Ferramentas 30/07/2013

33 aplicativos para iPhone e iPad dedicados aos freelancers

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O freelancer atual está praticamente proibido de trabalhar sem utilizar ferramentas que agilizem o seu trabalho. Elas permitem ganhar mais tempo, automatizar tarefas mas acima de tudo transmitem uma maior segurança e diminuem erros. Quem hoje em dia consegue viver sem uma boa agenda para organizar tarefas ou um local onde guarda as suas principais ideias ou textos para ler depois? Acredito que pouca gente. Existem atualmente muitos sites e blogs que aconselham aplicativos mas poucos são focados apenas no mercado freelancing, que por si só é uma área que necessita muito deste tipo de ferramentas. Por isso, separei para vocês uma extensa lista com inúmeros aplicativos. Como é óbvio, não utilizo todos eles mas decidi partilhar aqui alguns daqueles que efetivamente uso e de outros que aconselho, quer seja por indicações de terceiros ou por ter experimentado durante algum tempo. No final, se você quiser partilhar com os leitores outro aplicativo que aconselhe não hesite em deixar um comentário no final do nosso artigo!

APLICATIVOS GERAIS

1. MyPrice: Este excelente aplicativo, criado exclusivamente para os freelancers, vai ajudá-lo a saber que preço cobrar os seus clientes. Já falamos sobre ele neste artigo mas nunca é demais referir uma das apps que foi nomeada para o Mobile Premier Awards durante este ano. Infelizmente ela está apenas em inglês mas em poucos passos é possível escolher o preço que vai cobrar sobre determinado projeto. O MyPrice leva em conta vários fatores na hora de realizar a sua proposta.

Clique aqui para fazer o download

2. iSlips: É uma daquelas apps super completas que, caso não fosse o seu preço elevado, certamente fariam parte do iPhone de qualquer freelancer. Este aplicativo é uma excelente ajuda para você contabilizar todo o tempo no seu trabalho e as despesas que tem com cada cliente. Porém, o seu grande diferencial é a capacidade de contar as milhas que você percorre desde o seu escritório até ao cliente, fazendo assim um cálculo do custo que isso terá no projeto.

Clique aqui para fazer o download

3. iFreelancer: Já imaginou o que é ter todas as propostas de emprego para a sua área de negócio diretamente no seu smartphone? O iFreelancer é a app ideal para isso. Ela divulga para você as ofertas que estão disponíveis, utilizando para isso alguns dos principais sites de emprego freelancer do mundo como o Odesk e o Elance. O aplicativo é gratuito durante apenas 30 dias, tendo depois um custo reduzido para quem quiser continuar a utilizar. Um custo reduzido tendo em conta os benefícios que pode vir a ter.

Clique aqui para fazer o download

APLICATIVOS PARA ENVIAR RECIBOS, PROPOSTAS, ETC

4. GetPaid: Ideal para os freelancers pois permite que você crie documentos de cobrança aos seus clientes através do seu smartphone ou tablet. Rápido, simples e seguro. Ideal para aquelas situações em que você está no meio do trânsito ou esperando na fila do médico, pois com o GetPaid você pode ir adiantando o seu trabalho com os clientes.

Clique aqui para fazer o download

5. Paymo: É uma dos aplicativos mais completos pois permite que o usuário utilize um cronômetro para saber quanto tempo investiu em cada projeto, permite a criação de documentos e está acessível através do computador ou smartphone. Ele está sendo usado por vários leitores da Escola Freelancer e é sem dúvida uma das ferramentas que mais recomendamos aqui.

Clique aqui para fazer o download

6. Invoice robot: Mais um excelente aplicativo que permite ao freelancer emitir faturas, recibos ou propostas de projeto ao cliente. Com a app você criar esses documentos em PDF e depois envia para o cliente. Você tem ainda a possibilidade de alterar o logótipo, a cor do fundo do documento e o percentual das taxas. O seu design não é dos mais bonitos mas ele cumpre muito bem tudo o que promete!

Clique aqui para fazer o download

7. Invoice2go: Com um design bem mais bonito que o anterior, este aplicativo cumpre exatamente as mesmas funções do que o Invoice Robot. Porém, conta com alguns extras. Ele permite um maior número de modificações em termos de design (utiliza vários templates), conta com uma versão para desktop e tem um serviço de apoio de fazer inveja a muitas empresas.

Clique aqui para fazer o download

8. Minibooks: Para quem utiliza o Freshbooks, esta é uma excelente opção. Com o Minibooks você terá este excelente site na palma da sua mão, conseguindo criar recibos, usar cronômetros e gravar pagamentos, tudo isso em poucos segundos. Muito útil, pena estar em inglês.

Clique aqui para fazer o download

9. Billings Pro: Este aplicativo é daqueles que deixa qualquer freelancer satisfeito, principalmente devido à sua facilidade de uso. O Billings Pro conta com um aplicativo para iPhone e outro para Mac, ambos completamente gratuitos. A empresa criadora desta app cobra apenas um pequeno valor mensal caso você ultrapasse um determinado número de documentos. Daquelas apps que vale a pena experimentar.

