Se tomou a decisão de trabalhar online, provavelmente a profissão de gestor de redes sociais foi uma das que mais lhe chamou a atenção. Talvez por gostar de redes sociais ou até mesmo por conhecer alguém que trabalhe nesta profissão. Porém, para chegar a este artigo deve ter se perguntado: afinal de contas, o que faz um gestor de redes sociais?
Ao longo deste texto vamos falar sobre as principais funções deste profissional e o que ele deve fazer desde o momento que começa um cliente até lhe entregar os primeiros resultados.
1. Publicação de Conteúdo
Pode parecer meio óbvio, mas o óbvio precisa ser dito: um dos papéis do gestor de redes sociais é publicar o conteúdo nas redes sociais dos seus clientes. Ele ficará responsável por criar, agendar e publicar todo o conteúdo combinado com o cliente.
Porém, ele não deve se restringir apenas a cumprir tabela e publicar aquilo que o cliente pede. O gestor é responsável por pensar nos melhores formatos de conteúdo. Se, por exemplo, o seu cliente quer publicar mais imagens e na rede social que o cliente quer trabalhar os vídeos funcionam melhor, é do papel do gestor dar feedback ao cliente aconselhando a utilizar outros formatos de conteúdo.
Resta alertar que para o gestor conseguir publicar o conteúdo ele precisa ter uma boa noção sobre criação de imagens ou edição de video. Felizmente hoje em dia ferramentas como o Canva ajudam bastante nesse trabalho e até ferramentas como o ChatGPT podem ser úteis na hora de criar conteúdo.
2. Definição da estratégia de conteúdo do cliente
Também é papel do gestor de redes sociais pensar na estratégia de conteúdo do cliente. Que tipo de conteúdo publicar? Como usar essse conteúdo para atrair potenciais clientes para o negócio dele? Cabe ao gestor de redes sociais ter uma visão mais macro do negócio do seu cliente na internet e não ficar apenas no básico que é definir quantas publicações vão ser feitas.
3. Interagir com os seguidores da marca
Numa empresa de maior parte, existiria um responsável para publicar e outro para responder aos seguidores. Mas sabemos que na maioria dos pequenos e médios negócios a realidade é só uma: você será responsável por publicar e interagir com a audiência do seu cliente. E isso até por um lado pode ser bastante positivo, pois interagir com seguidores da marca nas redes sociais vai fazer com que entenda ainda mais sobre como eles pensam, dando assim várias ideias de conteúdo.
4. Definir as redes sociais do seu cliente
Alguns clientes já têm claro quais redes sociais vão usar enquanto outros não têm ideia de quais redes sociais vão trabalhar. É papel do gestor de redes sociais aconselhar o seu cliente sobre as melhores redes sociais a serem usadas pela sua marca.
Uma boa forma de perceber isso é analisando:
- Quais as redes sociais mais utilizadas em Portugal
- Quais as redes sociais mais utilizadas pela concorrência
- Quais as redes sociais onde existem potenciais clientes e não estão a ser exploradas
- Quais as redes sociais onde o atual cliente já recebe contatos
Um conselho que posso dar é que não esteja em demasiadas redes sociais. Isso demandará muita produção de conteúdo e pouco foco em cada rede social. E com menos foco as chances de ter sucesso nessa rede diminuem. Na presença de redes sociais, menos é mais.
Leia também: Curso de Gestor de Redes Sociais: Como escolher um?
5. Trabalhar a persona do seu cliente
No mundo ideal todos os nossos clientes teriam noção clara de quem é a sua persona ideal mas, lamento informar, a maioria dos empresários não sabe com quem está a comunicar. 99% dirão que são homens e mulheres dos 18 aos 85. Durante 10 anos a trabalhar com uma profissão online raros foram os clientes que sabiam detalhadamente quem era a sua persona (e coincidentemente eram os mais bem sucedidos).
Por isso, um dos primeiros passos a fazer em conjunto com o seu cliente é ajudá-lo a entender melhor a persona do seu negócio. Saber detalhes tais como:
- Qual a faixa etária ideal
- Gênero
- Que tipo de coisas essa pessoa se identifica
- Que tipo de coisas o cliente do seu cliente não gosta
- Que tipo de conteúdos ele gosta mais de consumir
- Quais as redes sociais que ele mais usa
E por ai vai. Um tipo de exercício que pode ajudar muito a definir a persona junto com o cliente é o mapa da empatia. Com ele, juntos vocês podem perceber quais são as dores, os desejos e a necessidade do cliente do seu cliente. Tudo isto vai ter um impacto enorme no seu trabalho de gestor de redes sociais.
6. Estar atento às tendências do mercado
Uma das estratégias que mais gera interação nas redes sociais é quando se utilizam temas “do momento” e adapta-se à comunicação da marca. Por isso, um dos trabalhos do gestor de redes sociais é ficar atento aos acontecimento do país ou da região e aproveitar esses momentos para criar conteúdo.
7. Análise das métricas
Após publicar o conteúdo ele vai precisar de entender o que deu certo e o que não deu. Por isso ele necessita de fazer uma análise das métricas após as publicações. Precisa entender a quantas pessoas aquele conteúdo chegou, quantas interagiram e quantas deixaram comentários, entre outras métricas.
8. Reuniões e relatórios para o seu cliente
Ter clientes como gestor de redes sociais implica fazer reuniões com eles e apresentar os resultados. A frequência das reuniões pode e deve ser combinada com o seu cliente logo quando começam a trabalhar juntos. Recomendamos que se reuna com o seu cliente pelo menos uma vez a cada duas semanas ou uma vez por mês, para que possam debater as próximas ações a serem feitas em conjunto. Lembrando que essas reuniões não precisam ser presenciais. Ferramentas como o Zoom ou Google Meet são suficientes.
Dúvidas comuns sobre o que faz um Gestor de Redes Sociais
Logo abaixo veja algumas dúvidas comuns que são deixadas pelos nossos seguidores sobre a profissão:
O Gestor de Redes Sociais precisa ter faculdade de marketing?
Não. Ele não precisa ter qualquer faculdade de marketing para atuar na área. Porém, se tiver, certamente será uma ótima ajuda para ser bem sucedido na profissão.
O Gestor de Redes Sociais precisa ser especialista em edição de imagem?
Se quiser realmente ser um profissional de destaque na profissão, entender de edição de imagem ajuda sim. Dominar o Photoshop ou um Premiere vai ajudar a ter conteúdos com mais qualidade. Porém, se apenas domina ferramentas mais simples, não se preocupe: isso é o suficiente para começar a profissão.
Gestor de redes sociais precisa abrir empresa?
Não. Ele pode trabalhar a recibos verdes ou ter um contrato com uma única empresa.
Gestor de redes sociais precisa de fazer anúncios pagos?
Não. Quem faz esse trabalho é o gestor de tráfego. Porém, se o gestor de redes sociais entender de anúncios ele com certeza criará um ótimo diferencial relativamente aos seus concorrentes.
Esclarecido sobre o que faz um Gestor de Redes Sociais?
Espero que este artigo possa ter esclarecido sobre esta profissão tão interessante. Independente de ela servir como a sua nova carreira ou servir apenas para ganhar dinheiro online, se este artigo foi de alguma forma útil, por favor partilhe com os seus amigos ou conhecidos que pretendam trabalhar na profissão 🙌