Ferramentas 18/06/2013

12 aplicativos para Mac que vão ajudá-lo a manter o foco

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Manter o foco no seu trabalho é essencial mas todos sabemos o quanto é difícil ficar concentrado em momentos mais atarefados do dia-a-dia. São mil e um projetos que estão na cabeça e aí fica mais difícil programar as tarefas e conseguir focar naquelas que são realmente importantes. Já falamos como pode fazer isso no nosso artigo sobre como decidir se uma tarefa é mais importante do que outra e também no post sobre as extensões para Chrome mas nunca é demais abordar este tema. Afinal de contas, o foco é uma capacidade diferenciadora para qualquer freelancer.

Por isso, no artigo de hoje decidi partilhar com vocês vários aplicativos para Mac que vão ajudá-lo a melhorar o seu foco no trabalho. Apesar de saber que muitos dos leitores nem sequer utilizam Mac, aconselho que dêem uma olhada em aplicativos semelhantes para Windows pois a oferta também é bastante vasta. Mas se o seu objetivo é manter o foco, separei para você uma lista de posts que já escrevemos aqui e que certamente serão do seu agrado:

1. CONCENTRATE

aplicativo MacÉ das apps mais completas quando o assunto é foco no trabalho. O Concentrate é um excelente aplicativo que permite o bloqueio de outras apps e de sites tais como o Facebook, Twitter,etc. Todo o seu painel é muito simples, bastando para isso que você defina uma tarefa (escrever por exemplo) e defina quais são os documentos ou aplicativos que vai usar e aqueles que vão ficar bloqueados. Depois basta inserir o tempo para isso e já está, você está pronto para ficar completamente focado. O único ponto negativo é o preço: $29. Mas se isso garantir que você se mantém focado valerá a pena o investimento.

Clique aqui para download

2. QUIET

quiet para MacIdeal para aqueles que perdem o foco devido às notificações do seu Mac. Ao utilizar o Quiet todos os seus aplicativos ficarão “ocupados” (O Adium passa para “ausente”, o Skype para “não perturbar”, etc) e assim as chances de alguém falar consigo diminuem. Além disso, você poderá ainda focar-se apenas na sua janela de trabalho. Para isso basta ativar uma opção no Quiet que o próprio aplicativo deixa a preto o fundo do seu ambiente de trabalho, deixando apenas a janela que está a utilizar em destaque. Além disso, retira o som do aplicativo de email da Apple.

Clique aqui para download

3. ISOLATOR

isolatorO Isolator é uma App muito simples e a primeira gratuita da nossa lista. A sua função é isolar completamente a sua janela de trabalho, deixando desfocado ou mesmo invisível tudo o que fica para trás. Ela é muito útil pois evita que perca o foco com imagens que estão no fundo do seu ambiente de trabalho, por ex. Além disso, o Isolator pode ser ativado com um simples clique, bastando para isso que você defina as letras que vão ativar o aplicativo. Outra função muito interesse é que o Isolator pode ficar ativo quando você inicia o computador.

Clique aqui para download

4. FOCUSMASK

focusmaskÉ um tanto ao quanto semelhante à anterior, mas com um pormenor delicioso: permite que você foque apenas uma parte da sua janela de trabalho. Se estiver a escrever um texto e quiser focar apenas no primeiro parágrafo, por exemplo, tem no FocusMask uma excelente forma de dividir o foco apenas àquele parágrafo. E isso tudo pode ser feito manualmente, com o usuário a decidir que parte ficará em destaque e qual ficará mais escura. Muito útil e com um preço simbólico, tendo em conta as vantagens que oferece.

Clique aqui para download

5. SPIRITED AWAY

spirited awayJá utilizo no meu Mac e recomendo vivamente. O Spirited Away é completamente gratuito e não é mais do que um icone que fica no menu do seu Mac e que minimiza as janelas que não são usadas durante um determinado período de tempo. Você define ao fim de quanto tempo essa janela terá de desaparecer do seu monitor e apenas ficará ativa novamente quando você voltar a utilizá-la. De realçar que o Spirited Away é gratuito. Ele pode ser um pouco confuso de usar ao início mas depois você verá que apesar de não fazer nada, muitas das suas janelas vão ficando minimizadas.

