Facebook para iniciantes 14/06/2013

5 estratégias para mensurar o retorno do seu trabalho no Facebook

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

As redes sociais estão aí e vieram para ficar. Hoje em dia são poucas (ou nenhumas) as empresas que conseguem sobreviver sem terem uma conta no Facebook ou no Twitter. Há alguns anos, isso seria o equivalente a não ter um site. Também é certo que nem todos os tipos de negócios necessitam de uma conta numa rede social, principalmente se estivermos falando de quem trabalha no mercado “business to business”. Mas neste artigo vamos explicar como pode fazer aquilo que muitos deixam de lado: a análise do retorno do seu trabalho no Facebook. É algo muito simples, desde que sejam utilizadas as ferramentas corretas.

Em primeiro lugar, é necessário pensar nos mais variados tipos de retorno do investimento (ROI):

  • Dinheiro, ou seja, aquilo que você está a receber diretamente dos seus clientes pelo trabalho no Facebook
  • Visitas, caso você tenha um website.
  • Comunicação, caso você utilize a sua Fan Page para criar uma maior interação com os seus clientes habituais e potenciais
  • Reconhecimento, caso utilize a sua página de fãs para aumentar o reconhecimento da sua marca. Existem vários exemplos tais  como as marcas de comida e bebida. O objetivo deles não é vender pelo Facebook, mas sim criar uma maior ligação com os seus clientes de modo a que eles “vejam” mais vezes a marca

A meu ver, são estas as quatro principais formas de medir o retorno do seu trabalho no Facebook. Porém, acredito que existam outras mas é nestas que vamos manter o foco no nosso artigo. Vamos tentar perceber como você poderá medir o retorno do dinheiro, visitas, comunicação e reconhecimento através do próprio Facebook.

MAS PRIMEIRO VAMOS EVITAR O ERROS…

Antes de pensar em mensurar, é importante que o gerente da Fan Page pense em evitar dois erros básicos quando o assunto é medir o retorno: o número de fãs e o alcance das suas publicações. Quanto ao número de fãs, muitos donos de Fan Pages ficam contentes por terem milhares e milhares de fãs. Ao longo deste artigo, poderá ver que isso não é de todo importante pois o foco deve ser sempre em fãs de qualidade. Outra das preocupações tem sido o número de pessoas que vêem cada publicação. Essa é outra métrica de vaidade que deve ser deixada de parte. Já falamos sobre isso neste post e mais uma vez voltamos a explicar. É certo que as imagens e as atualizações de texto são vistas por mais pessoas, mas quantas vendas está a realizar nessas publicações? Quantas pessoas estão a visitar o seu site a partir dessas atualizações? Isso sim é que é importante analisar.

O MAIS BÁSICO: O GOOGLE ANALYTICS

De todas as estratégias utilizadas para mensurar o ROI no Facebook, sem dúvida alguma que o Google Analytics é a ferramenta mais utilizada por muitos marketeers. Basta que você vá ao Google Analytics e perceba qual a quantidade de pessoas que estão vindo para o seu site através do Facebook. Além disso, ainda é possível perceber por ONDE “caminham” esses visitantes das redes sociais. Para isso basta ir ao separador “Fontes de tráfego” e em seguida clique em “Social”. Depois disso vão aparecer vários separadores e aí você deve clicar em “Fluxo de visitantes”. Aí você consegue ter uma ideia certa de quantas pessoas estão vindo de cada rede social, para que páginas estão indo e que caminho percorrem.

UTILIZE O BIT.LY

Certamente já viu muitas Fan Pages a partilharem uma imagem e logo de seguida um link com o Bit.ly ou outro qualquer encurtador de URL’s. Além de tornar o link mais curto e por isso aparentemente mais apelativo, o Bit.ly também dá acesso às estatísticas dos seus cliques. Desta forma é possível partilhar um link de um texto em conjunto com uma imagem e perceber quantos clicks teve esse link. Este trabalho também pode ser feito através do analytics, mas não é algo tão simples como o Bit.ly onde você em poucos segundos tem acesso a todos os dados. Também é possível perceber de que países vêm a suas visitas, as horas em que elas clicam mais, etc.

