Facebook para iniciantes 19/07/2013

As 10 dúvidas mais comuns na gestão de páginas de Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Facebook está a tornar-se uma ferramenta cada vez mais complexa e por isso são muitos os administradores de Fan Pages com dúvidas, problemas ou até questões muito pertinentes sobre como realizar determinadas tarefas. Sem dúvida nenhuma que a rede de Mark Zuckerberg está caminhando para um formato cada vez mais profissional. Antigamente uma simples gestão era suficiente mas hoje em dia ela já exige a contratação de um profissional ou pelo menos o estudo constante por parte do administrador da Fan Page. E essa é uma tarefa que dá muito trabalho, tal como explicamos neste artigo sobre quanto cobrar para gerir as redes sociais.

Mas neste post vamos focar-nos num único ponto: nas dúvidas mais comuns dos usuários. Obviamente que estas dúvidas não são baseadas em qualquer estudo mas sim na minha própria experiência através das trocas de emails com leitores, através das formações que tenho dado ou mesmo por intermédio do feedback que tenho recebido do ebook Facebook para negócios. Acredito que algumas destas questões exploradas no texto já passaram pela sua cabeça, mas se mesmo assim você ainda tem alguma dúvida sobre a gestão de Fan Pages, aproveite e deixe um comentário logo abaixo que dentro do possível tentarei responder à sua pergunta.

1. COMO ALTERAR O NOME DA PÁGINA DO FACEBOOK?

A criação de uma Fan Page é, em alguns casos, vista como uma pequena brincadeira ou então uma tentativa de experimentar algo novo. Mas com o passar do tempo muitos são os usuários que tentam utilizar de forma mais profissional a sua Fan Page. Mas aí surge um problema: o nome! E aí é muito comum vermos nomes como “carrosparavendaemsãopaulo” ou “escoladecomoganharmaisdinheiro” e por aí vai. Porém, essa situação pode ser resolvida facilmente, mas apenas se você tiver menos de 200 curtidas. Caso contrário o nome será impossível de ser alterado!

Em primeiro lugar vá a Editar página e depois clique em Atualizar informações de página.

atualizar informacoes da pagina de facebook

Depois vá logo ao primeiro campo e altere o nome. No nosso caso, como já temos mais de 200 fãs, essa opção está indisponível. Mas quem quiser fazê-lo no final só precisa de clicar em “salvar alterações”.

cancelar configuracoes da páginas de Facebook

2. COMO CRIAR UMA CAMPANHA NO FACEBOOK ADS?

É normal que quem esteja começando a trabalhar com Facebook tenha dificuldades em compreender todo o visual e toda a organização que está por detrás desta rede social. E uma das questões que mais costumo ouvir é: “Como o Facebook faz para ganhar dinheiro?”. Essa é uma dúvida comum mas que reflete bem a pouca percepção que as pessoas têm sobre as Ads no Facebook. Grande parte dos usuários simplesmente não sabe diferenciar um post normal de uma publicidade (o nosso CTR agradece isso!).

Se você se inclui neste grupo e está curioso sobre como criar uma publicidade no Facebook, uma das formas de o fazer é clicar no canto superior direito e selecionar a opção Criar um anúncio.

criar anuncios no Facebook

A partir daí você vai acesso a um painel onde terá vários campos para preencher e são esses mesmos campos que vão ser determinantes para o sucesso da sua publicidade, fazendo com que pague menos por clique. Mas não vamos aprofundar o assunto pois já falamos sobre eles no nosso artigo sobre como divulgar a sua página de fãs no Facebook.

3. COMO FAÇO PARA TRAZER PESSOAS PARA O MEU NEGÓCIO?

Esta dúvida é muito comum e exige uma resposta muito mais alongada do que vou explicar aqui. Existem atualmente várias estratégias que podem encaminhar o fã para o seu negócio. Até porque os fãs do Facebook não se vendem por si só: eles são apenas uma forma de engajar com a sua marca, falar sobre os seus produtos e depois encaminhá-los para a venda. Marcas de cerveja, bolachas ou shampoos não têm qualquer objetivo de venda pelo Facebook, eles apenas falam da sua marca.

