Marketing Digital 28/01/2011

Aprenda a dizer “Não” aos seus clientes!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Quando o seu negócio começa a crescer, é normal o seu número de trabalhos ser vasto, parecendo com que fica com a sua agenda completamente preenchida. Quando isso acontece, o seu tempo para conseguir realizar as tarefas diminuí, começam a perder qualidade e acaba por concentrar-se apenas em produzir deixando a qualidade completamente de lado. Aí a palavra “não” terá que começar a entrar no seu dicionário. Por vezes queremos fazer tudo mas a verdade é que o nosso dia não tem mais do que 24 horas e aí pouco você poderá fazer.

Por mais organizado que seja, existem coisas que você deve dizer que não pode fazer ou pedir para ficar para outra altura. Muitos freelancers querem agradar a toda a gente, realizando tudo o que lhe pedem. “Eu não sei o caminho para o sucesso, mas o caminho para insucesso é tentar agradar a todos”. É uma das frases que costumo pensar quando tenho que recusar trabalhos. Portanto, toda a vez que tiver que dizer não a um cliente seu não fique com remorsos, pois neste caso estará a dar um passo em frente no seu negócio. Se você tem constantes problemas com os seus clientes, aconselho que dê uma leitura em alguns dos nossos artigos para que se consiga relacionar melhor com eles:

Quando deverei dizer não?

Não existe um momento exato em que você deva começar a dizer não aos seus clientes. Terá que ser sempre uma avaliação pessoal sua. Contudo, existem algumas pistas que o podem ajudar a saber quando terá que rejeitar trabalhos:

  • A qualidade do que faz começa claramente a cair
  • Passa horas a mais a trabalhar, deixando pouco tempo para si e para a sua família
  • A sua resposta a todos os trabalhos que lhe pedem é sempre “sim”, sem sequer pensar nas consequências
  • Começa a atrasar-se na entrega de muitos projetos
  • Os clientes reclamam que a sua qualidade está a cair drasticamente
  • O trabalho é tanto que nem sabe qual deles é prioritário

Se começar a ver estas características no seu dia-a-dia fique um tempo sem aceitar novos trabalhos. Escreva menos no seu blog, fique uma semana sem começar novos trabalhos ou tire dois dias de férias. Ao ver que os pontos acima têm muito a ver consigo, significa que entrou no estado automático. Em que faz tudo sem pensar no que está a fazer. Tenha calma, você não é um robô. Precisa de tempo para si, para organizar o seu dia ou mesmo para estudar um pouco sobre a sua área. Quando falo em ser produtivo, quero que você faça mais coisas em menos tempo é um fato. Mas qual é o objetivo de tudo isto? É que tenha mais tempo para si e para estudar a sua área. Como sempre disse aqui no Escola Freelancer, produzir é apenas uma parte do seu trabalho. Os pormenores é que fazem realmente a diferença.

1. Não responda na hora

Dizer não ao seu cliente não deve ser uma resposta que esteja na ponta da língua. Antes de rejeitar qualquer trabalho, faça uma análise às suas tarefas durante os próximos dias ou semanas e veja se é realmente impossível de realizar esse projeto. Diga: “Como estou actualmente com muito trabalho, vou fazer uma análise à minha lista de tarefas e até ao final do dia dou-lhe uma resposta pode ser?”. Dizer que não antes do tempo pode significar perder um trabalho que talvez até conseguisse fazer. Portanto, seja prudente e analise aquilo que tem para fazer e só no fim dê uma resposta.

2. Diga para contatá-lo dentro de algum tempo

É óbvio que perder um cliente é sempre uma tarefa dolorosa. É um trabalho que você e como consequência é menos dinheiro que entra no seu bolso. Contudo, para ter alguma hipótese de voltar a realizar esse projeto como freelancer diga ao seu cliente para entrar em contato consigo dentro de duas semanas. Por vezes as pessoas confiam no trabalho de uma só pessoa e têm preguiça de ir procurar outras pessoas para realizarem esse trabalho. Ao fazer isto, estará a mostrar ao seu cliente que é uma pessoa muito requisitada, o que o leva a pensar que as pessoas procuram o seu trabalho por ter muito qualidade. Por outro lado, estará a mostrar que respeita a qualidade e que procura sempre o melhor serviço.

3. Recomende outros freelancers

Se realmente a sua agenda está muito ocupada, diga ao seu cliente para procurar outros freelancers que você confie. Isto demonstra que você não é egoísta e que respeita quem trabalha com você. Tenha sempre uma lista de colegas de trabalho que você confie. Envie o seu cliente para lá e avise o outro freelancer que o fez. Com isso, estará a ganhar a simpatia dos seus colegas de profissão e eles podem fazer o mesmo consigo quando tiverem trabalho a mais.

4. Procure-o quando puder

Se rejeitou um trabalho e o seu cliente não entrou em contato consigo dentro de algum tempo, seja você a ir atrás dele. Faça uma chamada e pergunta se ele ainda está interessado. Se ele já tiver a realizar o trabalho com outros freelancer, faça questões e tente perceber o que está a ser feito e dê conselhos. Mostre-se interessado e se puder faça uma avaliação e critique ou elogie conforme a situação.

5. Não perca o contato

Você disse que não e ele realizou um trabalho com outro freelancer? Não tem problema. O mais importante será você manter uma relação com essa pessoa e de tempos a tempos pergunte se necessita de algum serviço, se está satisfeito com o que foi feito, etc. Manter o contato é determinante para garantir trabalhos futuros.

E você, já aprendeu a dizer não?

Conseguir dizer não é por vezes a melhor forma de trabalhar com melhor qualidade. Nem sempre podemos responder afirmativamente a tudo o que nos pedem, que seja no nosso trabalho ou na nossa vida particular. Dizer não significa que você tem prioridades. A quantidade nunca deverá ser uma meta, mas sim uma consequência do trabalho que você faz. Portanto, diga não quando o tiver que fazer. Menos é mais.

E o leitor, tem dito muitas vezes que não a um trabalho? Isso teve assim um impacto tão grande no seu negócio?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link