Anúncios de Facebook 09/08/2013

6 estratégias para gerar leads para o seu negócio através do Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Facebook é um local por excelência para gerar novos leads para o seu negócio. De uma forma rápida, conseguirá ter inúmeros possíveis fãs e compradores do seu produto. Porém, é necessário ser extremamente criativo e trabalhar o Facebook de uma forma organizada e lógica, conseguindo assim tirar o melhor partido desta ferramenta. Esta rede social não é, por si só, um local para realizar vendas. Ao contrário do que acontece com o Google, em que o usuário procura efetivamente por algum produto, no Facebook o processo é inverso. Ou seja, quem anda neste site normalmente procura trocar alguns comentários com os amigos ou seguir algumas páginas, daí ser tão difícil tornar fãs em consumidores dentro do Facebook.

Apesar de ser mais difícil conseguir vender no Facebook, a verdade é que não é impossível utilizar os fãs para gerar mais vendas. A questão central é que grande parte dessas vendas não vão acontecer no Facebook, mas sim através da sua lista de emails. Não entendeu? Passo a explicar. Depois de conseguir angariar fãs, um dos objetivos de um gestor de uma fan page terá de ser o de angariar uma boa lista de emails desses fãs, para depois tentar vender os seus produtos e partilhar conteúdos interessantes a partir daí. O Paulo Faustino, da Escola Dinheiro, falou há poucos meses sobre a geração de leads para programas de afiliados. É um artigo que eu recomendo a leitura. No entanto, o nosso objetivo neste post vai ser um pouco mais focado na questão da angariação de leads para vendas de produtos ou serviços próprios. Se você tem uma Fan Page e quer aumentar a sua lista de subscritores, o melhor mesmo é dar uma olhada nestas estratégias!

Nota: Para quem não sabe, os leads são contatos qualificados que se interessaram por algum produto seu e em troca disso forneceram uma forma de você entrar em contato com ele. Nesses casos, a chance de você vender algo para essa pessoa aumentam consideravelmente.

1. INCLUA UM POP UP NO SEU BLOG

Você já deve ter reparado que logo na entrada do nosso blog todos os leitores têm acesso a um pop up, através do qual recebem o nosso ebook em troca da sua subscrição. A relação do nosso pop up com o Facebook é muito simples: é através desta rede social que levamos pessoas para o nosso blog e assim aumentamos a nossa base de dados.

Subscrição-para-email-marketing3

Esta imagem que está acima representa bem como o Facebook é atualmente a terceira maior fonte de visitas do blog e como temos utilizado esta rede social para captar pessoas para os nossos artigos. Sem a Fan Page da Escola Freelancer estaríamos perdendo mais de 8 mil possíveis assinantes.

Dica: Se você quer melhorar os seus resultados e trazer mais pessoas para a sua Fan Paga, dê uma olhada no nosso ebook Facebook para negócios. Lá partilhamos muitas das estratégias utilizadas na página da Escola Freelancer.

Mas quando for partilhar artigos seus que levem ao seu blog, tenha o cuidado de fazê-lo utilizando imagens, de forma a aumentar o engajamento com os fãs. Por norma, as imagens criam uma maior interação em comparação com os links. Vejamos estas duas publicações da Escola Freelancer:

comparação_de_alcance

Apesar dos dois referirem o mesmo assunto (organização de papéis e documentos no escritório), a verdade é que a partilha de imagem chegou a praticamente o dobro das pessoas do que chegou o link que foi inserido. Além disso, a imagem permitiu que inserisse ainda outro link, gerando um excelente tráfego, como tivemos oportunidade de analisar mais tarde através do Bit.ly. Por isso, já sabe: utilize a sua Fan Page para gerar tráfego para o seu site mas opte sempre por partilhar imagens em vez de links.

2. UTILIZE OS FORMULÁRIOS

Quem não utiliza tabs está perdendo subscritores diariamente. As tabs são uma excelente estratégia para angariar algumas pessoas para a sua lista de emails. Para criá-las basta utilizar o Shortstack e em poucos minutos terá online uma tab na sua Fan Page. Porém, é necessário fazer um pouco mais do que apenas publicar a tab. É preciso levar as pessoas para o formulário de subscrição. Você sabia que apenas 2% das pessoas que clicam em curtir na sua fan page voltam a visitar a página principal? A partir daí elas vão acompanhando todo o conteúdo através das publicações. Por isso é necessário chamar as pessoas para a tab.

