Produtividade 03/05/2013

10 aplicativos para digitalizar os seus cartões de visita

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Uma das principais alterações na minha rotina tem sido a digitalização de tudo aquilo que são documentos em papel. Não só por ser mais prático mas também porque evita a perda dos próprios papéis, algo que eu sempre fui muito perito em conseguir nos primeiros anos vivendo sozinho. Chegava a altura de usar os papéis que tinha organizado e faltava sempre alguma coisa. Porém, tenho tentado alterar essa situação e estou quase terminando o meu processo de mudança, passando quase tudo aquilo que está em papel para o digital. Só me falta mesmo a questão dos cartões de visita. Enquanto estive procurando por aplicativos fiz uma pequena lista, que vou partilhar neste post com vocês.

De uma forma muito resumida, o que estou fazendo é a passagem de todos os cartões de visita físicos para o meu smartphone. Fica mais fácil, rápido e posso acessar eles em qualquer local. Se você nunca pensou em fazer isso ou é daquelas pessoas que tem a sua lista de contatos numa agenda em papel, aconselho que experimente esta opção. De realçar que grande parte dos aplicativos que vou enumerar aqui são para iPhone, mas certamente você encontrará versões semelhantes para Android. Depois de explicado o motivo do post, chegou  o momento de conferir a lista!

1. EVERNOTE

evernote para cartões de visita

O meu aplicativo preferido para anotações e conhecido por quase todos os freelancers ou profissionais que trabalham através da internet. O Evernote pode ser uma excelente forma de ter os seus cartões de visita organizados. Para isso basta tirar uma fotografia com o seu iPhone, definir um bloco de notas para os seus cartões de visita e depois acompanhar esses mesmo nomes com algumas tags, tais como a profissão, por exemplo. O próprio Evernote faz uma busca pelas palavras que estão escritas no cartão e por isso será ainda mais fácil encontrar toda a informação através da busca. O Evernote conta também com um aplicativo que tem como nome Evernote Hello e que é dedicado aos cartões de visita.

2. SHOEBOXED

shoeboxed para guardar cartões

Este é um dos aplicativos que melhores resultados tem produzido na minha produtividade, principalmente para guardar documentos importantes. O Shoeboxed conta com uma opção própria para cartões de visita onde o próprio aplicativo guarda esses mesmos cartões. Uma das suas principais vantagens é que ele conta não só com um aplicativo para smartphones mas também com um aplicativo web, o que facilita muito em termos de produtividade e permite organizar melhor o meu tempo. O Shoeboxed tem um período de testes e depois tem um custo mínimo de 9 dólares por mês. Um valor residual se tivermos em conta o trabalho que ele evita.

3. CARDCLOUD

Card Cloud como usar

É um aplicativo muito útil e ideal para todos aqueles que gostam de um estilo mais Zen. A sua função é muito simples: criar um cartão de visita e permitir que ele seja enviado para as redes sociais ou para o email. O Carcloud também dá a opção de fazer o seu login pela web, conseguindo assim editar as informações do seu cartão de visita (o logótipo da empresa só pode ser enviado pela aplicação web, por exemplo), acrescentar o link para as redes sociais ou enviar para os seus contatos. O único ponto negativo é que ele não permite a mudança do fundo do cartão de visita.

4. SAMCARD

A função do Samcard é ligeiramente diferente do Cardcloud que falamos anteriormente. Este aplicativo pretende que o usuário organize os cartões de visita num só local. O processo é muito simples: você tem apenas de tirar uma fotografia do cartão de visita e o próprio aplicativo lê todas as informações. Este é um pormenor fantástico que evita aquele trabalho habitual de ficar inserindo números de telefones, endereços, etc. O Samcard faz toda essa informação por si!