Clique aqui para download

6. HOUDINI

HoudiniÉ muito semelhante ao Spirited Away mas o seu design é um tanto ao quanto mais apelativo. Com o Houdini as apps que não estão a ser utilizadas também ficam minimizadas. Porém, ele tem um pormenor um pouco diferente. Enquanto no Spirited Away você define um período de tempo único para todas as janelas ficarem minimizadas, com o Houdini cada janela terá o seu tempo específico para ser minimizada. Não acredito que muita gente se preocupe com este pormenor mas nada melhor do que experimentar.

Clique aqui para download

7. ANTI-SOCIAL

anti socialO nome diz tudo e esta app é dedicada a todos os viciados no Facebook e no Twitter. O que ela faz é muito simples: bloqueia os seus do Facebook e do Twitter. Mas esqueça aquela velha opção de desligar o aplicativo. Com o Anti-social, você apenas poderá reativar o Facebook e o Twitter se…reiniciar o computador. Além disso, você tem sempre a possibilidade de pedir o reembolso do seu dinheiro caso veja que o aplicativo não consegue deixar você longe das mídias sociais. Mas essa será uma opção que certamente não vai utilizar, tendo em conta os benefícios extraordinários que o Anti-Social traz.

Clique aqui para download

8. FOCUS BOOSTER

Já falamos sobre esta app na Escola Freelancer mas nunca é demais lembrar deste excelente aplicativo. Ele funciona como um relógio onde você pode definir quando começar e quando terminar cada tarefa. Depois disso, o aplicativo lança um pequeno alarme avisando que está no momento de você descansar e controla esse mesmo tempo. Fácil e simples de usar, o Focus Booster pode facilmente ser inserido no canto da sua janela e certamente não será visto por si. Basta que você instale o aplicativo e comece desde logo a utilizá-lo. Poderá ainda minimizá-lo, deixá-lo no tamanho superior ou até escolher o som que surge quando o seu tempo termina. Ideal para quem quer algo muito simples.

Clique aqui para download

9. EASY POMODORO

PomodoroSe você já ouviu falar da famosa Técnica de Pomodoro, certamente irá este aplicativo. O Easy Pomodoro é um dos mais completos para Mac e é muito simples de usar: você define uma tarefa, um período de tempo para realizar essa tarefa e o Easy Pomodoro avisa quando você finaliza essa tarefa. Ele permite que você veja as tarefas que realizou e ainda pode utilizar o Growl para o envio de avisos. Não é uma ferramenta do outro mundo, mas será certamente mais útil que os avisos que muitos profissionais utilizam.

Clique aqui para download

10. BREAKTIME

Para quem precisa de uma app um pouco mais completa que o Focus Booster, tem aqui uma das melhores opções do mercado. Com o BreakTime você define quanto tempo trabalha e quanto tempo vai ser o seu intervalo no trabalho. Quando chega o seu momento de descansar, o próprio aplicativo deixa o fundo da sua janela mais escuro. Com o BreakTime você tem apenas de definir os seus fluxos de trabalho uma única vez e a partir daí ele trabalha praticamente sozinho. Ideal para quem está questionando se trabalhar oito horas por dia é realmente a melhor opção.

Clique aqui para download

11. VITAMIN R

vitamin rÉ um dos aplicativos mais completos que já conheci quando o assunto é produtividade e é essencial para todos aqueles que sentem que estão perdidos no seu dia-a-dia. O Vitamin-R é muito intuitivo e começa com um princípio muito simples que é o de trabalhar apenas entre períodos de 15 a 30 minutos. Depois, ele aconselha-o a fazer um intervalo. Mas ele não se fica por aqui. Ele tem ainda a opção de você tomar notas em cada tarefa, gerar relatórios para você saber quanto tempo está a perder em cada tarefa e até permite que bloqueie sites menos produtivos.

Clique aqui para download

12. RESCUE TIME

Já falei muito sobre ele aqui na Escola Freelancer e até no ebook Seja Mais Produtivo mas nunca é demais lembrar deste excelente aplicativo. Simples, grátis e trabalha praticamente sozinho. O Rescue Time faz o tracking de todas as janelas do seu computador e no final gera um relatório com todos os sites por onde você navegou. Basta instalar e dá para ter uma noção de quantas horas você está perdendo (ou investindo) em cada site. Ele tem uma versão gratuita que dá para praticamente quase tudo. Já a paga também é bem barata e acrescenta mais alguns pormenores interessantes.

Clique aqui para download

E vocês, utilizam alguma app para manter o foco? Se sim, quais?

Até já!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link