Uma boa forma de fazê-lo é fazer uma publicação com o intuito de angariar subscritores. A imagem abaixo demonstra bem como uma empresa de vendas chamou pessoas para a sua newsletter:

Desta forma o usuário nem sequer necessita de sair do Facebook para assinar a sua newsletter, o que acaba por ser uma vantagem muito grande.

3. LEVE AS PESSOAS ATÉ A UM PRODUTO GRATUITO

A publicidade no Facebook ainda está relativamente barata, principalmente se tivermos em comparação o Google Adwords. Isso faz que outra estratégia bem interessante possa ser utilizada: a promoção de páginas de eventos/infoprodutos gratuitos. Dessa forma, é possível realizar a publicidade com o intuito de encaminhar as pessoas da publicidade do Facebook para a sua página de captura de emails. Essa estratégia é muito utilizada pela empresa Hubspot, que conta com inúmeros ebooks gratuitos e que depois promove esses mesmos ebooks no Facebook. Não é ao acaso que a empresa tem atualmente mais de 500 mil fãs…

Captura-de-ecrã-2013-08-9-às-15

4. REALIZE EVENTOS

Os webinars gratuitos estão na moda. Todos os sites agora querem fazer webinars gratuitos com o intuito de angariarem mais alguns emails para a sua lista. E esta estratégia é tão utilizada com toda a lógica pois ela efetivamente traz bons resultados. Para fazê-lo e forma correta basta que crie um webinar (isso pode ser feito no Go To Meeting, por exemplo), escolha um tema e uma data e depois divulgue no Facebook, realizando um evento para a sua palestra. Simples, rápido e muito eficaz. A grande vantagem dos eventos é que eles são mais vistosos do que um post normal. Porém, com o passar do tempo você pode ir variando o tipo de divulgação, partilhando imagens ou atualizações de status com o link do evento, por exemplo.

5. UTILIZE A COVER PARA GERAR MAIOR CURIOSIDADE

Você sabia que cada vez que altera a sua imagem de capa no Facebook os seus fãs recebem uma notificação? Por esse e por outros motivos a cover é algo muito importante no Facebook. Ela é o primeiro impacto que os fãs têm com a sua marca e com uma boa imagem você pode ser capaz de chamar a atenção dos seus fãs para os seus serviços. O exemplo que deixo abaixo é o do Post Planner, que com uma capa simples dá a conhecer os seus serviços e ainda leva pessoas para o seu website.

6. UTILIZE O FACEBOOK CHAT

Este é mais um exemplo do Hubspot e é algo completamente inovador, sendo utilizado ainda por poucas empresas. Não me parece que seja uma forma tão eficaz de converter fãs em clientes, mas pelo menos é uma ideia original para criar engajamento. O que o Hubsport fez foi muito simples: eles publicaram uma imagem com a fotografia de um dos seus especialistas, definiram um horário e durante uma hora os fãs puderam fazer perguntas em tempo real àquele trabalhador da empresa. Funcionou muito bem apesar de eu pensar que um webinário, por exemplo, teria resultados melhores.

Mas você deve estar se perguntando: como é que a Hubspot gerou leads com esta estratégia? O que eles fizeram foi inserir links para artigos ou ebooks nos comentários da imagem. Ou seja, quando algum fã fazia uma pergunta com uma dúvida, eles respondiam com uma página do seu site.

CONCLUSÃO

Estas são apenas algumas estratégias para gerar leads no Facebook. Existem atualmente outras que podem ser utilizadas, mas estas a meu ver são aquelas que mais são utilizadas pelos gestores de Fan Pages. Ter muitos fãs é importante, mas mais determinante é saber o que fazer com esses fãs. E sem dúvida alguma, atrai-los para a sua lista de email é uma das melhores opções.

E você, que estratégias costuma utilizar para gerar leads? Quais foram os resultados?

Abraço!

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.