Marketing Digital 05/07/2013

18 livros indispensáveis para todos os freelancers e empreendedores!

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

A leitura e renovação de conhecimentos é algo essencial para qualquer freelancer. Além de estudar a sua área de negócios mais específica (design, jornalismo, fotografia, etc), todos os profissionais desta área devem procurar mais algum conteúdo generalizado, não só relacionado com o trabalho de freela mas também com outras áreas como o empreendedorismo ou inovação. O hábito de ler muito  permite não só estar sempre atualizado mas também aumenta claramente a motivação para trabalhar. Apesar de toda esta necessidade, muitos freelas acabam por não encontrar material de qualidade, principalmente em português. Já falamos aqui sobre livros para tradutores mas hoje vou partilhar com vocês algumas das leituras que recomendo. Como é óbvio, estarão presentes alguns livros da Escola Freelancer mas também irei partilhar com vocês outros também muito interessantes.

1. SER FREELANCER

Como não poderia deixar de ser o livro Ser Freelancer é o primeiro da lista, sendo atualmente um dos poucos livros presentes em português que aborda os vários temas relacionados com o freelancing. Aqui você aprenderá a iniciar a carreira de freelancer, a conseguir mais clientes e ainda a melhorar a sua produtividade trabalhando em casa. Ele foi escrito há menos de um ano e analisa os principais problemas e dificuldades dos freelancers, tendo como base as principais dúvidas apresentadas pelos leitores da Escola Freelancer. Ele já foi adquirido por milhares de freelancers e os depoimentos no final da página de vendas falam por si.

Clique aqui para ter acesso ao ebook

2. FACEBOOK PARA NEGÓCIOS

O Facebook é cada vez mais uma ferramenta indispensável para os freelas, que necessitam de divulgar constantemente o seu trabalho. Esta rede social tem um grande impacto no Brasil e é uma das formas mais eficazes de divulgar uma marca. Porém, é necessário trabalhar as páginas de fãs de uma forma correta e o livro Facebook para Negócios partilha com o leitor dicas práticas do que deve fazer para levar uma página de fãs ao sucesso. O seu lançamento gerou muito buzz no nosso bol e os números representam bem a necessidades dos freelancers em utilizarem o Facebook como ferramenta de divulgação.

Clique aqui para ter acesso ao ebook

3. THE UNLIMITED FREELANCER

Mais um livro que demonstra bem as principais dificuldades dos freelancers. Foi dos primeiros que li e também recomendo vivamente, apesar de alguns conteúdos já estarem um tanto ao quanto desatualizados. Este livro foi escrito pelos autores do site Freelancer Switch, uma das maiores referências na língua inglesa nesta área. Ele é também muito prático e revela algumas das principais dificuldades dos freelas. Além disso, ele reúne alguns dos principais posts de um dos blogs mais visitados de sempre. É um excelente complemento ao ebook Ser Freelancer e foi dos primeiros livros que inspirou o meu início de carreira de freelancer. Se você não tem dificuldades com o inglês, esta poderá ser uma excelente compra.

Clique aqui para ter acesso ao ebook

4. HOW TO BE A ROCK STAR FREELANCER

Este livro acaba por ser um pouco inferior ao anterior, mas explora alguns pontos de uma forma mais aprofundada. A obra How to Be a Rock Star Freelancer está mais focada na questão financeira, na gestão de clientes, análise de ferramentas, gestão de equipes de trabalho ou no cálculo do trabalho por hora/projeto. Os restantes pontos necessários para ser um bom freelancer de sucesso são deixados um pouco de lado, mas não deixa de ser mais um excelente completamento para quem tem mais dúvidas nestas áreas que referimos anteriormente. Ele foi escrito há muitos anos pelos editores do blog inglês Freelancer Folder, um dos sites mais visitados do mundo sobre o mercado de freelancing.

Clique aqui para ter acesso ao ebook

5.  REWORK

Este foi daqueles livros que mudou a minha vida e até hoje recomendo a todos aqueles que pretendam ter o seu próprio negócio. O livro foi escrito por Jason Fried e David Hansson, os criadores da milionária empresa 37signals, conhecida pelo seu software Basecamp. O livro apresenta uma abordagem incrível para todos aqueles que desejam tornar-se empreendedores no futuro, evitando uma série de princípios que os próprios consideram errados: as reuniões só servem para perder tempo, os planos de negócios não servem para nada, ter uma equipa grande de vendas não significa que você consiga vender mais, entre outras abordagens simplesmente incríveis. Ideal para quem está pensando iniciar o seu próprio negócio.

