O que é esse tal do Marketing Digital? Será que publicar nas redes sociais ou enviar emails é Marketing digital? É para responder a estas e outras perguntas que escrevo este artigo.
Ao longo do texto vou mostrar como apliquei isso para encher de clientes um negócio em Portugal, vou também desvendar alguns mitos que circulam por aí e – acima de tudo – mostrar como pode ganhar dinheiro usando esta excelente ferramenta.
Vamos lá?
O que é o Marketing Digital?
O Marketing Digital é um conjunto de ações executadas online que tem como objetivo aumentar as vendas e o relacionamento com os clientes, usando para isso os meios digitais.
Enquanto o marketing tradicional concentra-se nos meios mais clássicos (outdoores, jornais, rádio, etc) o digital foca-se em motores de busca como o Google, Redes Sociais ou ferramentas de conversa como o WhatsApp.
Porém, isso não significa que vários conceitos mais básicos do marketing não sejam aplicados também no marketing online. Posicionamento, público-alvo ou branding são ações que podem ser feitas tanto no offline como no online.
E desengane-se quem considera que marketing é algo apenas para grandes empresas: pequenas empresas também beneficiam muito das ações proporcionadas pelo marketing (mesmo que não tenham um profissional da área para fazer isso).
Como funciona o Marketing Digital?
Tal como qualquer estratégia de Marketing, no online o primeiro passo é definirmos com quem queremos falar. Não adianta selecionarmos quais redes vamos usar ou se vamos contratar um gestor de redes sociais se ainda nem sequer sabemos com quem vamos comunicar.
Para entender melhor, vamos ao exemplo de uma Escola de Ballet, em Portugal, da qual sou sócio e onde trabalho a parte do marketing online. Quem é o público-alvo de uma escola de ballet? No nosso caso são:
- Mães
- Entre os 25 e os 45 anos
- Que moram na cidade
- E que têm filhas entre os 4 e os 10 anos, que é a idade na qual geralmente as mães põem as filhas no ballet
Tendo como base tudo isto, posso começar a definir alguns detalhes:
- Quais redes essas mães usam?
- Quais canais elas usam na internet?
- Elas procuram na internet por uma escola de ballet para as filhas?
Tendo algumas destas informações, já posso começar a preparar a minha estratégia digital. Obviamente este é apenas um exemplo curto. Pensar numa estratégia online é algo de horas ou dias.
Estratégias de Marketing Digital
Já sabendo com quem queremos falar, chegou a hora de definirmos as nossas estratégias de Marketing Digital. E é aqui que muitas pessoas travam. Devo usar email marketing? Quais redes sociais devo usar? Devo ter site ou não? Vamos explorar cada uma delas abaixo para conseguir analisar quais fazem sentido para o seu negócio.
Site institucional
Muitas pessoas consideram que ter um site é muito importante. Bom, isso vai depender de vários fatores. O primeiro passo que precisa entender é que o site, por si só, não é uma fonte de vendas. Isto porque para ele trazer vendas ele precisa de ter alguns fatores:
- Visitas. Não é por um site estar no ar que ele terá visitas
- Estratégias de conteúdo. Se o site não cria conteúdo constantemente ele apenas vai estar rankeado para o nome do seu negócio, o que pode ser interessante para compradores indecisos mas isso não trará pessoas que não conhecem a marca
- O site é um local com muita informação e por isso pouco propício à conversão (já vamos falar mais sobre isso mais à frente)
Atualmente, o site é mais um local onde indecisos vão buscar por mais informações do que um canal onde terá um grande tráfego de vendas.
Tráfego pago
O tráfego é a compra de publicidade online, no qual a sua empresa investe em anúncios na internet para atrair potenciais clientes. As redes sociais e o Google são os canais onde se investe mais em anúncios. Ao investir em publicidade, estará a atrair potenciais clientes de forma muito mais rápido do que se usar marketing de conteúdo (que falaremos mais à frente).
