Marketing Digital 16/05/2013

9 razões porque você não vai ganhar mais dinheiro enquanto freelancer!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Esta é uma questão que muitos freelancers fazem, tanto por email como através da página de fãs do Facebook da Escola Freelancer. Afinal, qual é o segredo para alguns profissionais conseguirem ganhar mais dinheiro como freelancers e outros não? O que fazem eles de diferente? O dinheiro, por mais que se tente contornar, é sempre uma questão determinante. Além disso, não existe nada mais frustrante do que ficar horas e horas trabalhando a troco de quase nada. Infelizmente muitos profissionais ainda optam pela opção de concorrem com os seus clientes tendo como base o preço, tentando sempre fazer “um pouco mais barato”. Neste artigo, explicamos o motivo de isso não ser uma escolha acertada.

A meu ver, a diferença entre aquele freelancer que recebe mais e aquele que recebe menos está na estratégia que está sendo utilizada. Enquanto que o primeiro caso foca-se mais na qualidade e na boa relação com o cliente, o segundo concentra-se no preço e está mais preocupado com a quantidade de clientes. Simples assim. Porém, ao longo deste artigo, vamos ajudá-lo a mudar essa situação e iremos partilhar estratégias que vão ajudá-lo a receber mais dinheiro dos seus clientes. Fique atento!

1. O SEU FOCO É APENAS NO DINHEIRO

O segredo para receber mais dinheiro é não se focar nele. Isso mesmo! Quem se concentra apenas no dinheiro, principalmente nos primeiros meses enquanto freelancer, tende a aceitar trabalhos menos ambiciosos apenas para cumprir as suas metas financeiras. Ter objetivos financeiros é bom, mas não chega. É necessário pensar, antes de tudo, na sua evolução profissional e naquilo que aquele projeto permite aprender. Vou dar um exemplo:

Imagine que um cliente está disposto a investir mil reais na produção de conteúdo. É um conteúdo focado para a área feminina e você é um especialista na escrita de reviews de aplicativos, por exemplo. Porém, você até se sente capaz de escrever artigos dedicados a mulheres. Considera, que com um pouco de estudo, até será capaz de produzir conteúdo de qualidade. Então, você decide aceitar a proposta. É dinheiro que entra, mas é tempo que você perde pois está atuando numa área que vai contra os seus objetivos.

O meu conselho é que, tudo o que não contribua para a sua evolução profissional enquanto freelancer, deixe de lado. Foque-se apenas naquilo que traz crescimento profissional. O dinheiro virá mais tarde.

Dica de artigo: Conselhos para parar de adiar as suas metas

2. TODOS OS CLIENTES SÃO IMPORTANTES PARA VOCÊ

Já falei sobre esse tema neste artigo e volto a referir: nem todos os clientes servem para o seu trabalho! Ainda no outro dia vi uma proposta de um site que pagava 1 real (isso mesmo!) por cada artigo que fosse escrito. O impressionante que havia dezenas de profissionais que estavam interessados em aceitar aquela proposta! Quem quer ter sucesso como freelancer não pode aceitar propostas abaixo de um determinado valor.

Além disso, nem todos os clientes servem para trabalhar consigo. Existem aqueles que por melhor que paguem, acabam retirando grande parte do seu tempo através de:

  • Excesso de alterações
  • Trocas constantes de emails
  • Pedidos que não estavam combinados no acordo inicial
  • Mudanças repentinas de estratégia

Estes são apenas alguns dos problemas mais comuns que os clientes costumam causar. Com uma maior quantidade de tempo perdida, o valor que esse cliente paga acaba por tornar-se irrisório.

3. A ESTRATÉGIA ESTÁ ERRADA!

Uma má definição de estratégia é uma das causas para não conseguir ganhar mais dinheiro enquanto freelancer. Pergunte a si mesmo:

A sua estratégia está focada na qualidade ou no preço?

Os freelancers bem sucedidos estão focados na qualidade e não no preço. Um estudo da Harvard Business School revelou que as empresas que se focam no preço são ultrapassada, em média, ao fim de sete meses. As que se focam na qualidade do seu produto, demoram 17 anos a serem ultrapassadas. O motivo é muito simples: vai existir sempre alguém que vai vender mais barato do que você! Além disso, o preço é algo que você não pode controlar. Ou melhor até pode, mas a solução será sempre baixar mais o valor. Por outro lado, os profissionais que se focam na qualidade têm sempre a opção de melhorar a qualidade das suas ofertas.

Ter um preço mais elevado e uma qualidade superior também permite que você possa “jogar” com esta situação. Ou seja, se tem um preço mais elevado, poderá sempre fazer descontos. Se tem uma qualidade superior, também poderá criar a opção de serviços low cost e com benefícios mais reduzidos para o cliente. Por outro lado, se o seu foco for apenas o preço, a sua margem de manobra será mais reduzida. Só poderá fazer uma coisa: baixar os valores até o seu negócio se tornar inviável financeiramente.