Clique aqui para ter acesso ao livro

6. 4 HORAS POR SEMANA

Outros dos livros que mudou a minha e até hoje sou extremamente grato ao seu autor pelos conteúdos partilhados. É daqueles livros que vale 100 vezes mais o valor que é investido. Ao longo de centenas de páginas Tim Ferriss partilha dicas sobre como iniciar um negócio na internet, técnicas de produtividade como a Lei de Parkinson ou a Lei de Pareto e ainda como conseguir atingir os objetivos da sua vida, entre outros. Como é óbvio, algumas das estratégias apenas são aplicadas ao mercado norte-americano e são impossíveis de serem realizadas no Brasil ou em Portugal, mas isso não retira muito do valor deste excelente livro. Tim Ferriss conta também durante o livro como conseguiu atingir alguns dos seus objetivos pessoais.

Clique aqui para ter acesso ao livro

7. MAIS TEMPO MAIS DINHEIRO

Christian Barbosa é um dos principais especialistas brasileiros em produtividade. Já li vários livros dele mas o que eu mais gostei foi sem dúvida o “Mais tempo Mais dinheiro”, que foi escrito em conjunto com o especialista em finanças Gustavo Cerbasi. Neste livro Christian Barbosa partilha várias dicas de produtividade enquanto Gustavo Cerbasi dá conselhos financeiros, o que torna este livro muito útil para freelancers pois são dois temas que interessam aos profissionais autônomos. Ele é também bastante curto e uma tarde de leitura é o suficiente para adquirir os principais conceitos que estão distribuídos ao longo de quase 300 páginas. Se gostar do conteúdo, aconselho que dê uma olhada nos outros livros do Christian Barbosa.

Clique aqui para ter acesso ao livro

8. PREVISIVELMENTE IRRACIONAL

Dan Ariely é um grande especialista no comportamento humano e na tomada de decisões, tendo inúmeros estudos sobre o tema. No livro Previsivelmente irracional ele explica-nos os motivos de tomarmos várias decisões no nosso dia-a-dia. Porque fazemos dieta e desistimos logo a seguir? Porque compramos tantos coisas e nunca vamos usar? Porque os medicamentos mais caros fazem melhor apesar de serem iguais aos mais baratos? Estas são algumas das questões que o autor responde ao longo de um livro bem escrito e com um excelente sentido de humor. Além disso o livro também destaca o percurso (muito interessante) de vida de Dan Ariely, que iniciou os seus estudos desta área praticamente por acaso.

Clique aqui para ter acesso ao livro

9. SEJA MAIS PRODUTIVO

Mais uma obra escrita pela Escola Freelancer e que está distribuida de forma completamente gratuita. Durante o nosso ebook partilhamos com vocês várias técnicas sobre produtividade, organização pessoal e gestão de tempo. Ele foi escrito há pouco mais de um ano e conta já com quase dez mil downloads realizados. Apesar de alguns conteúdos já estarem ultrapassados continua a ser uma excelente fonte de inspiração para melhorar a sua produtividade.

Clique aqui para ter acesso ao ebook

10. O HOMEM MAIS RICO DA BABILÔNIA

Se você está procurando por um livro simples sobre gestão financeira esta é mais uma excelente opção. O Homem mais rico da babilónia de George Clason foi escrito há vários anos mas continua a ser muito vendido por todo o mundo. Ele conta uma história muito engraçada e educativa que ao mesmo tempo dá vários insights sobre gestão financeira, utilização de recursos, escolhas de profissão e definição de prioridades na sua vida pessoal e financeira. Curto e de rápida leitura, ele acaba por ser um pouco limitador por falar apenas num conceito geral, mas quem não tem a mínima noção de gestão financeira ele é bastante útil. Se quiser algo mais completo, aí não recomendamos a compra do livro.

