Marketing Digital 13/02/2013

13 ideias de negócio que estão a fazer sucesso com o Tumblr

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

O Tumblr tem crescido a olhos vistos, chegando até a ultrapassar o WordPress em número de usuários. Se por um lado é certo o Tumblr foca-se em usuários mais jovens dada a facilidade de criação de novos blogs, também é verdade que existem negócios que têm conseguido bons resultados utilizando esta ferramenta. A plataforma conta atualmente com 30 milhões de blogs, sendo também bastante viral a nível de Facebook devido ao seu grande foco em imagens.

Mas será que todas os negócios devem apostar num blog em Tumblr? Depende. Se o seu forte for o texto e os tutoriais, o WordPress talvez seja a melhor opção. Agora, se a sua empresa está muito ligada à fotografia e ao vídeo, aí talvez este gênero de sites possa ser uma excelente forma de partilhar conteúdo. Não é por acaso que as indústrias que vivem muito da imagem (moda e fotografia principalmente) foram as primeiras a conseguir algum sucesso com o Tumblr. Para que tenha uma melhor noção de como grandes marcas estão a usar o Tumblr, confira a nossa lista logo abaixo!

Nota: Se você tem algum blog Tumblr onde divulgue o que você faz ou mesmo um da sua empresa, convido-o a deixar um comentário no final do post com um link e a uma pequena descrição se achar necessário

1. THE HUFFINGTON POST

The Huffington Post no Tumblr

O conceituado site norte-americano dá algum uso ao seu Tumblr, apostando – como não poderia deixar de ser – muito nas imagens, partilhando principalmente o seu conteúdo do Instagram.

2. ADIDAS

Adidas no Tumblr

Como seria de esperar, os amantes do futebol não deixam de lado o Tumblr e a Adidas tem sabido aproveitar muito bem este fator. A marca alemã de tempos a tempos partilha fotos de grandes acontecimentos mas também dos seus produtos, gerando quase sempre um número elevado de notas. A Adidas também aproveita para dar os parabéns a alguns dos seus principais jogadores através do seu Tumblr.

3. CALVIN KLEIN

Calvin Klein no tumblr

Com um design bastante simples, a Calvin Klein é uma das marcas que melhor aproveita o Tumblr. O pormenor de destacar a imagem quando ela é clicada e de poder partilhar no momento em que se passa o mouse é muito interessante, aumentando a viralidade dos posts.

4. COCA-COLA

Coca Cola no tumblr

Como não poderia deixar de ser, a marca norte-americano já está um passo à frente das suas concorrentes. A Coca-cola apoia a sua estratégia em Gif’s e é muito comum ver a empresa a partilhar imagens de felicidade e de “viver a vida”, tal como é comum nas outras mídias sociais. A organização do Tumblr também é muito bem feita, facilitando a viagem na página.

5. OSCAR DE LA RENTA

Oscar de la Renta

A marca de acessórios costuma trabalhar muito bem as redes sociais e o seu blog no Tumblr não é exceção. Quase todos os dias a Oscar de La Renta partilha alguma imagem, que por norma tem mais de uma centenas de notas.

6. PHOTOJOJO

Photojojo no tumblr

O Tumblr de referência para os amantes de fotografias, que têm neste blog uma excelente oportunidade de aprenderem as mais variadas dicas sobre esta área. Todos os dias são partilhadas várias imagens e o blog tem como objetivo promover o seu curso de fotografia…para iPhone! Por apenas cinco dólares, os seguidores do blog podem subscrever o curso. Em breve, a Photojojo University prepara-se para lançar um curso de Android.

7. DARK RYE

Rye Tumblr

Este blog destaca-se pela criatividade e pela originalidade de todas as suas publicações. Pelo menos foi esta a forma que a revista Whole Foods Market encontrou para partilhar algumas das suas imagens. As centenas de partilhas de grande parte das imagens fala por si.

8. THE NEW YORKER

The New Yorker no Tumblr

Se você gosta de blogs simplistas, esta é uma excelente opção. O The New Yorker deixou o visual do seu Tumblr super simples, tornando fácil a leitura dos textos e a procura de novidades. Além disso, eles exploram muito a interação com o leitor, partilhando fotografias dos seus leitores e realizando sessões ao vivo. Como seria de esperar, quase todas as publicações contêm um link para o site, gerando mais tráfego para o The New Yorker.

Dica de leitura: 35 jovens empresários que fizeram sucesso na internet

9. LONDRES 2012

London 2012

Os Jogos Olímpicos já aconteceram mas a verdade é que o Tumblr da competição foi uma excelente forma de acompanhar algumas das imagens mais interessantes. A parte da Timeline está bastante interessante e a estrutura do blog é original, apesar de demonstrar-se um pouco confusa ao início.

10. ROLLING STONE

Rolling Stone

Sabendo que o Tumblr é mais dedicado aos jovens, como poderia a revista Rolling Ston ficar de fora deste tipo de negócios? Os concertos e as declarações dos cantores são algo viral e esta revista sabe explorar esse fator muito bem. É comum vermos no blog acompanhamento quase “in loco” de muitos dos principais acontecimentos do mundo musical. O objetivo, como é óbvio, é angariar assinantes para a revista.

11. ADVENTURES IN ICE CREAM

Ice Cream

Além de fotografias de pessoas, que outro tipo de imagens tem grande impacto nas redes sociais? Isso mesmo que você está pensando: a comida. É comum vermos cada vez mais pessoas partilhando o que estão almoçando, lanchando, etc. E foi com essa ideia no pensamento que a empresa Milk Made, que entrega sorvetes porta a porta, criou o seu blog Adventures in Ice Cream. Quase todas as publicações ultrapassam as 100 notas. De realçar que o blog no Tumblr não deverá contribuir para um enorme aumento das vendas (afinal de contas é pouco provável que alguém da mesma cidade da empresa e que tenha visto o post possa comprar) mas também é verdade que poderá funcionar como um reconhecimento da marca a nível mundial.

12. THE WASHINGTON POST

Washington Post no tumblr

Mais um site que opta pela simplicidade e que consegue grande sucesso. O jornal norte-americano The Washington Post aproveita muito bem todos os grandes acontecimentos para conseguir várias partilhas e assim aumentar as visitas no seu site. Barack Obama é, por norma, o principal “alvo” das publicações, que vão sendo alternadas em Gif’s, imagens e frases.

13. NEWS WEEK

New Week

Com um design um pouco mais confuso, a News Week partilha todos os dias várias publicações interessantes e que dão origem a várias interações. O seu conceito é um pouco mais humorístico do que habitual, adaptando a plataforma que está a ser usada com o conteúdo. Uma forma inteligente de trabalhar com o Tumblr.

CONCLUSÃO

Estes foram apenas alguns exemplos de ideias de negócio que estão a ter sucesso com o Tumblr. Certamente existirão mais e se você conhece um desses casos, convido-o a deixar um comentário no final deste artigo. Por outro lado, se você é fã de ideias de negócio inovadoras, convido-o, também, a ler alguns destes artigos:

E você, gostou do post? Sabia de todo este “poder” do Tumblr?

Abraço

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE AGORA
O Ebook que vai ensinar você a colocar um chat do Facebook no seu site em apenas 10 minutos

close-link