Existem duas opções no que toca ao tráfego pago. Uma delas é o dono do negócio aprender sobre anúncios e ele mesmo fazer. Outra é contratar um gestor de tráfego e nesse caso um profissional externo ficará responsável por essa função.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é o que estamos a fazer neste artigo. Você está aqui porque procurou por algo relacionado a marketing digital. O nosso artigo vai entregar informações sobre o tema, educá-lo e, quem sabe (e asssim eu espero), deixá-lo interessado sobre a nossa marca e aquilo que oferecemos.
Para criar marketing de conteúdo geralmente existem algumas opções:
Blog
Mais uma vez, o nosso caso. Ter um blog que crie conteúdo sobre a sua área de negócios é a melhor forma de usar o maior motor de busca, o Google, para atrair potenciais clientes.
Video
Conteúdos em vídeo é uma forma de marketing de conteúdo que pode fazer mais sentido que um blog em algumas situações. Ao criar conteúdo em video atrair pessoas usando outro grande motor de busca, o Youtube. No nosso caso também temos o nosso canal (pode conhecer aqui) e lá abordamos muito dos temas aqui do blog, mas em vídeo. Outro canal de video que tem crescido muito é o TikTok, inclusive tendo vários videos da plataforma sendo indexados no Google.
Redes Sociais
Redes sociais como o LinkedIn, Facebook ou Instagram também entram na estratégia de marketing de conteúdo. Com elas pode criar publicações que vão educar a sua audiência nas mais variadas fases de compra. O profissional que trata da gestão das redes sociais de um negócio é o gestor de redes sociais.
Email Marketing
Muitos consideram que o email marketing morreu, mas a verdade é que ele é um excelente canal de conversão de vendas. Quando compramos algo ou queremos uma comunicação importante, o que fornecemos às pessoas? O nosso email. E ele também pode ser um canal de conteúdo onde vai se relacionar com os seus potenciais clientes. No nosso caso enviamos um email pelo menos uma vez por semana para a nossa base, com um resumo dos conteúdos da semana.
Marketing de Afiliados
Os afiliados são profissionais que promovem um conteúdo em troca de uma comissão. Este tipo de marketing é mais usado no mercado de cursos online, no qual a margem é maior e por isso dá para pagar essas comissões aos afiliados. Porém, softwares ou algumas ecommerces também costumam ter disponível a possibilidade de afiliados promoverem os produtos deles.
Se quiser saber mais sobre cursos online recomendo que leia este nosso artigo sobre vantagens e desvantagens de criar um curso online.
Quanto preciso investir em Marketing Digital?
Quando muitos empreendedores pensam em Marketing Digital, a primeira dúvida é: Quando preciso gastar? Na verdade existem três tipos de investimentos no marketing digital:
- Investimento em publicidade, ou seja, no tráfego pago
- Investimento em profissionais de marketing para executarem as tarefas
- Investimentos em ferramentas para potenciar os resultados
Quando comecei a trabalhar o meu próprio marketing digital, eu era a pessoa que fazia tudo: eu investia em publicidade, fazia a gestão das minhas redes sociais e estudava ferramentas.
O primeiro passo para decidir quanto investir é separar um orçamento mensal para contratação ou investimentos em publicidade. A grande pergunta que deve fazer é:
Quanto consigo ter de lado, por mês, para investir em marketing digital, de forma a que esse valor não impacte as contas principais do meu negócio?
Se não tiver muito, não se preocupe: comece com o que tem. Conheço casos de empreendedores que começaram com 50 euros por mês e com o passar dos meses foram reinvestindo o retorno para terem cada vez mais verba para o seu marketing.
O que precisa entender é: Marketing não é gasto, é investimento. O objetivo é investir dinheiro no marketing e ele retornar em vendas.
Métricas do Marketing Digital
Uma das coisas mais importantes que o Marketing online trouxe foi a análise de dados. Não é que isso não existisse no marketing tradicional, mas sem dúvida alguma num ambiente digital elas são ainda mais importantes. Isto porque o digital trouxe a facilidade de se criar conteúdo e com essa facilidade veio a grande questão: por que razão estamos a fazer isto? Sem saber o porquê das ações a sua empresa ficará perdida no mundo online. É como se estivesse a conduzir pela estrada sem saber onde quer chegar.
