Marketing Digital 02/12/2015

9 artigos que você deve ler se quiser ter sucesso como freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Durante os últimos anos, escrevi centenas de artigos na Escola Freelancer. Neles inclui dicas sobre angariação de clientes, produtividade, legalização do negócio, mídias sociais e até as melhores ferramentas para impulsionar o seu negócio. Foram milhões de leitores e comentários gerados no blog durante os últimos anos.

E como muitos leitores chegam ao blog todos os dias, decidi criar este artigo, reunindo aqueles que são, na minha opinião, os posts fundamentais que qualquer freelancer de sucesso deve ler. Confira a lista abaixo:

1. 20 Exemplo de Portfólios que você vai adorar

Exemplo de portfolio

O que vai encontrar no artigo: “Um profissional que não tenha um portfólio para mostrar aos seus clientes está, à partida, um passo atrás relativamente à concorrência. Se você ainda não tem um portfólio e necessita de alguma inspiração, preste muita atenção às próximas linhas. Trouxemos para você uma lista com alguns dos melhores portfólios da atualidade”

Clique aqui para ler o artigo

2. 30 sites para encontrar trabalho freelancer

O que vai encontrar no artigo: Já há muito tempo que estou pensando em escrever um artigo deste gênero, mas apenas depois de um final-de-semana um pouco diferente é que consegui ficar inspirado o suficiente para conseguir produzir um texto destes. Não que necessitasse de muita criatividade para conseguir fazê-lo, mas sim porque finalmente teria que estar mais sensível para conseguir perceber uma das principais necessidades dos freelancers: conseguir encontrar clientes.”

Clique aqui para ler o artigo

3. Quanto cobrar para fazer a gestão de mídias sociais enquanto freelancer

O que vai encontrar no artigo: “Gerir mídias sociais significa saber trabalhar de forma muito profissional com vários sites ao mesmo tempo: Facebook, Twitter, LinkedIn, Google Plus, Pinterest, Instagram, etc. Apesar de serem semelhantes entre si em alguns aspetos, estas redes sociais têm pormenores que acabam por torná-las bastante diferentes. Por norma, esse tipo de trabalho é deixado “para o sobrinho”. Os donos das empresas normalmente estão convencidos que se têm um familiar que sabe trabalhar com Facebook ele também saberá gerir a Fan Page do seu negócio. Afinal, ele apenas precisa de “praticar um pouco”. (In)felizmente não é bem assim.”

Clique aqui para ler o artigo

4. 10 Passos para criar uma marca de destaque no mercado

Marca de destaque no mercado

O que vai encontrar no artigo: “Qualquer freelancer ou empreendedor, tem a necessidade de criar uma marca com a qual os clientes se identifiquem. Quando você vai comprar um produto da Apple, por exemplo, já sabe o que pode esperar: um bom design, poucos problemas e um preço de certa forma elevado para o mercado. A isto chama-se criar uma marca. Mas não são só as empresas que vendem produtos a nível mundial que necessitam de criar esta imagem. Qualquer pequeno empreendedor, freelancer ou blogueiro a full-time, necessita de saber criar uma marca que se destaque no mercado”.

Clique aqui para ler o artigo

5. Lei de Pareto

O que vai encontrar no artigo: “A lei de Pareto (ou princípio 80/20 como preferir chamar) foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto. Esta lei diz que: 80% das consequências advêm de 20% das causas. Para que o leitor entenda mais facilmente vou lhe dar alguns exemplos. Segundo o economista italiano: 80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessoas, 80% da poluição é causada por 20% dos países ou que 80% da receita de uma empresa provém de 20% dos clientes. As percentagens podem variar entre 85/15 ou 75/25, dependo dos problemas analisados. Mas a verdade é que dificilmente fogem a esta proporção”. 

Clique aqui para ler o artigo

6. Quanto o escritor/redator deve cobrar pelos seus textos

O que vai encontrar no artigo: “Mas antes de dar alguns conselhos de como fazer nestas situações, gostaria de partilhar com vocês um fator que tem influenciado muito este mercado nos últimos anos. Com o aumento da procura, alguns profissionais têm aproveitado este momento para subirem os seus preços de uma forma assustadora. Apesar de saber que ainda existem ofertas pouco profissionais, que pagam entre três a cinco reais por artigo, também é certo que existe outro escritores que pedem valores absurdos, cobrando por vezes 150 a 200 reais por post. É necessário saber adaptar cada situação à realidade do mercado e essa mesma realidade não é tão baixa para rondar os três reais mas também não está assim tão rentável para se poder cobrar 150 reais por um post”.

Clique aqui para ler o artigo

7. 15 Aplicativos para gerenciar várias contas em mídias sociais

Gerenciar contas em midias sociais

O que vai encontrar no artigo: Hoje em dia, um gestor de social media raramente tem a responsabilidade de gerenciar apenas uma mídia social. Quem faz o gerenciamento de uma página de Facebook de um cliente, normalmente acaba gerenciando também o Instagram ou o LinkedIn. Mas neste trabalho tão dinâmico, uma das grandes dificuldades é acompanhar as postagens, as respostas e os relatórios em cada uma destas mídias sociais!

Eu sei disso porque este é um desafio que eu tenho que enfrentar diariamente. E ao ao longo dos últimos anos, tenho tentado contornar essas dificuldades com ferramentas externas que permitem trabalhar em várias mídias sociais ao mesmo tempo”.

Clique aqui para ler o artigo

8. Como legalizar seus negócios e não ser pego pela receita federal

O que vai encontrar no artigo: A Receita Federal está de olho em tudo o que você faz. Como anda a sua vida financeira aos olhos da Receita Federal? Você conhece todas as obrigações que tem que cumprir perante o Fisco? Você está preparado para receber uma notificação da Receita Federal e dar explicações do que você fez nos últimos 5 anos? Ou é melhor nem pensar nisso?

Eu não imagino como anda sua situação aos olhos da Receita Federal e para poder ajudá-lo a manter seus negócios 100% saudáveis, evitando correr riscos desnecessários com o fisco, nesse artigo vou lhe mostrar os riscos que você corre diariamente perante a Receita Federal por deixar de cumprir com as obrigações que estamos obrigados por Lei e entender como funciona para se legalizar”. 

Clique aqui para ler o artigo

9. Empresários brasileiros de sucesso que você precisa conhecer

O que vai encontrar no artigo: “Qualquer profissional que pretenda ter sucesso necessita de acompanhar constantemente outras pessoas que tenham atingido patamares mais elevados. É comum vermos pela internet frases, imagens e reportagens sobre Steve Jobs, Richard Branson ou Bill Gates. Todos são, e muito bem, considerados grandes génios dos nossos tempos. Mas além destas pessoas de sucesso, existem outras que estão um pouco mais próximas de nós. Estou falando de empresários brasileiros de sucesso que, todos os dias, partilham com outras pessoas nas redes sociais mensagens interessantes e que são de grande valia para todos aqueles que tenham o sonho de começar o seu próprio negócio”.

Clique aqui para ler o artigo 

Curtiu esta compilação de artigos? Deixe o seu comentário abaixo!

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.