed de notícias e passá-las apenas para o separador lateral que está dedicado às páginas. No feed de notícias, ficariam apenas os posts patrocinados. Tudo isso não passam de rumores, mas cabe a nós esperar (e desesperar) por novidades.

E vocês leitores, têm sentido esta queda? Que técnicas têm utilizado para resolver o problema?

Abraço e até já!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link