Marketing Digital 21/11/2013

As 7 estratégias fundamentais para quem quer iniciar a carreira de freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Para quem acompanha o nosso blog certamente verificou que durante os últimos meses temos criado várias palestra online. Estas mesmas palestras têm como foco dar uma atenção mais personalizada a todos aqueles que querem aprender um pouco mais. Os nossos artigos ajudam é verdade, mas a interação e a pedagogia transmitidas nestas palestras têm resultados infinitamente superiores. Já foi assim com a palestra Facebook para Negócios e será assim na próxima semana com a palestra sobre gestão de clientes para freelancers. Agora temos também disponível, a nossa palestra Como iniciar a carreira de freelancer. São mais de duas horas de conteúdo muito prático, didático e acima de tudo, único. Se estiver interessado em adquirir a palestra, clique aqui.

Mas qual a relação destas palestras com o nosso post com as 7 estratégias fundamentais para quem quer começar a carreira de freela? A ligação está relacionada com aquilo que ensinamos na palestra, a qual dividimos em 7 pontos, todos eles fundamentais para um profissional autônomo ser bem sucedido nos seus primeiros meses. Vamos analisar sucintamente cada um deles. Confira!

1. Vantagens e desvantagens de trabalhar como freelancer

Se você está pensando em iniciar a carreira de freelancer, fique sabendo que ela traz vários benefícios. Mais tempo livre, maior possibilidade de aumentar os rendimentos e um crescimento exponencial na carreira. Não sou eu que digo isto, mas sim os vários estudos que indico ao longo do primeiro capítulo da palestra.

Algumas das vantagens enumeras nos estudos:

  • Maior liberdade
  • Maior rentabilidade
  • Melhor equilíbrio
  • Controle financeiro sobre a carreira
  • Maior evolução pessoal

Algumas das desvantagens enumeradas:

  • Dificuldades em conseguir clientes
  • Menor sensação de segurança
  • Dificuldade na organização
  • Dificuldade em dar os primeiros passos

Obviamente durante o palestra analisei cada ponto destes e explique o porquê de muitos considerarem como vantagens e desvantagens.

2. Como começar

inicio da carreira de freela

Como vimos acima, esta é uma das maiores dificuldades de quem começa a carreira de freela, e por isso este foi um dos pontos que expliquei com maior rigor. Muitos aspirantes a freelancers questionam o que devem fazer para começar, por onde começar ou até mesmo quais são os primeiros passos. Tudo isso eu explico de uma forma simples e prática.

Para que não restassem dúvidas, todas as possibilidades foram analisadas, tais como:

  • Como começar quando perde o emprego.
  • Como começar a carreira de freelancer quando ainda não tem experiência.
  • Como iniciar o trabalho de freelancer em regime de part-time.
  • Como iniciar a carreira de freelancer quando o profissional se demite e quer começar a sua carreira de autônomo do zero.

Todas foram analisadas, explicando as vantagens e desvantagens de cada uma.

3. Como fazer a gestão financeira

O dinheiro é um dos pormenores que mais preocupa quem está iniciando a carreira de freelancer. Como organizar as finanças? Como não chegar ao final do mês sem dinheiro? Como conseguir sobreviver naqueles períodos com menos clientes? Tudo isso foi explicado neste ponto.

Outro dos pormenores que falo durante a palestra são as estratégias que o freelancer deve utilizar na hora de investir o seu dinheiro, conseguindo, assim, fazer o seu negócio crescer de uma forma saudável e com uma boa visão do futuro.

Palestra Como Iniciar a carreira de freelancer

4. Dicas para trabalhar de forma legalizada

Este é um dos temas que mais preocupa os freelancers: como trabalhar de forme legalizada? Muitos profissionais trabalham sem pagarem os seus impostos, mas todos sabemos que mais tarde ou mais cedo isso acabará por gerar problemas (alguns até bastante graves).

Durante a palestra indico as três principais opções que o freelancer pode ter e como poderá utilizar cada uma delas, tendo como base a sua atual situação no mercado. Se você está procurando oficializar o seu negócio, este capítulo será muito importante.

5. Clientes: como conseguir

Uma das maiores dificuldades de quem começar a carreira de freela é conseguir clientes. Muitos são aqueles que começam por sites de emprego, concorrendo a várias propostas todos os dias. Mas será essa a melhor opção? Na nossa palestra você verá que essa é apenas uma das muitas opções e que existem outras que até acabam por gerarem melhores resultados.

Além disso ainda explico algumas estratégias para conseguir bons relacionamentos com clientes, como cumprir prazos e até como apresentar propostas eficientes para esses mesmos clientes.

6. Produtividade

produtividade para freelancers

Quem acompanha o blog sabe o quanto eu gosto de produtividade e quanto estudo sobre este tema. Durante a palestra ensino vários conceitos, entre os quais:

  • Como definir um bom local de trabalho.
  • Estratégias para criar listas e ser mais produtivo.
  • Como definir o seu horário.
  • Dicas para uma boa gestão do email.
  • Estratégias para manter o ambiente de trabalho organizado.
  • A regra dos “2 vezes 2”.
  • Como manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
  • Que ferramentas utilizar.
  • Como ser monotarefa e aumentar a sua produtividade.
  • Dicas para fazer uma revisão constante do seu trabalho.

Na palestra partilho, ainda, vários estudos que vão ajudar você a compreender melhor cada conceito.

7. Resumo de tudo

Todas estas estratégias são eficientes, mas elas não funcionam corretamente se não existir uma interligação entre elas. De nada vale você ser produtivo se não tiver uma boa gestão financeira. Ou ter clientes e não trabalhar de forma legalizada. Neste último ponto, o meu principal objetivo foi juntar todos os pontos e explicar como todos eles funcionam em conjunto.

A opinião dos participantes

Tudo o que eu estive explicando anteriormente de nada vale se eu não mudar a vida de quem assistiu à palestra. Por isso, no final pedi vários testemunhos aos participantes e veja o que eles disseram…

“Eu já tentei trabalhar como Freelancer mas tive alguns problemas com clientes, tanto com os que eu tinha, como para captar novos clientes, mas agora com todas essas dicas eu me sinto mais preparado” (Allan Nogueira Silva)

“Ótima palestra, esclarecedora e direta, tal como todo o conteúdo da Escola Freelancer. Parabéns pelo trabalho e espero mais palestras com assuntos relacionados com a área” (José Ricardo da Silva Junior)

“Luciano até à próxima, e fico acompanhando a Escola Frelancer quando recebo as notícias no meu e-mail. Muito obrigado por esclarecer as nossas vidas de freela!” (Rafael Pinheiro)

“Após ter encerrado minha carreira freelancer, hoje vejo que na época eu não estava preparado, e hoje, depois de assistir a esta palestra, tenho a certeza que tudo vai dar certo” (Carlos Barbosa)

“Muito bacana! É um investimento para a nossa carreira de freelancer. Muito obrigada!” (Debora Pinheiro)

Como disse Philip Kotler “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”

Se você tem gostado dos nossos artigos, se considera que temos partilhado com você estratégias válidas sobre freelancing, você certamente irá gostar da nossa palestra. Clique aqui e invista no seu futuro enquanto freelancer!

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link