Para se guiar nesta estrada digital precisará de entender quais são as principais métricas do marketing digital. São elas:
- Leads
- Custo por lead
- Vendas
- Custo por venda
- CTR
- Alcance
- CPM
- ROI
- ROAS
- CAC
- CTR
Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:
O que é uma lead?
Leads são contatos capturados. Normalmente, esses contatos são um email ou um telefone (ou ambos). Conseguir contato com esses potenciais clientes permite, depois, fazer ações de vendas ou entregar conteúdo.
O que é o custo por lead?
É o preço que paga por cada lead. Se investiu 100 euros e conseguiu 10 leads, cada lead custou 10 euros.
O que é uma venda no marketing digital?
É o número de vendas que conseguiu fazer do seu produto ou serviço.
O que é o custo por venda?
É quanto pagou para conseguir uma venda. Se investiu 100 euros e conseguiu 2 vendas, pagou 50 euros por cada venda.
O que é o Alcance?
Alcance é quantas pessoas alcançou com o seu conteúdo ou anúncio pago.
O que é o CPM?
CPM é o custo por Mil Impressões. É o quanto está a pagar para ter o seu anúncio impresso para 1.000 utilizadores.
O que é o ROI?
ROI é o Retorno do Investimento total de marketing, que inclui anúncios, patrocinios, etc. Ele calcula-se da seguinte forma:
ROI = (receita – investimento)/investimento
Vamos a um exemplo. Imaginemos que geramos 10.000 euros em vendas e para isso investimos 500 euros. Ficaria:
(10.000 – 500)/500 = 19
ROI (%) = 19*100 = 1900%
O ROI neste caso foi de 1900% ou de 19 vezes
O que é o ROAS?
Diferente do ROI, que abrange todo o investimento, o ROAS é mais focado nas campanhas publicitárias. Para calcular o ROAS é feito da seguinte forma:
ROAS = (Receita atribuída aos anúncios/custo dos anúncios) x 100
Vamos a um exemplo:
Se vendi 10.000 num produto mas investi 2.000, o cálculo ficará da seguinte forma:
(10.000/2.000)*100 = 500%
Ou se não quiser calcular a percentagem não precisa de multiplicar por 100 e podemos dizer que tivemos um ROAS de 5. Cada euro investido retornou 5.
O que é o CAC?
CAC (Custo por Aquisição de Cliente). É quanto pagamos para adquirir um cliente. Nele pegamos em todos os custos para adquirir o cliente e dividimos pelo número de clientes. Nesses custos entram publicidade, comissão de vendedores, o quanto foi pago a plataformas, etc.
O que é o CTR?
CTR vem do inglês Click Through Rate e significa taxa de cliques. Ele é dado a nível de percentagem. Se temos um CTR de 1%, por exemplo, significa que a cada 100 pessoas uma clica no nosso link. Ele é fundamental nos anúncios pois quanto maior o CTR mais interessada está a pessoa no nosso anúncio.
Quais são as profissões do Marketing Digital?
Se está a pensar em trabalhar na área, o primeiro passo é entender quais são as profissões que existem no mercado. São elas:
- Gestor de tráfego: cria os anúncios pagos
- Gestor de Redes Sociais: cria conteúdo nas redes sociais
- Redator: cria conteúdo para blogs
- Web Designer: Cria Páginas de Captura e de vendas
- Copywriter: Escreve textos mais persuasivos para venda
- Suporte: Trabalha com o suporte a clientes
- Designer: Cria imagens para as redes sociais e comunicação da empresa
- Editor de vídeos: Edita videos para as redes sociais ou youtube
- Estrategista: Responsável por ajudar na venda de cursos online
Mas não se preocupe: Se é empreendedor, não precisa de contratar todos estes profissionais. Eu só tive todos estes profissionais na minha após alguns anos de ter iniciado na internet e ter começado a ganhar dinheiro online. O normal é começar contratando um ou dois profissionais desta área.
Tem como trabalhar com Marketing Digital em Portugal?
Com certeza. Portugal é um mercado muito carente de profissionais de Marketing Digital e quem conseguir bons resultados para os seus clientes tem um mercado bastante vasto, podendo trabalhar de forma remota ou presencial.
