Marketing Digital 25/06/2012

101 passos para ter sucesso no seu negócio de freelancer

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Muitas vezes, falamos aqui no blog sobre dicas para você conseguir criar o negócio próprio ou demos exemplos de ideias de negócio inovadoras. No fundo, tentamos transmitir ao leitor a informação necessária para que você termine o nosso artigo e possa, no minuto seguinte, dar passos rumo ao seu próprio negócio. Para qualquer empreendedor, ser prático é fundamental. Por isso, criamos hoje um artigo com os 101 passos necessários para você iniciar o trabalho de freela. Alguns deles estão mais resumidos do que o normal, enquanto outros só podem ser utilizados em alguns negócios. Mas o mais importante é que você tenha noção do quão complexo pode ser iniciar um trabalho de freela e que não é assim tão simples como alguns sites e blogs gostam de “vender”. Para que tenha uma ideia exata do que é necessário, confira os nossos 101 passos para fazer sucesso enquanto freela.

101 PASSOS PARA TER SUCESSO

1. Escolha algo que você ame fazer.

2Comece por trabalhar no seu negócio nos seus tempos livres (finais de semana, final do dia e feriados).

3. Defina quanto tempo por semana irá dedicar a esta sua ideia.

4. Abandone, aos poucos, o seu emprego a full-time.

5. Analise previamente os prós e os contras desta opção.

6. Só arrisque ser trabalhador freelancer se você lidar bem com a insegurança de não saber quanto recebe no final do mês.

7. Não escute demasiado os outros. Preste atenção ao que eles dizem, mas no final a opção deve ser sua.

8. Não faça mais do mesmo. Tente ser inovador e acrescentar valor ao mercado.

9. Crie um plano de negócios.

10. Faça planos a longo prazo mas viva um dia de cada vez. Enquanto freela, todos os dias são importantes.

11. Pare de adiar a sua intenção de iniciar um projeto. Faça hoje mesmo alguma coisa, nem que seja colocar a ideia no papel.

12. Fale com pessoas que já trabalhem como freela e tente perceber a realidade desta área. Eles irão transmitir-lhe a experiência necessária para ter um início mais tranquilo.

13. Seja persistente. Ninguém chegou ao sucesso em meia dúzia de dias. Sempre que ler histórias de dinheiro fácil ou de enriquecimento em poucas semanas, rejeite-as. Ter destaque na sua área é sinônimo de vários anos estudando e trabalhando.

14. Coloque um dinheiro de parte. O ideal é que tenha na sua poupança o suficiente para cobrir 6 meses de despesas no mínimo e 12 meses no máximo.

15. Investigue a sua concorrência. Se eles estiveram há muitos anos no mercado, tente encontrar uma falha no seu produto/serviço e explore-a. Para saber como, leia o nosso artigo sobre a Análise Swot.

16. Remova tudo aquilo que não interessa. Deixar de parte os maus hábitos é importante para quem trabalha em casa. Analise se afinal esses programas de televisão que você vê ao final do dia ou aquela conversa de café são tão importantes para a sua vida.

17. Seja produtivo. Quanto mais tarefas conseguir fazer num curto espaço de tempo, mais rapidamente o seu negócio vai evoluir.

18. Foque-se em uma tarefa de cada vez.

19. Utilize um aplicativo para apontar as suas tarefas.

20. Compreenda que existem dias menos produtivos. Eles fazem parte da vida de qualquer freelancer.

21. Organize o seu dia. Um pequeno bloco de notas para organizar o seu dia é suficiente.

22. Seja disciplinado. Um freela sem disciplina própria não passará dos primeiros meses de “vida”.

23. Tenha uma rotina de trabalho. Seja ela durante o dia ou durante a noite, o importante é que você saiba a que horas vai começar e a que horas vai terminar.

24. Faça pausas constantes. Além de aumentar a sua produtividade, ajuda a que o seu corpo relaxe um pouco e saia da posição fixa da cadeira.

25. Tenha em atenção à ergonomia do seu trabalho. Ter as costas direitas, apoiar os pés ou ter um monitor à altura dos olhos são apenas algumas dicas que podem fazer a diferença na sua saúde.

26. Para melhorar a sua produtividade, utilize algumas ferramentas que o podem ajudar.

27. Mantenha a sua criatividade em altas fazendo outras coisas que fujam da sua rotina, como o esporte ou ler livros.

28. Seja exigente naquilo que está fazendo.

29. Trabalhe mais em qualidade do que em quantidade. As pessoas olharão para a qualidade dos seus produtos e não para a quantidade dos mesmos.

