Marketing Digital 06/03/2015

15 aplicativos para gerenciar várias contas de mídias sociais

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Hoje em dia, um gestor de social media raramente tem a responsabilidade de gerenciar apenas uma mídia social. Quem faz o gerenciamento de uma página de Facebook de um cliente, normalmente acaba gerenciando também o Instagram ou o LinkedIn. Mas neste trabalho tão dinâmico, uma das grandes dificuldades é acompanhar as postagens, as respostas e os relatórios em cada uma destas mídias sociais!

Eu sei disso porque este é um desafio que eu tenho que enfrentar diariamente. E ao ao longo dos últimos anos, tenho tentado contornar essas dificuldades com ferramentas externas que permitem trabalhar em várias mídias sociais ao mesmo tempo.

Ao longo deste artigo, vou compartilhar as ferramentas que mais gosto e explicar para que servem cada uma delas. Se você quiser saber sobre Facebook Marketing, aconselho-o, também, a conferir o nosso ebook Facebook para Negócios ou o nosso curso FanPage Hero.

Vamos à lista!

1. Buffer

Aplicativo Buffer

A minha ferramenta de eleição quando o assunto é agendamento de posts para o Twitter. O Buffer é um app extremamente simples e fácil de trabalhar. A sua versão grátis permite que você programa até 10 posts para as várias mídias sociais (Facebook, Twitter, Google Plus e LinkedIn). Se quiser mais do que isso, terá que pagar um valor mensal. Outro pormenor interessante do Buffer é que ele fornece as estatísticas de todos os seus posts. Quantos cliques teve, quantos retweets gerou ou até mesmo quantas curtidas recebeu são apenas alguns desses dados.

No meu caso, uso a versão free pois só utilizo ele para o Twitter mas se você quiser algo mais completo o investimento começa nos 10 dólares mensais.

2. Hootsuite

Hootsuite para gerenciar midias sociais

Se não utilizasse o Buffer, tenho a certeza que utilizaria o Hootsuite para agendar as minhas postagens. Este aplicativo é extremamente poderoso pois permite que agende postagens, confira o feed da sua mídia social, as mensagens da sua Fan Page, etc. Ele também permite que você trabalha as várias mídias sociais como o Facebook, Twitter, LinkedIn ou Google Plus. O seu design é um pouco confuso ao início, mas com o tempo vai acabar por adaptar-se.

3. Sprout Social

Sprout social aplicativo

Esta é a ferramenta mais cara da lista, mas também aquela que traz mais recursos. O objetivo do Spout Social não é apenas o de agendar posts (bem longe disso). A primeira funcionalidade interessante é a de gerar relatórios sobre todas as mídias sociais, dando indicativos de quantas mensagens dos seus clientes foram respondidas, o tempo médio de resposta e a possibilidade de transformar mensagens em tickets de resposta. Para quem trabalha em equipe, o Sprout Social também é bastante interessante. Ele conta com um calendário para agendarposts e também da a possibilidade da criação de Drafts, para posteriormente serem aprovados pelo revisor.

O CRM é outro ponto interessante do Sprout Social. Cada cliente que “entra” na plataforma pode entrar num funil de CRM, gerando um ticket dentro do próprio aplicativo. O preço mínimo para este aplicativo é de 99 dólares mensais, sendo que poderá ter um período de teste de 30 dias.

Leia também: Quanto cobrar pelos serviços de mídias sociais

4. Everypost

EveryPost

O Everypost é uma ferramenta extremamente simples que permite a criação de postagens para o Facebook, Twitter, LinkedIn, Tumblr ou até mesmo que envie para o email ou suba a postagem para a Dropbox. O app – que ainda está em fase beta – permite que publique na hora ou que agende para mais tarde. O grande destaque o Eveypost é que você pode customizar a sua postagem consoante a mídia social que está a usar. Num único post, você pode definir o seu conteúdo para o Facebook e outro para o Twitter, por exemplo. Esta é uma vantagem muita grande pois os públicos das várias mídias sociais são diferentes e tem toda a lógica escrever conteúdos que sejam, igualmente, diferentes. Ele é um pouco inferior às opções anteriores desta lista, mas vale a pena o teste de 30 dias.

5. Hubspot

Hubspot

O tão conceituado Hubspot também permite o gerenciamento de várias mídias sociais e o agendamento de postagens. Dentro do vasto leque de ferramentas, o Hubspot tem Social Inbox que tem como objetivo principal ajudar no gerenciamento do seu conteúdo. Com ele você pode, também, definir um calendário de conteúdo, monitorar respostas e interações dos seus seguidores, analisar relatórios detalhados e ainda acompanhar os resultados através do aplicativo para smartphone.

6. SumAll

SumAll

Além de publicar nas mídias sociais, também é importante que você analise os resultados dessas mesmas mídias sociais! E o SumAll pode ser uma excelente ajuda nesse quesito. Com este aplicativo você vai analisar os resultados das suas contas do Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus entre outros. Se quiser experimentar o aplicativo, poderá utilizar os 14 dias de teste. Outro ponto interessante é que pode exportar os relatórios para PDF’s, entregando esses arquivos aos clientes.

