Nos últimos meses, uma grande mudança no Instagram abalou a forma de divulgar seu negócio, tal como expliquei neste meu artigo. Essa mudança veio alertar muitos para as modificações do Instagram e sobre como ele está se tornando uma mídia social cada vez mais importantes nos negócios. Se você não tem uma conta profissional no Instagram, espero com este artigo, motivá-lo a criar uma o quanto antes.
Concorde ou discorde dessa mudança, a atualização trará mais motivos para ingressar na rede social. Através dela, uma série de funcionalidades direcionadas a quem usa o Instagram para negócios estão sendo implementadas desde o ano passado. Pensando nisso, trouxemos a você 10 motivos para fazer já sua conta no Instagram, saber o que já está disponível para conquistar maior alcance e o que está por vir para ajudá-lo a se preparar com antecedência!
Nota: se quiser seguir o meu trabalho no Instagram, basta clicar aqui
1. O Instagram ganhará um painel de controle semelhante ao do Facebook
Assim como a rede social criada por Mark Zuckerberg, em breve o aplicativo mobile do Instagram contará com um painel que oferecerá mais do que o número de visualizações e likes. Além dessas informações, o Instagram mostrará também o alcance e engajamento, ou seja, quantas curtidas, comentários e compartilhamentos um post teve.
Estes dados virão em conjunto com mensuração dos horários exibidos. O painel também oferecerá maneiras de comparar estas mensurações com os níveis das semanas anteriores. Ou seja, a atualização trará uma visão mais real sobre o seu alcance dentro do Instagram. O melhor de tudo: o painel será grátis!
Leia também: 15 aplicativos para gerenciar várias contas de mídias sociais
2. Transformar posts em propaganda
Ainda de maneira parecida ao Facebook, o Instagram contará com ferramentas para tornar seus posts orgânicos que estão com bons resultados em propagandas, conseguindo um alcance ainda maior. A rede social também contará com algoritmos para calcular e decidir para que tipos de usuários as postagens aparecerão. Mesmo assim, você ainda terá controle para decidir quais serão as demografias que considera corretas.
3. Instagram irá permitir perfis voltados a negócios
Em um futuro próximo, não será mais necessário criar um perfil pessoal para lidar com seus negócios e acabar inevitavelmente misturando as coisas. Ou criar dois perfis pessoais e ficar intercalando entre eles. Assim como as páginas do Facebook, será possível marcar perfis como “voltados a negócios”. Existem poucas diferenças entre os dois tipos de perfis, mas o usado comercialmente conta com maior número de caracteres para descrever sua empresa e formas de entrar em contato.
4. Diferentes formas de criar anúncios
No Instagram você pode anunciar de vários formatos, o que acaba por aumentar suas chances de vendas. Por exemplo, ano passado, foram adicionados as fotos “em carrossel”. Nela, é possível selecionar uma série de fotos em um post só, passando-as à medida que o usuário desliza a tela. Em breve, a opção também estará disponível para os vídeos. Como o tempo disponível para gravação dos vídeos no Instagram é curto, a funcionalidade pode ser grande aliada na hora de contar histórias e divulgar seu negócio.
5. Ads dinâmicos também farão parte do Instagram
Assim como acontece no Facebook, em breve o Instagram mostrará propagandas de acordo com os sites que visita e as compras que faz. Ao visitar uma loja online e realizar uma compra enquanto logado no Instagram, a rede social mostrará anúncios relacionados em seu feed, se adaptando aos hábitos de compra e navegação dos usuários. Com isso, negócios focados no ecommerce ganham mais ferramentas no Instagram para realizar conversões em suas campanhas.
6. Conteúdos curtos tornam seus posts mais fáceis de serem alcançados
Em mais uma comparação com o Facebook, o Instagram é uma rede social mais veloz e, com isso, torna mais fácil a visualização de suas postagens. Como no Facebook as postagens possuem variados tamanhos – desde uma simples foto até os famigerados “textões” -, no Instagram o foco é consideravelmente maior nas imagens e em vídeos de curta duração, de até um minuto. Com isso, os usuários passam pelos posts com maior velocidade, aumentando a probabilidade de alcançá-los.
7. Seus posts no Instagram podem aparecer no Facebook
Esta é bastante auto-explicativa. Integrando sua conta com a sua página no Facebook, você alcança duas redes sociais com apenas uma postagem, economizando tempo, conseguindo maior alcance e mantendo as duas redes sociais com conteúdo ativo.
8. Melhores possibilidades de divulgação em eventos
O Instagram é a melhor ferramenta de auto-promoção na participação de eventos. Trabalha com tecnologia e está em uma feira tecnológica? Provavelmente esse evento possui uma hashtag associada a ele, algo como #EventodeTI2016. De posse da hashtag, é possível registrar fotos de si ou de sua equipe participando no evento, ou de seu estande caso esteja como expositor. Através dela, possíveis parceiros e visitantes saberão de sua participação, permitindo-os que procurem por você.
9. Melhores ferramentas para mostrar o dia a dia de seu negócio
Apesar de possível em todas as redes, o Instagram possui um estilo mais “descolado” em relação à maioria. Por isso, é uma excelente plataforma para mostrar o lado humano de seu negócio. Almoços especiais com a equipe, registro de momentos descontraídos e brincadeiras, feitas na medida certa, podem fazer o consumidor se conectar emocionalmente à sua companhia, aumentando o engajamento e, claro, conversões.
10. Possibilidade de convergir todos os aspectos de seu negócio em um lugar só
Apesar de bastante simples, o Instagram é uma das redes sociais mais completas e expressivas do mercado. Através dela – e de suas atualizações futuras – você consegue: divulgar novos produtos, seguir e interagir com marcas relacionadas a seu negócio, ter uma gama maior de possibilidades na criação de conteúdo, registrar e promover sua participação em eventos e mostrar o lado humano de sua empresa. Só falta o botão de vender, ao menos por enquanto…
Usa o Instagram para divulgar o seu negócio? Que dicas tem para aqueles que pretendem aderir à rede social? Comente e discuta conosco logo abaixo!
Abraço,
Luciano Larrossa