Marketing Digital 05/10/2017

Anúncios no WhatsApp? Tudo o que precisa saber sobre a novidade

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Da mesma maneira que já é possível fazer ao criar anúncios para o Messenger, também está se tornando realidade criar anúncios para o WhatsApp. Após a revelação dos testes de um novo app para negócios, o mensageiro – propriedade do Facebook desde 2012 – liberou para algumas empresas a possibilidade de criar anúncios no WhatsApp.

Ao clicar nesses anúncios, o usuário abre automaticamente uma conversa com a empresa no aplicativo. O anúncio pode ser criado diretamente do Power Editor ou pelo Gerenciador de Anúncios. Basta iniciar a criação de um anúncio para conferir se a função já está disponível para sua conta, como mostrado nesse post do Ricardo Celso.

anuncios-no-whatsapp-ricardocelso

A descrição do anúncio, ao clicar no ícone ao lado do WhatsApp na imagem acima, apresenta a seguinte descrição:

“Quando um usuário clica no anúncio, uma conversa com sua empresa será aberta no WhatsApp. Seu anúncio será mostrado para usuários com maior probabilidade de abrir o WhatsApp”

Não foi esclarecido como o Facebook determina qual usuário tem essa “maior probabilidade”. Acredito que isso seja baseado no tempo que uma pessoa fica online no aplicativo e/ou quantas vezes ela já clicou em anúncios do tipo no passado.

O título pode parecer indicar que o anúncio aparecerá em sua tela inicial do WhatsApp, mas não será assim que ele funcionará. Na verdade, o anúncio continuará a aparecer no Facebook, mas ele contará com um botão no qual o usuário clicará e será encaminhado ao aplicativo, com uma conversa aberta entre ele e seu atendimento online pelo app.

Como conferir se os anúncios no WhatsApp estão disponíveis

Siga os passos abaixo para saber se já faz parte do grupo de testes dos anúncios no WhatsApp:

1 – Abra o Power Editor do Facebook;

2 – Clique em Criar Campanha;

anuncios-no-whatsapp-criarcampanha

3 – No objetivo de campanha, selecione a opção MensagensCaso essa opção não apareça, isso significa que os anúncios no WhatsApp ainda não estão disponíveis para sua conta, como poderá ver na captura de imagem abaixo;

anuncios-no-whatsapp-objetivos

4 – Na área Criar novo conjunto de anúncios, as opções Messenger WhatsApp deverão aparecer ao selecionar o objetivo de mensagens, como pode ser visto no post do Ricardo Celso;

anuncios-no-whatsapp-opcoes

5 – Continue a criação do seu anúncio normalmente.

Criando um botão de chamada para o WhatsApp

Além de criar os anúncios no WhatsApp através do Power Editor, também é possível fazê-lo ao impulsionar seus posts a partir de um dispositivo mobile. Ao clicar no botão Impulsionar publicação do Facebook, a opção Enviar mensagem por WhatsApp aparecerá no final da lista, permitindo incluir seu número do WhatsApp. Dessa maneira um botão de chamada para ação aparecerá no post, como pode ser visto na publicação do James William, que encontrou a funcionalidade.

anuncios-no-whatsapp-botao

Embora eu não recomende que use o botão de impulsionar posts – os motivos você pode conferir no vídeo abaixo -, é possível acessar o Power Editor ou o Gerenciador de Negócios posteriormente, editando melhor o anúncio criado a partir do botão de impulsionar publicação. O botão pode ser acessado tanto nos navegadores para desktop ou no aplicativo mobile.

No computador, ele abrirá a conversa automaticamente se tiver o aplicativo desktop aberto. Caso contrário, abrirá uma aba em seu navegador para logar no WhatsApp Web e então abrir a conversa com seu negócio.

Saiba mais sobre o WhatsApp e anúncios para mídias sociais no blog:

Quando os anúncios no WhatsApp estarão disponíveis?

No momento, não há uma data específica de lançamento da funcionalidade. Alguns usuários relatam que a opção apareceu no Power Editor, enquanto para outros apenas o botão de chamada para ação criado pelo Impulsionar publicação apareceram e para uma outra parcela, nenhuma das opções está aparecendo para mim aqui.

Por ora, vale a pena ficar de olho em sua conta de anúncios para ver o Facebook disponibiliza a possibilidade de criar anúncios no WhatsApp durante essa fase de testes, ou aguardar o lançamento oficial. A chegada do botão será muito bem-vinda, considerando que já existe uma parcela significativa de negócios centralizando seu atendimento online e vendas pelo WhatsApp, além dos 1,3 bilhões de usuários registrados em julho de 2017.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.


BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a criar imagens para redes sociais que geram curtidas, comentários e compartilhamentos!

close-link