7. Social-Express

Social-Express

Outra ferramenta bastante interessante para analisar as estatísticas. Apesar de ter um design um pouco mais feio do que o SumAll, a verdade é que o Social-Express acaba por analisar um número maior de dados. Além disso, ele cria um Top 3 dos posts mais clicados da sua Fan Page, facilitando a análise. O app é 100% gratuito e só começará a pagar se tiver mais do que 6 pessoas a colaborarem na sua conta.

Leia também: Ebook Facebook para Negócios

8. Sociallight

Social Light

Extremamente básico, o Sociallight é uma opção interessante para alguém que quer algo menos complexo e mais direto. Com a ferramenta, você vai conseguir analisar os posts que tiveram maior sucesso, analisar o engajamento ou até mesmo segmentar a sua audiência e perceber o comportamento deles. Você pode segmentar as suas pesquisas por data, localização, usuário ou mídia social. E por falar em mídia social, no Sociallight você pode analisar a performance das suas páginas de Facebook, Instagram e Twitter.

9. Feedient

Feedient

O trabalho de um Social Media também inclui acompanhar a performance das mais variadas mídias sociais. É importante que o Social Media esteja atento às novidades que aparecem no Facebook, no Twitter, etc. Afinal de contas, eles são a sua maior fonte de inspiração! Com o Feedient, você vai conseguir acompanhar a informação das várias mídias sociais num único site! Além das mídias sociais comuns, também pode acompanhar novos vídeos do Youtube ou novas postagens em blogs através do RSS Feed. O app ainda está em versão beta e por isso apresenta algumas falhas, mas vale a pena o teste!

10. Social Hunt

Social Hunt

Se você usa o Twitter, tenho a certeza que vai adorar esta ferramenta. O Social Hunt permite que você siga várias pessoas no Twitter e depois receba uma notificação por email cada vez que eles postarem um novo Tweet. Obviamente, este app só deve ser usado para seguir aquelas pessoas realmente importante para o seu negócio, mas vale a pena o teste, tanto para acompanhar as principais referências do mercado como para acompanhar os seus concorrentes.

11. Brook

Brook

Ao contrário do Social Hunt, que envia para você uma notificação cada vez que um novo tweet é postado, o Brook envia para você um resumo dos principais emails das pessoas que você quer acompanhar. Na prática, acaba sendo menos incómodo pois a quantidade de emails diminui.

12. Social Count

SocialCount

Quer saber quantos compartilhamentos têm os artigos dos seus clientes? Então o Social Count vai dar uma ajuda. Neste aplicativo, basta que você insira o URL do site e ele fornece os posts com mais compartilhamentos nas mídias sociais. Desta forma, você consegue saber quais são os posts do seu blog (ou do blog  do seu cliente) que mais compartilhamentos têm no Facebook, Twitter, LinkedIn ou até o número total de compartilhamentos somando as várias mídias sociais.

13. Shared Count

SharedCount

Quer saber o número de compartilhamentos de um URL específico ao invés de um blog inteiro? Então utilize o Shared Count! Basta inserir o URL de um post e ele fornece para você o número de compartilhamentos e likes no Facebook, o número de tweets, de +1’s do Google Plus, compartilhamentos no LinkedIn, no Pinterest e no StumbleUpon. Em poucos segundos, consegui perceber como foi a performance nas mídias sociais do meu post sobre 12 formas de gerar rendimento passivo.

14. BuzzSumo

BuzzSumo

Com o BuzzSumo, você vai saber quais são os artigos na sua área de negócio que estão bombando! Basta fazer uma pesquisa pela keyword do seu interesse e depois o app mostra para você os artigos que estão tendo melhores resultados nas mídias sociais. Você pode segmentar por data, visualizando os artigos com melhores resultados em um ano, 6 meses, um mês, uma semana ou 24 horas. No meu caso, fiz uma pesquisa pela palavra Freelancer e me deu logo uma ideia de 2 artigos que poderia compartilhar na Fan Page da Escola Freelancer! Extremamente útil, principalmente para quem trabalha com marketing de conteúdo.

15. Topsy

Topsy

Está sem ideias para os seus posts? O Topsy dá uma ajuda. Basta fazer uma pequena pesquisa pela palavra que você quer encontrar e ele mostra para vocês os principais tweets que contenham essa palavra. Você pode ordenar por relevância ou por ordem temporal (mais antigo ou mais recente). Esta pode ser uma excelente forma de encontrar ideias para conteúdo, conferir os seus concorrentes ou até mesmo encontrar tweets bacanas para retweetar. Outro ponto positivo é que pode pesquisar apenas por tweets em português.

Conclusão

E aí, o que achou das nossas ferramentas? Todas elas têm funcionalidades diferentes, dependendo dos seus objetivos. Experimente, teste e confira quais são aquelas que vão de encontro aos seus objetivos.

Agora chegou a sua vez. Conte para nós se conhecia algumas destas ferramentas e quais utiliza no seu negócio!

Abraço,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link