Produtividade 01/12/2011

5 aplicativos Mac para melhorar a sua produtividade

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Uma das coisas que faço constantemente na internet é procurar por novas aplicativos, sites ou extensões que sirvam para melhorar a minha produtividade. Apesar de acreditar que quanto mais simples for o seu ambiente de trabalho, quer seja o físico ou do computador, mais prático você será e terá menos distrações que o façam perder o foco. Contudo, de tanto procurar acabo sempre por encontrar algumas que me ajudam a melhorar a minha eficácia no trabalho. A que ainda hoje mais altera o meu dia-a-dia é o Rescue Time, verificando todos os sites onde eu ando e no final gerando um relatório bastante interessante.

Quanto a extensões, uma que acho muito útil é o Bit.ly para o Chrome, pois permite-me encurtar url’s de um modo bastante rápido. Outra que me tem ajudado bastante é a ChromoDoro, permitindo que possa ter o meu tempo contabilizado, avisando-me quando tenho que deixar de trabalhar e fazer uma pausa. Estes são apenas alguns exemplos de ferramentas que uso para organizar o ambiente de trabalho do computador, mas recentemente com o Mac tenho experimentado outras opções bastante interessantes.

É óbvio que não as utilizo todas, até porque nesse caso estaria a atrapalhar mais do que a ajudar a minha produtividade. Aconselho, vivamente, a que analise um pouco cada uma delas, pois podem ser bastante úteis no seu dia-a-dia. Quase todas contêm uma versão grátis, outras não têm qualquer custo e a instalação é rápida.

1. Hazel

Um dos maiores problemas que enfrentei quando comecei a passar mais tempo na internet o de manter os ficheiros na pasta correta. Ou seja, as músicas irem para a pasta das “músicas”, as imagens irem para as “imagens” e por aí adiante. Para colmatar essa dificuldade, existe o Hazel, que permite realizar a pré-definição de onde devem ir os seus ficheiros. Ao programar este software, você dá ordens para todos os tipos de ficheiros irem para as respectivas pastas, sem que você tenha de fazer mais nada. Conta com 14 dias para teste.

2. Freemind

Muitas vezes temos dificuldades em organizar as nossas ideias, tornando os nossos pensamentos algo confuso e com pouco sentido. O Freemind é um software gratuito que o ajuda a criar um mapa físico do que está na sua cabeça. Confuso? Imagine que tem uma estratégia para criar o seu próprio negócio. Sabe os passos, mas como são tantos, torna-se tudo demasiado confuso. Com este software, defina passo-a-passo aquilo que tem para fazer e o Freemind realiza-lhe um pequeno diagrama, transformando ideias confusas em algo bastante simples de ser representado.

3. On the Job

Este software foi desenvolvido especialmente para freelancers, concorrendo com o InvoiceXpress ou o FreshBooks, mas com uma grande vantagem: é gratuito. Com o On The Job, poderá controlar o tempo ou os pagamentos dos seus clientes. Além disso, permite que emita recibos, com vários layouts para escolher o que mais lhe agradar.

4. Mira

Para quem utiliza o Apple Remote Control, o Mira dá-lhe maiores possibilidades de interagir com outros programas, além do FrontRow. Para isso, basta definir através do software quais as funções que serão ativadas através dos botões do controle remoto. Também é possível alterar outras configurações, como brilho da tela e colocar o Mac na função “Sleep”.

5. WebNote

Para quem gosta de ter um bom bloco de notas no computador sem necessitar de ir à internet como acontece com o Evernote, tem no WebNote uma excelente opção. Apesar de não ser gratuito (custa 25 dólares), este aplicativo conta com um interface agradável e permite que procure por qualquer nota que deseje e que já não saiba onde está. Poderá também partilhar as suas notas nas redes sociais, tendo neste momento apenas disponível o Delicious. Contudo, o site promete adicionar outras redes sociais no futuro. Quem tiver curiosidade, pode experimentar a ferramenta durante 30 dias e verificar se ela ajuda a aumentar a produtividade.

O que achou desses aplicativos para Mac?

Como referi acima, é perfeitamente normal que não as utilize todas. Escolha mesmo aquelas que lhe forem mais úteis ou aquelas que lhe forem gratuitas. O que aconselho vivamente é que faça um teste, pois muitas vezes não temos noção de como elas podem mudar a nossa vida até que as experimentemos.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link