Clique aqui para fazer o download

10. Time Tracking: Você quer um aplicativo que conte os minutos do seu trabalho mas não quer algo demasiado complexo? Então a melhor opção é mesmo o Time Tracking, que é um aplicativo que permite definir tarefas e deixar o cronômetro começar. As suas funções não são muito complexas e faz pouco mais do que o aplicativo nativo do iPhone.

Clique aqui para fazer o download

11. Hourstracker: Esta app é excelente pois permite que você saiba quanto tempo investiu em cada projeto e quanto vai ganhar (ou está ganhando) em cada um deles. O aplicativo foi elogiado por diversos sites de especialistas em produtividade e é realmente uma excelente ajuda para quem trabalha em casa. O seu único ponto negativo é não ter uma app para desktop.

Clique aqui para fazer o download

12. Time Flies – Super Simple Event Tracking: Esta app é dedicada a todos aqueles que não conseguem lidar com a organização de calendários ou de to-do lists. o Time Flies é um gerenciador de eventos. Você define qual o evento que vai acontecer, quando vai acontecer e recebe uma notificação a avisar desse evento. Ideal para os desorganizados que estão sempre esquecendo de tudo aquilo que têm para fazer.

Clique aqui para fazer o download

13. TSheets Time Tracker with GPS: Tal como o próprio nome indica, este aplicativo conta com um localizador GPS que facilita o trabalho do freelancer, permitindo que ele saiba quanto custa cada projeto e ainda saiba onde realizou esse mesmo projeto. Ele sincroniza com o Toodledo e é completamente gratuito.

Clique aqui para fazer o download

14. aTimeLogger: Com um design um pouco mais colorido, o aplicativo faz praticamente o mesmo que os anteriores e ainda permite que você defina por pastas cada trabalho cronômetrado. Ele dá também acesso a um calendário, o que muitas vezes pode ser útil para uma organização mental melhor.

Clique aqui para fazer o download

15. Toggl: Este famoso site conta também com um aplicativo para iPhone que permite a contagem do tempo em cada tarefa. Ele permite que você edite a informação, ficando a saber o fez em cada um dos seus projetos. Ele é completamente gratuito.

Clique aqui para fazer o download

16. Cube gestão do tempo e despesas: Ele conta com duas funções: cronometrar cada tarefa e ainda apontar as suas despesas. Um pouco mais completo que os anteriores, este aplicativo dá ainda a possibilidade de adicionar contatos, um calendário ou localização GPS. O seu objetivo é ter todos os dados do cliente num único local. Recomendo!

Clique aqui para fazer o download

APLICATIVOS COMPLETOS

17. FileMaker Go: Muito completo e permite que o freelancer tenha num só local os contatos dos seus clientes, os produtos que tem para venda, etc. Funciona não só para freelancers mas também para donos de e-commerces.

Clique aqui para fazer o download

18. Bento: Já imaginou o que é ter fotografias, contas, o seu portfólio, eventos, tarefas ou passwords, tudo numa única app? Com o Bento isso é possível. O objetivo deste aplicativo é ter tudo num só local e pelos vistos conseguiu. Ok, o seu design não é dos mais bonitos mas pelo preço que é não se poderia pedir muito mais!

Clique aqui para fazer o download

19. HanDBase Database Manager: Se sempre sonhou em ter, no seu iPhone, várias pastas para ter todos os seus ficheiros este aplicativo é para si. Com um design bastante atraente, o HanDBase permite que você guarde tudo num só local, dividindo todos os assuntos por pastas.

Clique aqui para fazer o download

PRODUTIVIDADE

20. Any.do: É uma das apps que está fazendo mais sucesso no universo da produtividade. O Any.do é muito simples, com um design extremamente clean e permite que você organize as suas tarefas tendo como base quatro momentos: hoje, amanhã, em breve e algum dia. A partir daí você define uma data e o aplicativo envia uma notificação para o celular. Você tem ainda possibilidade por escolher pastas, alterar o fundo do Any.do, etc. Ele é completamente grátis e conta com uma extensão para o Google Chrome.

Clique aqui para fazer o download

21. Cal: Ele sincroniza com o anterior (o Any.do) e o seu design também é muito simples. Ele é um calendário que promete revolucionar o mercado. Enquanto o Any.do serve para as tarefas o Cal é mais focado nos eventos. Ao inserir uma tarefa no Any.do, ela fica automaticamente no Cal.

Clique aqui para fazer o download

22. Mailbox: Uma das apps que promete revolucionar o mercado dos aplicativos de emails. O Mailbox foi baixado por mais de um milhão de pessoas e facilmente entende-se o porquê. O seu design é fantástico e o usuário pode fazer várias coisas com cada email: lê-lo, eliminá-lo, definir para ler mais tarde ou trocar de pasta. Mas tudo isto acontece com um simples deslizar do dedo para a direita ou para a esquerda. A app, que foi adquirida recentemente pela empresa criadora da Dropbox, suporta apenas Gmail e ainda não tem uma app para desktop disponível, mas em breve espera-se que isso possa acontecer e aí será o “pulo” que a Mailbox necessita.