Clique aqui para ter acesso ao ebook

11. PAI RICO PAI POBRE

Já fizemos uma pequena análise sobre o livro neste artigo mas mesmo assim continuamos a alertar para a elevada qualidade deste excelente livro. Pai pobre pai rico foi escrito por Robert Kiyosaki e Sharon Lechter e partilha com o leitor vários princípios de enriquecimento financeiro, com principal destaque para a noção de passivos e ativos. Foi, a par do anterior, um dos que mais mudou a minha noção de dinheiro e de criação de ativos. A sua escrita é fantástica e explica os conceitos de forma muito simples através de uma divertida história. Ele chegou a ser muito elogiado e criticado na altura do seu lançamento, mas mesmo assim continua a ser um sucesso em todas as livrarias e é um dos livros mais vendidos de sempre sobre esta área de negócio.

Clique aqui para ter acesso ao livro

12. START YOUR OWN FREELANCING WRITING BUSINESS

Mais um livro em inglês que será muito útil para todos aqueles que pretendam iniciar a sua carreira como escritores ou redatores freelancers. Neste ebook, Laura Spencer, uma das melhores escritoras freelancers a nível mundial, partilha várias estratégias que vão ajudá-lo a iniciar o seu negócio de escritor freelancer. O livro peca por deixar alguns temas importantes de lado tais como a qualidade da escrita ou a procura de trabalho, mas é o ideal para quem quiser dar os primeiros passos na sua carreira de freela. Para os mais experientes, este ebook não será muito útil devido à elevada redundância sobre alguns temas.

 Clique aqui para ter acesso ao ebook

13. EXERCÍCIOS PARA BLOGUEIROS

O livro Exercícios para blogueiros foi escrito pelo experiente Paulo Faustino, da Escola Dinheiro,  e traz várias dicas que vão ajudar os freelancers a criarem o seu próprio blog e a otimizá-lo para ficar melhor rankeado nos motores de busca. Apesar de não ser um ebook direcionado exclusivamente para freelas, todos os sabemos o quão importante é um profissional freelancer criar o seu próprio blog, tendo assim mais uma forma de atrair mais clientes. O ebook já foi baixado por milhares de blogueiros e é essencial para quem quer iniciar o seu próprio blog, sendo que o dinheiro investido é rapidamente recuperado.

Clique aqui para ter acesso ao ebook

14. HOW START A FREELANCE DESIGN BUSINESS

Apesar de não ser relacionado diretamente com a minha área de negócio, foi mais um dos livros que eu adquiri e ele traz realmente excelentes dicas para todos aqueles que pretendem trabalhar como designers. Durante o ebook o autor ajuda os freelancers a criarem o seu próprio negócio, partilha estratégias de marketing e ainda ensina a negociar com clientes. Ele conta com vários conteúdos gerais enquanto outros são dedicados mais propriamente aos designers freelancers. Mais uma vez não será um livro que levará você ao sucesso, mas é muito útil para quem estiver iniciando pois explica muito bem os passos iniciais para trabalhar com designer em regime de freelancer.

 Clique aqui para ter acesso ao ebook

15. THE FREELANCERS BIBLE

Este é outro ebook que aborda a área do freelancing de uma forma generalizada. Ele é bastante completo e foi escrito pela Sara Horowitz, a fundadora do Freelancer’s Union. Ele está escrito em inglês e partilha alguns conceitos muito interessantes, dando exemplos de como decorre o trabalho dos freelancers nos Estados Unidos e quais são as principais tendências a nível mundial. Apesar de ser uma vantagem, isso acaba por ser uma limitação pois assuntos como impostos ou contratos de trabalho partilhados durante o livro apenas podem ser aplicados nos Estados Unidos. Ele vai um pouco além de muitos dos livros sobre freelancing, daí ser uma excelente compra, além de ser escrito por uma profissional de renome.

Clique aqui para ter acesso ao ebook

E VOCÊ, QUE LIVROS PARA FREELANCERS RECOMENDA?

Estes são alguns dos livros que li e escrevi e penso que são excelentes opções para quem já está trabalhando ou quer vir a trabalhar como freelancer. Alguns são mais focados na área da escrita, outros na produtividade, mas todos eles acrescentam muita informação ao seu conhecimento. Agora chegou a sua vez:

  • Já leu alguns destes livros?
  • Indique outros que você tenha gostado e aconselhe os nossos leitores!

Abraço e até já,

Luciano Larrossa

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "PENSAMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL"
Este livro reúne 31 estratégias para você aplicar no seu negócio.

Pensamentos sobre marketing digital
close-link