Mas se você tem condições comercializar alguns produtos pela internet, considere aplicar algumas destas estratégias:

  • Faça publicidade diretamente para o seu site
  • Partilhe links do seu site na Fan Page e leve as pessoas aos seus produtos
  • Realize promoções de forma a capturar emails e a ter uma boa base de dados para de seguida comercializar produtos
  • Se tiver um espaço físico, faça descontos se o comprador trouxer um determinado desconto disponível no Facebook, por exemplo
  • Promova os seus posts e analise o dinheiro investido vs ganho com o produto
  • Crie tabs para oferecer descontos para quem utilizar determinado cupom,

Estes são apenas algumas formas de levar as pessoas do Facebook para o seu negócio. Obviamente existem muitas mais, mas uma pequena pesquisa pelas melhores páginas do Facebook é suficiente para conseguir novas ideias.

4. COMO INSERIR AS INFORMAÇÕES

Inserir as informações da sua página é extremamente fácil e rápido. Apesar disso, muitas empresas continuam a desprezar uma boa descrição, perdendo assim vários clientes para o seu negócio. Para isso basta dar uma olhada na primeira imagem que temos  neste artigo e clicar no mesmo link (editar página –> atualizar informações). Depois de estar dentro das configurações ainda tem como alterar as configurações, os cargos administrativos, etc.

Quando estiver preenchendo as informações tenha em consideração vários fatores. O primeiro de todos é o pequeno resumo que está logo na entrada da sua Fan Page. Sabia que grande parte dos futuros fãs pesquisam a informação no “sobre” antes de carregarem em curtir na sua página? Uma má descrição será o suficiente para afastar uma boa percentagem de pessoas. O segundo passo é inserir informação na missão da sua empresa, nas informações gerais, etc, de forma a retirar todas as possíveis dúvidas. E claro, não esquecer do contato ou dos links para os seus produtos ou outras redes sociais. Em último lugar, tenha em atenção às palavras-chave que você inserir em todos os campos. Sempre que for falar sobre a sua empresa, insira palavras que estão ligadas ao seu negócio para que a sua página possa ser encontrada pelo próprio Google, trabalhando assim o SEO da sua Fan Page.

5. QUANTOS POSTS DEVO PUBLICAR POR DIA?

Esta é das perguntas mais comuns. Afinal, quantos posts devem ser publicados por dia? A resposta será sempre um redondo “não sei”. Até porque o número de publicações dependem de muitos fatores, entre os quais:

  • Os objetivos da sua Fan Page
  • O seu tipo de negócio
  • O tipo de divulgação que você quer fazer
  • Os seus fãs e as suas suas necessidades

Uma das formas de ter ideia do número ideal de publicações é pelo número de “dislikes” que a sua Fan Page recebe diariamente. Perceba se esse número é elevado se publicar um grande número de publicações e depois vá baixando a quantidade de posts até existir um ponto de equilíbrio. Fãs que deixam de gostar da sua página é algo que vai sempre acontecer, o importante é perceber se esse número está sendo muito elevado. Ou então faça o processo contrário: comece devagar e aos poucos vá subindo. Outro fator importante que você deve ter em conta é a variação desses mesmos posts. Se você alterar entre imagens, texto e vídeos, poderá sempre forçar um pouco mais o número de publicações. Mas independentemente de todos os fatores anteriores, a qualidade das suas postagens deve receber uma atenção especial da sua parte. Porque sem qualidade a sua Fan Page jamais será um sucesso.