Captura_de_ecrã_2013-06-14__às_16.30.07

CONFIRA QUANTAS PESSOAS RECLAMARAM A SUA OFERTA

Através das ofertas no Facebook, sobre as quais já falamos no nosso artigo sobre como fazer ofertas e promoções no Facebook, também é possível saber quantas pessoas estão reclamando essa venda. Como é obvio, essa reclamação apenas engloba as pessoas que clicaram nesse link e não as que efetivamente compraram o seu produto. De qualquer das formas, sempre dá para ter uma ideia de quantas pessoas estão, pelo menos, interessadas naquilo que você está promovendo.

UTILIZE O PIXEL DE CONVERSÃO

O Pixel de conversão no Facebook não é mais do que um código que é inserido na sua página e que depois dá um retorno sobre as suas vendas, leads, registos, etc. Esta é uma forma de perceber se o investimento que você está fazendo em Facebook Ads está realmente tendo o retorno esperado. Mas não me vou alongar muito sobre este tema pois o Paulo Faustino, da Escola Dinheiro, já falou sobre ele neste artigo: Como implementar o pixel de conversão no Facebook. Nele você poderá saber passo a passo como implementar o Pixel de conversão.

UTILIZE O FACEBOOK INSIGHTS

Outra das formas de analisar as visitas do seu site é utilizar as estatísticas do Facebook e perceber se as pessoas estão clicando ou não nas suas publicações. Lembra-se de eu ter falado que o fato de “muitas pessoas estarem vendo as suas publicações” não era importante? Essa é uma métrica que pouco vale e uma simples análise nos ficheiros excel do Facebook permitem que perceba isso mesmo. Faça o seguinte:

Clique na opção exportar dados da sua estatística.

Captura_de_ecrã_2013-06-14__às_17.03.54

Depois irá aparecer uma caixa como a que vê na imagem abaixo. Atenção que por defeito o Facebook diz para “exportar os dados da página” mas o que nos interessa são os dados da publicação por isso devemos alterar para o ponto logo abaixo como demonstramos na imagem. Agora basta acionar a opção transferir que o Facebook envia um ficheiro Excel com todos os dados.

Captura_de_ecrã_2013-06-14__às_17.04.02

Nesse mesmo ficheiro basta procurar pela linha que diz “link clicks”. Aí poderá ver quantos clicks recebeu cada publicação.

Captura_de_ecrã_2013-06-14__às_17.07.31

NÃO POSSO FAZER MAIS NADA? (BÓNUS)

As estratégias que partilhei acima são as mais diretas, ou seja, aquelas que você com apenas alguns cliques conseguirá realizar. Porém existem ainda outras formas de medir o ROI no Facebook mas para isso você necessita de ser um pouco mais proativo. Vejamos algumas:

  • Crie concursos e promoções para capturar os emails dos seus clientes. Dessa forma estará não só a aumentar a interação com os seus fãs mas também a criar a sua lista. Contudo, tenha em atenção às regras do Facebook e à utilização de um aplicativo. Nós por aqui aconselhamos que utilize o Shortstack.
  • Capture também contatos telefónicos que podem ser importantes para fazer marketing através do celular.
  • Ofereça ebooks gratuitos para conseguir capturar mais facilmente emails ou números de telefone.
  • Quando falar com um cliente pergunte onde ele teve conhecimento da sua empresa. Muitas vezes o primeiro contato surge devido ao Facebook mas não é através dessa plataforma que ocorre a venda, daí ser importante saber se foi através desta rede social que o cliente começou a olhar para o seu trabalho.

CONCLUSÃO

Existem várias formas de conseguir medir o seu retorno e estas cinco que partilhei consigo são apenas alguns exemplos. Existem outras muito práticas também mas estas são, a meu ver, aquelas mais rápidas e diretas. Mas se você jamais experimentou analisar o ROI do Facebook aconselho que faça isso já hoje pois a falta de análise é sinónimo de inúmeras oportunidades perdidas. Sem analisar você não conseguirá saber aquilo que os seus clientes mais gostam, de onde eles estão vindo ou até mesmo qual o impacto que as suas publicações têm nos seus fãs.

Mas se quiser saber um pouco mais sobre Facebook Marketing, aconselho que dê uma olhada no nosso ebook Facebook para negócios. No nosso livro irá aprender a melhorar a interação com os seus fãs, a aumentar as vendas do seu negócio e a construir uma Fan Page de sucesso.

E você, que estratégias utiliza para mensurar os resultados? Partilhe connosco!

Até já e bom final de semana

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link