Quando muitos pensam iniciar na profissão, uma das grandes preocupações é perceber quais as áreas mais bem pagas na gestor de tráfego. E isso é de extrema importância, pois trabalhar com áreas mais estratégicas e rentáveis vai permitir escalar os seus ganhos mais rápido.
Ao longo do artigo vou explicar quais as áreas mais rentáveis, quais as vantagens e desvantagens delas e também como dar resultados para os clientes nestas áreas.
Leia também: Quanto ganha o gestor de tráfego
Quais as razões para se preocupar em trabalhar nestas áreas?
Um dos grandes erros dos gestores de tráfego iniciantes é procurarem clientes que trabalham com segmentos que têm pouca margem. É necessário perceber que o trabalho do gestor envolve anúncios. E anúncios envolve investir e ter retorno. E para isso acontecer é necessário que o produto ou serviço a ser vendido tenha margem. Vamos a um exemplo.
Exemplo: Cliente que vende um livro
Imagine que tem um cliente que publicou um livro. E o seu trabalho é fazer anúncios para esse livro. Livros são um produto com uma margem curta. Um livro de 15 euros descontando os impostos, a plataforma de vendas e a editora sobra uns 3 euros para o autor.
Isso significa que para fazer anúncios, a margem que teria seria de 3 euros. No máximo, poderia pagar 3 euros por cada venda conseguida. Ora, isto é muito pouco. Além disso, esses 3 euros por cada venda precisam cobrir o valor pago ao gestor e o investido em anúncios. As chances de não dar certo são muito grandes.
Exemplo: Médico especialista
Agora imagine que trabalha com um médico. Esse médico vende cada consulta a 150 euros e o seu trabalho como gestor é captar leads. Neste caso, o médico tem largas dezenas de euros como margem para os anúncios. Sei que a área médica é mais concorrida, mas mesmo assim ela revela-se bem mais rentável que o exemplo do livro.
As áreas mais bem pagas do gestor de tráfego
Agora que já entendeu a importância de trabalhar numa área rentável, vamos listar aquelas que são mais rentáveis, tanto em Portugal como no Brasil.
Saúde
Este é o exemplo mais fácil. Sendo uma das áreas onde os serviços são mais caros, é normal que para anúncios ela possa ser das mais interessantes. Neste caso vai precisar entender muito bem de cada especialidade, visto que cada área da medicina fala com um público-alvo completamente diferente.
Neste tipo de negócio terá que trabalhar muito bem tanto Facebook Ads como Google Ads, pois os médicos podem aumentar a notoriedade da sua marca através das redes sociais mas também é um fato que as pessoas pesquisam no Google quando precisam destes profissionais.
Precisará, também, de um orçamento mais alto pois o custo por clique nestas áreas é mais elevado. Na área da saúde podemos incluir também os planos de saúde, que têm um periodo longo de pagamentos por parte dos clientes.
Na Mentoria temos vários alunos como a Adrielle (pode ver o video dela aqui) ou da Fernanda Landim, que já deu aula para os alunos do nosso projeto. Inclusive a Fernanda alcançou a meta de 2500 euros de faturamento mensal em apenas 1 ano como gestora de tráfego.
Estética
Esta é uma das áreas que mais tem crescido em Portugal e que já é muito interessante no Brasil. Apesar de ter que marcar presença no Google, é nas redes sociais que a parte da estética costuma trazer mais resultados, principalmente no Instagram.
Nela, precisará de criar campanhas para captura de leads, seja através de uma Landing Page ou através do formulário do Facebook.
Imóveis
Este é o tipo de áreas onde existem vários potenciais clientes. Porém, é necessário lembrar que existem vários padrões de imóveis. Quando falo de áreas mais rentáveis, estamos a falar de clientes que vendem imóveis de padrão médio-alto para cima.
O mais interessante para este tipo de cliente é receber à comissão pela quantidade de leads ou ganhar uma percentagem do valor do imóvel vendido (ou da comissão do corretor). Foi assim que vi vários alunos da Mentoria atingirem o sucesso nesta área.
Para este tipo de negócio vai precisar de trabalhar muito tráfego para Página de Captura ou para o formulário do Facebook. Aqui Google não costuma funcionar tão bem.
Ramo automóvel
Este é o tipo de negócio que se vende muito bem pela internet. Através principalmente das redes sociais, é possível vender muitos e muitos carros. E é uma área interessante pois a taxa de conversão é grande e o valor de cada venda também. Além disso, tendo vários clientes deste nicho, fica muito fácil replicar as estratégias entre eles.
Na Mentoria para gestores de tráfego temos o exemplo da Tânia Inácio, que para muitos clientes cobra no mínimo 800 euros por mês para trabalhar os anúncios desses stands.
Infoprodutos
Pela sua grande margem de lucro, os infoprodutos são uma das áreas de excelência. Porém, eles exigem um conhecimento muito maior de tráfego pago, pois a venda de ebooks e cursos online é, de todos os exemplos, o que envolve a maior diversidade de estratégias.
Esta é a área na qual mais tempo me dediquei e que permitiu crescer financeiramente no marketing digital. Em Portugal este é um mercado bastante inexplorado e no qual os gestores podem dar-se muito bem caso consigam um bom parceiro de negócio. Um dos nossos alunos que se destacou nesta área foi o Pedro Farinha, que foi de Personal Trainer a sócio de um negócio que fatura 200 mil euros ano. Pode ver a história dele aqui.
Educação
Trabalhar com faculdades também é um nicho muito interessante, pois lá cada lead vai pagar um valor bem alto num longo periodo de tempo. Se falarmos de faculdades privadas então, esse valor torna-se ainda mais interessante. Eles jogam o jogo da captura de contatos e o trabalho do gestor é definir boas estratégias para a captura dessas leads.
Seguros
Seguros são uma recorrência bem interessante, pois quem começa um seguro com a empresa acaba por manter-se durante muitos anos. Por esse motivo é uma das áreas mais rentáveis, pois o cliente sabe que uma lead pagante vai render milhares de euros.
Crédito
Conseguir um cliente do cliente de crédito é algo bastante desafiador, pois este tipo de cliente pesquisa muito a concorrência antes de fazer uma compra. No entanto, caso feche isso traz muita margem para o cliente do gestor de tráfego e por isso que é interessante trabalhar nesta área. O meu aluno José Pereira do Conselhos do Consultor faz o tráfego da própria empresa e é um dos grandes destaques nesta área em Portugal.
Software
Foi uma das áreas com que mais trabalhei e que é muito interessante, especialmente se o software for de recorrência, visto que basta adquirir o cliente uma vez para ele usar durante largos meses. Além disso, o sofware geralmente pode ser vendido para o mundo todo, o que faz com que seja possível ser contratado como gestor por clientes de outros países.
Qual destas áreas mais bem pagas do gestor de tráfego gostou?
O que achou destas áreas? Identificou-se com alguma delas? Reforço que ser estratégico é importante para escalar os seus ganhos mas também é importante gostar da área que vai trabalhar. Não adianta começar a trabalhar com carros só porque é rentável e não ter o mínimo interese sobre carros.