Facebook Avançado 24/09/2019

Anúncios para busca do Facebook: Como Fazer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Já pensou em criar anúncios para busca do Facebook, ao invés do feed ou dos Stories? Imagine só: você está com baixos resultados para os anúncios do feed, mas seu produto tem maior potencial para ser encontrado na ferramenta de busca. Você deixaria de depender dos anúncios aparecerem no feed e apostar nos usuários que estão procurando pelo produto que você oferece.

Essa pode ser uma nova opção para o futuro dos anúncios de Facebook.

O que isso significa?

Que os anúncios para busca do Facebook estão em testes nos Estados Unidos para perfis selecionados. Esses testes estão acontecendo desde o fim de 2018.

Se prefere usar o Marketplace para vender e ganhar dinheiro com o Facebook, a novidade pode ser ainda mais animadora para você. Os anúncios para busca do Facebook também irão contemplar as buscas por itens na plataforma de vendas da rede social.

Não é a primeira vez que o Facebook conduz uma empreitada para monetizar as buscas que seus usuários fazem em sua plataforma. De 2012 a 2013, tivemos o Sponsored Ad Results, que servia a esse propósito, mas que não deu certo e foi descontinuado em apenas um ano.

A diferença, ao que parece, será o uso desse tipo de anúncio no Marketplace, que atualmente não é monetizado. A rival Google já possui anúncios que levam à sua plataforma de compras, o Google Shopping.

O especialista em Facebook Jon Loomer teve acesso ao teste e compartilhou algumas impressões sobre a nova categoria de anúncios da plataforma. Ele também mostrou capturas de tela do que parece ser as prévias dos criativos desses anúncios.

Confira abaixo algumas dessas capturas, como os anúncios para busca do Facebook funcionarão e quais oportunidades os anunciantes no Facebook terão com a novidade.

Anúncios para busca do Facebook: como funciona?

Diferente do Sponsored Ad Results, o novo tipo de anúncio será mostrado no Gerenciador como um Posicionamento para seus Conjuntos de anúncios.

Ou seja, você pode criar anúncios para busca do Facebook, mas isso não te impede que ele também seja mostrado no feed.

Veja como a opção deve ficar posicionado no menu de posicionamentos:

novo posicionamento nos ads

Na descrição do posicionamento, está escrito em inglês “alcance pessoas com anúncios relevantes, baseado em seus termos de busca”.

Após criar o conjunto de anúncios, você poderá escolher se quer que ele apareça nos resultados das buscas do feed ou do Marketplace.

É aqui que começa o principal problema desse tipo de anúncio: o Facebook não te deixa escolher as palavras-chave.

Além disso, existe outra limitação dentro dessa categoria. Por ora, você só pode escolher três tipos de objetivo de campanha para ter acesso aos anúncios para busca do Facebook: ConversõesTráfegoVendas do catálogo.

objetivos que podem ser usados nos ads para procura

Como os anúncios parecerão?

Até a publicação desse artigo, o Facebook confirmou que os principais formatos de criativo poderão ser usado também para as buscas. Ou seja, poderá criar anúncios de imagem única, carrossel e vídeo também nesse formato.

De acordo com os testes do Jon Loomer, os anúncios para busca do Facebook terão dois tipos de layout. O primeiro é de uma imagem quadrada à esquerda, com o site, a chamada, um texto e o botão Saiba Mais na parte direita do anúncio.

anuncios busca facebook layout

Além disso, vale mencionar que o aviso de Patrocinado fica posicionado na parte superior direita do anúncio. A imagem deverá estar no formato Quadrado e ela será cortada para caber, caso não esteja nesse padrão.

O segundo layout segue uma premissa parecida. A imagem também deverá ser quadrada, mas fica posicionado no canto inferior direito do anúncio.

O texto ocupará a parte superior, com o site e a chamada ocupando o canto inferior esquerdo, como pode ver na captura de tela abaixo.

anuncios busca facebook segundolayout

Anúncios para busca do Facebook sem termos de busca?

Como mencionei nos parágrafos anteriores, o Facebook não irá te dar o poder de escolher as palavras-chave que deseja que seus anúncios apareçam. Não ficará claro quais serão os termos que o próprio Facebook irá escolher, o que acaba tornando o anúncio menos previsível.

O Facebook declarou que os anúncios aparecerão para usuários que mostrarem intenção de compra. Nesse último semestre de testes, os resultados apareceram para buscar relacionadas ao ecommerce, varejo e indústria automotiva. Provavelmente outros tipos de anúncios devem ser reprovados por ora.

Por outro lado, é importante lembrar que esses tipos de anúncios ainda estão em fase de testes. Ou seja, é possível que algumas coisas mudem antes do Facebook liberar a plataforma para todos os anunciantes.

Nada impede de, em um futuro próximo, o Facebook permitir que seus usuários escolham as palavras-chave na qual seus anúncios aparecerão.

Ou que os anúncios para buscas do Facebook nunca vejam a luz do dia.

O que fazer enquanto não sabemos o destino destes anúncios?

Explorar outras possibilidades de fazer negócios com o Gerenciador de Anúncios!

Já pensou em usar os anúncios de mensagens para fechar vendas, ao invés de criar um site do zero?

Com o Anúncios para Mensagens, você vai aprender como usar o Messenger, WhatsApp e Instagram para encontrar o público certo e vender sem precisar de um sistema complexo. Tudo isso com modelos prontos criados e usados pela minha equipe.

Clique no link agora para se inscrever no Anúncios para Mensagens e veja suas vendas pelos aplicativos mensageiros decolarem!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link