4. A SUA IMAGEM É POUCO PROFISSIONAL

Para ganhar mais dinheiro você necessita de criar uma imagem mais profissional. Um freelancer amador, que não tenha uma página de Facebook bem estruturada, que não tenha um site bem construído e que não tenha um nome bem escolhido dificilmente vai conseguir clientes que paguem valores elevados. As boas empresas procuram profissionais que saibam vender o seu negócio! Por isso eu pergunto:

  • Como está a sua página de Facebook?
  • O seu site está bem organizado, tem testemunhos de clientes e mostra alguns dos seus antigos trabalhos?
  • O seu logo é bem desenhado ou é algo que foi comprado por meia dúzia de reais?
  • O seu nome é profissional ou você é João Antônio freelancer?
  • Os clientes podem entrar consigo facilmente ou você é uma pessoa difícil de encontrar?
  • Você tem um blog onde partilha conteúdo?
  • Você gravou vídeos no Youtube falando sobre a sua área de negócios?
  • O seu Facebook pessoal transmite uma imagem profissional?

Todos os pontos que referi acima fazem muita diferença! É claro, você conseguirá clientes se não cumprir nada do que disse acima. Porém, serão sempre clientes com uma capacidade de compra inferir e que não vai garantir bom retorno financeiro para o seu negócio.

5. VOCÊ ESTÁ PROCURANDO NOS SITES ERRADOS!

Grande parte dos sites de ofertas de emprego são um autêntico lixo. Aceitam propostas irrisórias, não dão a possibilidade de ter um feedback por parte do cliente e não respeitam o freelancer. Porém, ainda existe uma boa quantidade de plataformas confiáveis e é nelas que estão os principais clientes. Confira cinco sites que aconselho para conseguir clientes dispostos a valorizarem o seu trabalho.

Existem muitos outros como referimos no nosso artigo com os 30 sites para encontrar trabalho mas estes cinco são sem dúvida alguma aqueles oferecem uma melhor qualidade de clientes. Mas claro, em todos eles é preciso paciência. Como eles têm a opção do cliente ver o seu perfil de freelancer e as empresas grandes só contratarão aqueles que já tiverem um bom feedback por parte de outros clientes.

6. OS SEUS PRIMEIROS PROJETOS NÃO TIVERAM BONS RESULTADOS

testemunho Facebook escola freelancer

Tal como indicou a nossa fã da Escola Freelancer no Facebook,  trabalhar bem em projetos mais pequenos vai permitir mais tarde melhorar os seus resultados. E isto é muito simples de explicar o motivo. Se você conseguir bons resultados com projetos mais pequenos (cumprir prazos, entregar o estipulado, etc) esses clientes mais pequenos acabarão por deixar reviews positivas do seu trabalho. Essas mesmas reviews positivas serão a chave para que os clientes que pagam valores mais elevados possam contratá-lo. Por outro lado, se você for mal avaliado por empresas mais pequenas, dificilmente as maiores vão entrar em contato consigo.

7. A SUA EXPERIÊNCIA É MUITO REDUZIDA

Por mais que você contornar este fator, a verdade é que a experiência é determinante. Com mais tempo no mercado a tendência para conseguir projetos que pagam mais também aumenta. Daí ser importante aceitar, ao início, projetos que paguem menos mas que vão de encontro à sua área de negócio. Com o tempo comece a selecionar mais os seus clientes e aí a aceitar apenas aqueles que realmente pagam um bom valor. Durante todo o seu crescimento enquanto freelancer também é importante que tenha um local onde os clientes possam deixar um testemunho sobre o projeto que realizaram consigo. Isso pode ser feito no seu site, na plataforma de emprego ou no seu próprio LinkedIn.

8. VOCÊ NÃO É PACIENTE

Não é de um dia para o outro que irá ganhar mais dinheiro. Se você trabalha há alguns meses como freelancer, é normal que os seus rendimentos sejam mais reduzidos. Isso é a lei do mercado de trabalho. Raramente um profissional entra numa empresa e começa logo a receber quantias elevadas de dinheiro. Isso só começará a acontecer quando ele tiver mais experiência, um bom número de referências mas acima de tudo uma melhor qualidade no seu trabalho! Eu hoje sou melhor produtor de conteúdo do que era há um ano e certamente serei melhor daqui a dois ou três anos. E quanto melhor for a qualidade do meu trabalho mais poderei cobrar aos meus clientes. Simples assim. Mas como é óbvio, nos primeiros anos tive de baixar um pouco preço – o que é muito diferente de aceitar artigos de um real – até conseguir mostrar resultados para depois, aí sim, cobrar preços mais elevados.

9. AINDA NÃO ADQUIRIU O NOSSO EBOOK

Todos os dias vejo profissionais deixando de ganhar dinheiro porque cometem erros fulcrais, como alguns que referi ao longo deste artigo. Para evitar esses mesmos erros, criei o ebook Ser Freelancer. O ebook tem um valor de 38 reais. Eu sei que, independentemente de tudo, é um custo. Porém, já parou para pensar que uma simples dica no livro poderá ajudá-lo a ganhar muito mais do que 38 reais? Já parou para pensar que um único cliente que ganhe através dos conselhos que transmitimos no livro já é o suficiente para ter o seu investimento mais do que compensado? Pense nisso! Se mesmo assim ainda estiver com dúvidas, dê uma olhada nos depoimentos deixados pelos nossos leitores. Certamente deixarão mais confiante para adquirir o nosso produto!

Clique aqui para adquirir o Ebook Ser Freelancer

E para vocês freelas, qual é o segredo para ganhar mais dinheiro?

Abraço!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.