Produtividade 08/03/2012

8 aplicativos para controlar o seu tempo de trabalho

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Qualquer freelancer que trabalhe a tempo inteiro com um computador e esteja constantemente em contato com os clientes necessita de manter a organização. Para isso, nada melhor que algumas ferramentas como o Evernote ou o Chrometa, que ajudam a lembrar das suas tarefas e a conseguir definir onde está gastando o seu tempo. Mas além destas duas ferramentas que mencionei, existem outras que o podem ser bastante úteis, principalmente na hora de gerir as suas tarefas.

Para grandes empresários uma secretária é algo indispensável. Mas com certeza, os trabalhadores independentes não têm condições financeiras de pagar a uma pessoa apenas para dizer o que têm para fazer. Por isso, no artigo de hoje vou dar a conhecer alguns aplicativos que podem, de certa forma, substituir o papel de uma secretária lembrando-o de tudo aquilo que tem para fazer.

1. DUE

É dos aplicativos com maior sucesso da Apple e quem o utiliza normalmente fica fã. O Due é uma ferramenta bastante simples que lembra tudo aquilo que você tem para fazer. Suponha que tem de ir passear o seu cachorro às seis da tarde. Grava essa informação no Due e à hora marcada o lembrete aparece automaticamente na tela do seu iPhone ou iPad. O aplicativo também tem a opção contrária. Ou seja, imagine que está cozinhando um bolo. Ele faz de cronômetro e avisa quanto tempo falta para você ter de retirar o bolo. Se você não realizou uma tarefa, também pode optar por deixá-la nas suas notas e o Due relembra constantemente que tem essa tarefa por finalizar. Este aplicativo ainda por ser útil para ajudar a organizar os seus amigos ou clientes, enviando uma SMS ou um email a eles com a lembrança de uma tarefa. Além de todas estas vantagens, ainda conta com uma versão em português.

Preço: 4,99 dólares

2. Repeat Timer

Para quem utiliza a Técnica de Pomodoro, este aplicativo é o mais indicado. O Repeat Timer permite que você defina as suas tarefas e escolha um intervalo entre elas. Imagine que pretende fazer o trabalho para um cliente durante uma hora mais depois quer fazer um intervalo de dez minutos. O Repeat Timer avisa-lhe quando deve terminar esse projeto, o tempo de intervalo e ainda lança outro aviso quando esse intervalo terminar. O aplicativo destaca-se pelo seu bonito visual e pela quantidade de opções sonoras.

Preço: Grátis

3. Alarmed

É dos aplicativos mais simples que podem existir. Conta com um alarme, que toca na hora que você definir. Tem também uma opção de tomar notas, que surgem juntamente com o aviso sonoro definido. No fundo, faz o mesmo que os aplicativos anteriores, mas conta com uma visual menos interessante. Um dos seus pontos fortes é o fato de ter 80 tipos de sons disponíveis para os seus avisos. Funciona no iPhone.

Preço: Grátis

4. COL Reminder

Disponível para Android, o Col Reminder conta com três opções: notas, tempo no estacionamento e chamada telefônica. Ou seja, o aplicativo foi construído apenas para estes tipos de situações. Tem um compromisso? Não se preocupe, o Col Reminder envia uma notificação para a tela do seu celular a lembrar desse encontro. Se está num parque de estacionamento, terá a opção de pedir uma notificação no caso de ultrapassar o tempo limite do seu pagamento no parque. Por último, este aplicativo também o ajuda na hora de realizar chamadas. Defina uma hora para fazer um telefonema e com apenas um clique, irá ligar automaticamente para esse seu contato na hora definida.

Preço: Grátis

5. Nice Timer

Tem um Mac e pretende controlar o tempo de cada tarefa sem precisar de ferramentas complexas? O Nice Timer é a solução ideal para si. Este aplicativo é bastante simples, tendo apenas um relógio, que fica trabalhando na secretária e avisa quando termina o tempo. Conta com várias cores e a sua opacidade pode ser alterada conforme o seu gosto. O único ponto negativo é que custa 2,39 euros.

Preço: 2,39 euros

6. Nag

Outro aplicativo para Mac bastante interessante. O Nag tem um design bastante peculiar. Tem botões que permitem você adicionar ou retirar horas nos seus avisos e não pára o aviso enquanto você não carregar no stop. Outro das suas vantagens é o fato de você poder inserir notas nos seus avisos. É completamente gratuito e também funciona no iPhone.

Preço: Grátis

7. Time Left

Para quem tem Windows, a melhor opção é mesmo o Time Left. Este aplicativo conta com várias funcionalidades, podendo funcionar como cronômetro ou como alarme para as suas tarefas. Outra das suas opções é o fato de você poder ouvir uma música à sua escolha como forma de alarme. Ele também permite que você defina uma hora para abrir um documento, executar uma aplicação ou ligar e desligar o computador, fazendo o trabalho por si no período que você definiu. Ou seja, imagine que quer abrir um documento do Word às 19 horas para começar um trabalho. Basta dar essa ordem ao aplicativo e ele abre o documento na hora definida. Quando ativo, ele deixa um aviso na barra do ambiente de trabalho e pode até substituir o relógio habitual. O único ponto negativo é mesmo o seu design pouco atraente.

Preço: Grátis

8. Free Countdown Timer

Mais uma opção para os amantes do Windows. Com o Free Countdown Timer, você pode colocar vários cronômetros a trabalhar ao mesmo tempo e ser lembrado dos seus eventos com músicas e mensagens de notificação. Tal como o aplicativo anterior, também permite que você escolha a música do alarme, bastando para isso passar uma música em MP3.

Preço: Grátis

Como pôde ver, existem várias soluções na hora de controlar o seu tempo no computador, quer você seja Windows, Mac ou queira fazê-lo através do celular/iPad. A meu ver, para você melhorar a sua produtividade irá sempre necessitar de algo que o ajude a coordenar as tarefas. Neste artigo, deixei-lhe oito opções bastante interessantes, sendo a maioria delas gratuitas.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link