6. COMO TRANSFORMAR UMA PÁGINA PESSOAL NUMA FAN PAGE

Com o início do Facebook muitas foram as pessoas que cometeram demasiados erros mas o principal foi mesmo a criação de uma conta pessoal para a empresa em vez da criação da Fan Page. Antes de avançar para a migração da sua Fan Page, tenha em conta estes fatores:

  • Todos os seus amigos serão transformados em fãs. Porém, a transferência desses mesmos fãs pode demorar alguns dias
  • Quando migrar remova todas as páginas que este perfil é administrador e torne outra pessoa administradora dessas páginas. Se não sabe como fazê-lo, preste atenção ao ponto 7
  • Faça um backup de toda a sua informação no Facebook. Se não souber como fazê-lo, preste atenção ao ponto 8
  • Todo o resto do conteúdo será perdido
  • O processo contrário é praticamente irreversível

Agora chegou o momento de fazermos a migração. Em primeiro lugar deve clicar neste link. De seguida, aparecerá uma imagem para você escolher o tipo de negócio que será explorado na sua Fan Page. Preencha todos os campos e terá a sua conta pessoal alterada para uma Fan Page.

7. COMO ACRESCENTAR ADMINISTRADORES NA PÁGINA DE FÃS

É possível que cada Fan Page tenha mais do que um administrador, evitando assim que a página fique sem qualquer atualização se algum dia surgir um determinado problema com um dos administradores. O processo para acrescentar administradores é muito simples. Mais uma vez basta ir à primeira imagem que partilhamos neste post. Depois clique em cargos administrativos.

Agora basta inserir o nome ou o email e adicionar essa pessoa como gerente, criador de conteúdo, moderador, anunciante ou analista de informações. Tal como o próprio nome indica, cada uma destas funções tem objetivos diferentes.

cargos administrativos Facebook

8. COMO FAZER BACKUP DAS SUAS INFORMAÇÕES

Como referimos anteriormente, quando é realizada a migração grande parte das suas informações são perdidas. Daí ser tão importante fazer backup de todos os seus dados. O processo é bastante simples. Primeiro vá às configurações da sua conta como demonstra a imagem abaixo.

definicoes-conta-de-Facebook-compressor

De seguida clique em “baixe uma cópia”. Atenção que as informações transferidas serão publicações, fotos, vídeos, conversas de bate-papo e informações sobre o perfil.

baixar copia da pagina Facebook

Depois de clicar na opção para receber as informações, aparecerá uma imagem como estamos mostrando logo abaixo. Essa informação será encaminhada para o seu email.

baixar informacoes Facebook

9. AGENDAR PUBLICAÇÃO NA PÁGINA DO FACEBOOK

Por mais simples que possa parecer, a verdade é que muitos usuários não sabem como fazer ou simplesmente desconhecem a opção de agendar posts. Ela é muito útil e permite que o administrador publique conteúdo em dias que não possa fazê-lo. Para agendar basta ir à sua Fan Page e começar a publicar um post. Faça um upload de uma foto e verá uma imagem como a que demonstramos abaixo.

agendar publicacao Facebook

Aqui você poderá escolher o ano, o mês, a hora e mesmo os minutos. Depois clique em “programar”. Se quiser ver o que você tem agendado basta ir a Editar página —> usar o registro de atividade. Aí terá todos os seus posts agendados, podendo depois editá-los, alterar a hora, etc.

10. COMO FAÇO PARA GANHAR MAIS FÃS?

Esta é a pergunta de um milhão de dólares: como fazer para conseguir mais fãs no Facebook? Existem atualmente várias formas de ganhar mais fãs para a sua página. A maioria delas falo no ebook Facebook para negócios enquanto outras também explorei no blog. As estratégias vão variar muito conforme o seu negócio e da quantidade de dinheiro que você está disposto a investir. Claro que a Fan Page poderá crescer sem gastar um centavo sequer, mas esse processo torna-se um pouco mais demorado. Para ajudá-lo, vamos partilhar com vocês alguns artigos que podem ser úteis na angariação de fãs:

CONCLUSÃO

Estas são, na minha opinião, as dúvidas mais comuns na gestão de Fan Pages mas se você tiver outro exemplo, por favor deixe um comentário no final do post que ajudaremos assim que possível. Mas agora chegou a sua vez de partilhar um pouco da sua experiência:

  • Tinha dificuldade em alguns destes pontos?

Abraço,

Luciano Larrosa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link