Uma pequena pesquisa no LinkedIn já consegue demonstrar como esse mercado é tão procurado. Diariamente são publicadas dezenas de vagas procurando por estes profissionais.
Quanto um iniciante no Marketing Digital em Portugal ganha?
Quando falamos de valores, existem muitas variáveis pois elas dependem da experiência do profissional, da área que ele atua, se é freelancer ou contratado, entre outros fatores.
O profissional de marketing digital em Portugal que é contratado por um empresa começa muitas vezes com um valor de 900 a 1.000 euros quando tem pouca experiência mas destacando-se chega facilmente aos 1.300 ou 1.500 euros.
Já no Brasil, esse valores costumam começar nos 2.500 reais e um bom profissional pode chegar até aos 5.000 reais ou mais.
Já se trabalhar como freelancer no Marketing Digital ai tudo muda de figura. Na Mentoria para Gestor de Tráfego, recomendo aos meus alunos que o Gestor de Tráfego comece a cobrar entre 150 a 200 euros por clientes. Quando tem mais experiência, cobrar acima dos 300 euros. Tenho caso de alunos que cobram mais de 800 euros por cliente.
Já no Brasil o valor do Freelancer costuma iniciar nos 500 reais para os pouco experientes e ronda os 1500 nos mais experientes.
Qual profissão do Marketing Digital dá mais dinheiro?
Como em todas as áreas, existem profissões que dão mais dinheiro do que outras. Se tivermos o exemplo da medicina, existem médicos que ganham mais do que outros dependendo da especialidade. No Marketing digital é igual. Abaixo seguem aquelas que são, na minha visão, as profissões que mais dão dinheiro no marketing digital, começando da que paga melhor da que paga pior:
- Estrategisa
- Gestor de Tráfego
- Copywriter
- Gestor de Redes Sociais
- Editor de video
- Web Designer
- Designer
- Redator
- Suporte
Como estudar Marketing Digital em Portugal?
Existem alguns caminhos na hora de estudar Marketing Digital, mas alguns dos mais comuns são:
Estudar marketing digital numa faculdade
Aqui estudará durante alguns anos os principais conceitos do Marketing tradicional e digital e terá uma abrangência muito grande de temas da área. Na minha percepção, é uma excelente opção para quem pretende vir a trabalhar com grandes empresas ou multinacionais, mas para quem pretende trabalhar com pequenos e médios negócios as opções que apresento em seguida são mais recomendadas.
Por Portugal ser um país bastante tradicional no que toca à parte da educação, em muitas vagas para Marketing Digital ainda é pedida a licenciatura em Marketing. No entanto, essa é uma realidade que tende a mudar e que acontece mais com vagas para empresas maiores ou agências de marketing. Pequenos e médios negócios não costumam ter essa exigência.
Eu já trabalho nesta área há mais de 10 anos e não tenho qualquer faculdade de marketing e isso não foi impedimento para viver desta profissão há mais de uma década.
Estudar um curso focado só em Marketing Digital
Existem cursos online e presenciais focados em Marketing Digital, no qual em poucos meses terá um foco maior em marketing digital. Com ele, saberá os conceitos bases de Redes Sociais, SEO ou Email Marketing. Com este tipo de cursos ficará um profissional generalista do marketing digital, o que pode ser bom em algumas situações. Porém, pode deixar lacunas em algumas especialidades. Muitos estudantes usam este tipo de curso para entenderem todas as áreas e depois especializarem-se numa só.
Estudar cursos de especializações do marketing digitial
Uma outra opção é fazer cursos de áreas específicas, mais aprofundadas. Neste tipo de cursos terá um foco único na gestão de trafego, gestão de redes sociais, redação para blogs ou aquilo que se propôs a estudar. Ao se tornar especialista, as chances de ficar muito bom numa área específica e os profissionais mais bem pagos são aqueles que são muito bons numa única área.
Quando comecei o meu foco foram os blogs. Depois, passei a estudar redes sociais, depois tráfego pago e por ai vai.
Ao meus alunos recomendo sempre que comecem com uma especialidade. É mais rápido de aprender e gera retorno mais rápido.