Facebook para iniciantes 15/08/2017

8 melhores aplicativos para fazer lives no Facebook e Youtube

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Se começar a fazer vídeos pode ser difícil para muitos, imagino que começar a fazer lives – sejam elas no Facebook, Youtube ou Instagram – possa parecer uma barreira insuperável para muitos. Porém, ressalto que em ambas as situações necessitam apenas que comece a praticar com regularidade e, logo mais, estará fazendo transmissões ao vivo sem a necessidade de muita preparação ou coragem para aparecer em frente aos seus seguidores.

As transmissões ao vivo podem ser usadas em uma série de situações, sejam elas para promover seu webinário, compartilhar conhecimentos, manter seus seguidores atualizados ou até mesmo para mostrar um pouco da rotina de seu negócio. Embora seja possível transmitir suas lives do Facebook diretamente do desktop, esclareci nesse comparativo que usar aplicativos para fazer lives ainda é a melhor solução, já que em maioria eles contam com mais funcionalidades e recursos.

Selecionei 7 destes melhores aplicativos para fazer lives, que contam com funções diferentes, alguns permitindo que já faça a transmissão diretamente dele ou outros que podem ser usados para complementar suas transmissões. Com a lista abaixo, você não terá mais desculpas para começar a fazer suas próprias lives 🙂

Nota: Se quiser saber mais sobre Transmissões ao vivo, conheça o meu treinamento de Transmissões ao Vivo para Negócios clicando aqui.

1. BeLive

Uma ferramenta completa para fazer lives no Facebook, o BeLive permite destacar questões importantes deixadas pelos espectadores, além de contar com compartilhamento de tela, ideal se o seu conteúdo consiste em tutoriais de software, por exemplo. Também é possível inserir texto e gráficos durante suas transmissões e dar acesso a colaboradores de sua Fan Page para suporte para que se preocupe em transmitir seu conteúdo da melhor maneira possível.

Outra vantagem do BeLive é o seu baixo custo, com o plano básico custando $15 dólares mensais, com a possibilidade de testá-lo gratuitamente. Por outro lado, sua principal desvantagem é permitir apenas uma tela por vez. Por exemplo, não é possível mostrar a tela do seu computador e seu rosto em algum canto da tela, por exemplo. Clique no link para conhecer mais do aplicativo e se registrar para os 14 dias do período de experiência grátis.

2. Ecamm Live

Enquanto o BeLive é compatível com diversos tipos de aparelho – inclusive Android e iOS -, o Ecamm Live é dedicado para usuários de Mac. Se conectando diretamente ao Facebook, ele permite transmitir direto de seu perfil ou Fan Page, além de facilitar a exibição de imagens e até vídeos durante a transmissão, bastando que arraste os arquivos para dentro do app.

A vantagem do Ecamm em relação ao aplicativo que falei anteriormente também está na alta qualidade da imagem durante a live, embora não seja possível incluir convidados na conversas como o outro faz. Para circundar esse problema, será necessário compartilhar a tela do seu Mac enquanto faz uma videoconferência simultaneamente. Porém, ainda assim, precisará de algum app para que seu convidado também possa ser ouvido.

O Ecamm Live também é um aplicativo de baixo custo, com preço menor que o BeLive. Ao invés de uma assinatura mensal, basta apenas que pague $30 dólares e terá suporte ao aplicativo. Saiba mais do Ecamm Live acessando o link.

3. CrowdCast

fazer-lives-crowdcast

A principal função do CrowdCast é ajudar seu usuário a fazer lives simultaneamente em diversas plataformas, como o Facebook, Youtube e Periscope. Ele permite unificar os comentários de todas as plataformas e, por mais caótico que isso seja, também dá ao usuário o poder de destacar comentários relevantes, de maneira semelhante ao feito no BeLive. A desvantagem do CrowdCast fica no preço da assinatura, que fica em $45 dólares por mês. Saiba mais do aplicativo clicando no link.

4. OBS Studio

Outra das ferramentas mais completas para fazer lives, o OBS Studio pode ser usado para transmissões em quaisquer plataformas, sejam elas bastante difundidas como o próprio Facebook ou outras mais de nicho, como o Twitch. Ele também permite que inclua e programe vinhetas, algo bastante útil se o seu plano é usar essas plataformas para transmitir vídeos no formato de talk show ou programas semanais, por exemplo.

O maior problema do OBS Studio está na performance, já que ele exige computadores de boa configuração – seja ele PC ou Mac – e não é tão simples para o usuário comum, exigindo algum tempo de aprendizado dos mais leigos. Por outro lado, o software é inteiramente gratuito. Clique no link para conhecer mais do aplicativo.

fazer-lives-obs

5. Emoze

Se o seu negócio gira em torno do YouTube, o Emoze pode ser o melhor aplicativo para fazer transmissões ao vivo através de seu Android ou iOS. O app não possui nenhuma limitação de duração da live, além de permitir que elas sejam transmitidas em alta definição. É possível usar efeitos de vídeo assim como mudar a orientação do vídeo da horizontal para a vertical, e vice-versa.

6. Live Leap

Ao invés de ser um aplicativo voltado às lives como tenho mencionado até o momento, o Live Leap serve para automatizar o processo de notificar seus seguidores quando irá fazer uma transmissão. Apesar do Facebook já contar com uma função parecida nativamente, o Live Leap também notifica seus seguidores em outras redes sociais, como Twitter e LinkedIn.

Além disso, também é possível criar e programar esses avisos em sua Fan Page ou grupo no Facebook. O aplicativo conta com planos de $19 e teste de 7 dias a $1 em sua página. Clique no link para saber mais sobre o Live Leap.

fazer-lives-liveleap

7. Reflector 2

O Emoze permite que faça transmissões direto do seu celular. Porém, o Reflector 2 também permite fazer o mesmo sem sair do computador. O software deixa que mostre a tela do seu dispositivo mobile durante a transmissão feita com apps como o BeLive e OBS Studio.

Basta fazer a conexão wireless entre seu computador e smartphone – use o AirPlay para iPhone ou Google Cast para Android – e a partir daí, a tela de seu celular aparecerá durante a live. O Reflector 2 possui tarifa única e pode ser comprado por $14,99. Acesse o link para saber mais sobre como o aplicativo funciona.

8. Wirecast

Foi dos primeiros aplicativos que ajudavam produtores de conteúdo a fazerem lives no Facebook a partir do computador. Ele é bastante completo e muitas vezes usado para transmissões profissionais. Ah: e também permite que você transmita em simultâneo no Periscope. O seu único problema é mesmo o preço, que é bem mais elevado que os outros softwares deste artigo. Saiba mais neste link.

Pare de dar desculpas e comece a fazer lives agora!

As duas maiores desculpas dadas para quem ainda não começou a fazer lives são a falta de equipamento ou de coragem de encarar as câmeras e interagir com os usuários. Embora não tenha mencionado as barreiras consideradas emocionais, acredito que os apps acima serão mais que suficientes para cobrir a falta de material para começar suas transmissões.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link