5. CARDFLICK

Este aplicativo é o contrário do Cardcloud. Com o Cardflick você terá uma grande opção de modelos de cartões de visita. Terá vários formatos, cores e estilos disponíveis, podendo depois usar o que pretender, sem quaisquer limitações. Existem dezenas de opções disponíveis. Ele faz também uma boa integração das redes sociais, permitindo que você use imagens do Instagram ou do Facebook para personalizar ainda mais os seus cartões. Este é definitivamente um estilo que não aconselho, pois acaba por retirar a simplicidade do cartão e perde o foco naquilo que é o mais importante: a sua informação. O aplicativo funciona, ainda, muito à base dos seus amigos que estiverem inscritos no site, podendo enviar os seus novos cartões de visita muito facilmente tal como mostra o vídeo acima.

6. BUMP

O Bump, aos poucos e poucos, tem se transformando em algo muito maior do que um simples aplicativo para criar cartões de visita. Vamos por partes: o aplicativo começou exatamente com essa a função, a de criar cartões de visita. A simplicidade é uma das suas imagens de marca. Porém, aos poucos foi adicionando algumas funções interessantes. A primeira foi a opção de trocar cartões de visita tocando um smartphone no outro. Para saber melhor sobre isso, basta ver o vídeo acima.

Recentemente, o aplicativo também permitiu a opção de transferir fotografias do Bump para o seu computador, bastando para isso que pressione o seu smartphone contra o próprio computador. Mas para saber como isto funciona o melhor mesmo é dar uma olhada neste site.

7. WORLDCARD

Outra ferramenta muito útil e que foge um pouco ao conceito dos aplicativos anteriores. Com o Worldcard você terá todos os seus cartões digitalizados de uma forma muito simples e rápida. Basta, para isso tirar uma fotografia do cartão de visita com o aplicativo e ele automaticamente faz um scanner, tornando essa fotografia em PDF. Depois, é só organizar a sua lista de contatos pelos cartões. Você poderá ainda dividir esses mesmos cartões em grupos.

Outro ponto positivo no aplicativo é que ele permite que os seus cartões de visita fiquem guardados num sistema de cloud computing. Isso impede que perca todas os contatos que juntou caso o seu smartphone tenha algum problema.

8. KAICARDS

Kaicards como usar

Adorei este aplicativo logo nos primeiros minutos em que comecei a usá-lo. Muito prático e consegue manter a simplicidade que os cartões de visita devem ter. Ele conta com várias opções de cartões de visita, adequando esses mesmos modelos às ocasiões que os cartões vão ser entregues. O Kaicards tem cartões para situações casuais, momentos de negócios e até consoante as estações do ano. Depois, basta editar toda a sua informação (ainda poderá alterar a cor das letras) e pedir para imprimir esses mesmo cartões. Mas é aqui que entra o grande problema deste aplicativo: é que para conseguir imprimir os cartões terá de comprar a versão paga, que custa 1.79 euros. Porém, é um valor que se justifica dada a qualidade dos cartões.

9. SCANBIZCARDS

scanbizcards como usar

Outro aplicativo muito interessante e que permite o scan dos seus cartões de visita em poucos segundos. O Scanbizcards promete aquilo que cumpre. O processo é semelhante a muitos outros artigos: você tira uma fotografia do cartão de visita, ele faz o scanner e depois insere toda a informação, lendo o que está no cartão. Porém, ele tem outro pormenor muito interessante: o aplicativo cria botões para ligar ou enviar mensagens a partir do próprio cartão, ajudando muito na sua produtividade.

10. YOLU CARD READER

Yolu Card Reader como usar

Por último, aquele que eu considero o mais organizado de todos os aplicativos para leitura de cartões de visita. Estou falando do Yolu Card Reader, que pode ser baixado de forma completamente gratuita. Ele não foge muito ao habitual, permitindo que você tire a fotografia do cartão e depois identifique com os dados dessa pessoa. Porém, a sua capacidade de organização está muito superior à dos seus concorrentes. Neste aplicativo é fácil você conseguir organizar os seus cartões de visita por listas.

 E você, já experimentou digitalizar os seus cartões de visita?

Abraço e até já!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link