Clique aqui para fazer o download

23. Evernote: Este aplicativo dispensa apresentações e é sem dúvida indispensável para todos os freelancers. Se quiser saber mais sobre esta excelente ferramenta, o melhor é mesmo dar uma olhada aqui.

Clique aqui para fazer o download

24. Remember the Milk: Mais um histórico da produtividade. O Remeber the Milk caracteriza-se pela sua produtividade e pela fácil sincornização com outros aplicativos como o Evernote ou o Google Calendar. Ela é muito simples e o seu objetivo é que você crie listas de tarefas de forma a organizar melhor o seu dia.

Clique aqui para fazer o download

25. Wunderlist: Já utilizei este aplicativo durante muito tempo mas devido a alguns erros de sincronização acabei deixando ele de lado. Porém, continua sendo muito útil e é sem dúvida uma das melhores opções do mercado. Se quiser saber como utilizar o Wunderlist e conhecer tudo aquilo que ele tem para oferecer aconselho que dê uma olhada neste post sobre como utilizo o Wunderlist para gerir as minhas tarefas.

Clique aqui para fazer o download

26. Things: Este aplicativo é o “menino bonito” dos sistemas iOS e seria o mais baixado nesta área se não fosse o seu preço um pouco acima do comum. Ele para iPhone custa apenas 10 dólares mas o seu preço sobe se você, naturalmente, quiser utilizar ele no seu Mac, chegando o valor aos 50 dólares. Ele é o ideal para utilizar o sistema GTD e permite inúmeras funções que realmente melhoram a produtividade.

Clique aqui para fazer o download

27. Clear: Esta app encanta pelo seu design fácil, pela sua navegação simples mas aos poucos tem perdido a sua relevância no “mundo” da produtividade. O Clear é fácil de usar, tem um preço simpático mas peca por não ter qualquer outra forma de ser acessada sem ser pelo Mac ou iPhone.

Clique aqui para fazer o download

28. Workflowy: Confesso que ao início detestei esta app mas aos poucos fui percebendo a sua utilidade, apesar de considerar que ela não chega a ser uma to-do list muito completa. Com o Workflowy o freelancer pode organizar melhor as suas ideias, criando ele próprio os seus projetos e os sub-projetos. É muito clean mas volto a referir: tenho receio que seja demasiado limitado. Existe para iOS e conta também com um site no qual pode trabalhar a sua organização mental.

Clique aqui para fazer o download

29. DocScan: Esta é daquelas apps que é gratuita mas que se fosse paga eu não pensaria duas vezes antes de comprá-la. O DocScan é um excelente aplicativo que permite que você faça o scanner de documentos e que posteriormente envie eles em PDF. O trabalho é perfeito e nem parece que foi feito através do smartphone. Extremamente recomendável!

Clique aqui para fazer o download

30. Lemon Wallet: Este é outro dos aplicativos que tenho no meu iPhone e que não dispenso. O Lemon Wallet é um carteira virtual, na qual você pode ter os seus cartões num só local. Obviamente a app é pouco útil com cartões de crédito ou débito, visto que você não pode pagar com eles, mas ela é muito útil para guardar os números de cartões e que podem ser úteis a qualquer momento.

Clique aqui para fazer o download

APLICATIVOS PARA APRESENTAR O PORTFÓLIO 

 31. Portfolio for iPad: Um aplicativo cinco estrelas que só pode ser utilizado no iPad. O Portfolio for iPad é muito organizado e você apenas necessita de fazer o upload das suas imagens através da Dropbox, iPad ou Mac. A partir do momento que está tudo organizado você pode fornecer uma password ao cliente fazendo com que ele consiga visualizar o portfólio sem ter acesso aos outros trabalhos. Muito útil!

Clique aqui para fazer o download

32. Xtrafolio Photo Portfolio Professional: Mais uma app para apresentar os seus portfólios. Este aplicativo para freelancer é muito útil para quem trabalha com fotografias e imagens pois a qualidade com que ele apresenta as mesmas é extraordinária!

Clique aqui para fazer o download

33. Flexfolios: Podemos dizer que é a “ovelha negra” da nossa lista dos aplicativos para portfólios. O Flexfolios é bem mais feio, bem mais confuso mas também…bem mais barato que os anteriores. Obviamente que quando o freelancer apresenta o trabalho a um cliente ele deve ter em conta a apresentação e por isso esta app deve ser comprada apenas em último caso.

Clique aqui para fazer o download

CONCLUSÃO

Nesta lista deixamos alguns aplicativos de fora de forma propositada, tais como a Dropbox ou o Skype por considerarmos que estas são apps do conhecimento comum. No entanto, se você acha que nos esquecemos de alguma app importante, pedimos que deixe um comentário no final deste artigo para que possamos inseri-la numa próxima lista, ajudando assim um maior número de freelancers.

Até já!

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.