30. Invista no seu trabalho. Por melhor que seja o seu serviço, se ele não for conhecido de pouco servirá.

31. Tenha um plano de marketing. Melhor do que investir em publicidade é saber investir de forma planejada.

32. Pense sempre no retorno a longo prazo. O trabalho de freelancer demora a ser reconhecido.

33. Crie um site apelativo. Grande parte dos seus clientes vão criar uma imagem sua através do que virem no seu site. Transmita-lhes uma imagem profissional acima de tudo.

34. Aprenda sobre SEO. Os motores de busca são uma excelente fonte de novos clientes.

35. Crie um blog, principalmente se você estiver iniciando a sua carreira. Nos primeiros meses de freela você terá muito tempo livre, por isso aproveite para criar um local onde pode dar a conhecer tudo o que sabe fazer. Quem sabe não poderá ser outra fonte de rendimentos.

36. Escreva guest-posts em outros sites da área. É dinheiro que você poupa em publicidade.

37. Utilize as redes sociais de uma forma inteligente. Elas servem para divulgar o seu trabalho mas também para afirmá-lo como um especialista na área.

38. Crie uma página de fãs no Facebook mas não se limite a isso. Trabalhe-a de uma forma profissional, de modo a conseguir criar o maior número de interessados possível.

39. Faça publicidade no Facebook Ads. Com um pequeno orçamento, você pode conseguir um grande número de clientes. É um investimento que compensa.

40. Aprenda mais sobre o Twitter, especialmente se você trabalhar no Brasil.

41. Comunique-se com pessoas da sua área. O Networking é algo imprescindível para qualquer freelancer. Lembre-se: as oportunidades de trabalho não surgem graças às empresas, mas sim devido às pessoas que você conhece.

42. Ajude os outros e mostre-se disponível. Mais tarde ou mais cedo, será recompensado.

43. Organize as suas finanças. Retire um salário ao final do mês e guarde o resto para investir no seu negócio ou para depositar nas suas poupanças.

44. Tenha um software de faturação para trabalhar de forma legalizada com os seus clientes.

45. Contrate um profissional para gerir os rendimentos da sua empresa de forma correta. Problemas neste área podem dar origem a multas pesadas.

46. Pague o mais rápido possível e tente receber o quanto antes. Problemas de pagamentos podem dificultar o crescimento do seu negócio.

47. Cobre pelo menos 50% do valor total antes de iniciar cada projeto. Isto é também uma forma de o cliente não desistir a meio do trabalho.

48. Ou então, utilize plataformas que garantam que o pagamento é realizado, tal como fazemos com o nosso diretório de freelancers.

49. Tenha o seu ambiente de trabalho organizado e evite demasiados papéis. Quanto mais limpo for, mais produtivo você será.

50. Escolha previamente um local para trabalhar, seja ele um escritório, um cowork ou um café.

sucesso

51. Ao trabalhar em casa, explique aos seus familiares que você está em casa mas está produzindo e que não deve ser interrompido.

52. Varie de vez em quando o seu ambiente de trabalho, de forma a ganhar inspiração e de aumentar a sua criatividade.

53. Não hesite na hora de investir nas suas condições de trabalho. Uma boa cadeira ou um computador mais rápido podem fazer a diferença.

54. Evite tarefas que se repitam no seu dia-a-dia. Para evitá-las, tente com que elas sejam realizadas de forma automática.

55. Conheça os seus limites. Trabalhar acima das suas capacidades faz com que diminua as suas capacidades.

56. Aprenda a dizer “não”. Vai chegar um momento em que os pedidos para trabalhar são muitos. Para manter a qualidade do seu trabalho, aprenda a rejeitar algumas propostas. Ou então…

57. Delegue algumas tarefas. Crie uma equipa de confiança e entregue alguns trabalhos para eles. Grande parte do seu crescimento passará por aí.

58. Defina as suas prioridades. Quando o seu volume de trabalho começar a crescer, não se assuste. Aprenda como definir as prioridades lendo este artigo.

59. Tente ser o melhor na sua área. Poderá nunca chegar a sê-lo, mas se tentar, pelo menos será uma pessoa de destaque.

60. Renove os seus conhecimentos. Só assim conseguirá estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes.

61. Leia muitos livros e sites. Eles são a sua melhor fonte de motivação e além disso ajudam a abrir os seus horizontes para novas possibilidades. Sugiro que leia pelo menos um livro por mês.

62. Tenha objetivos bem definidos e vá de encontro a eles. Trabalhar sem metas é o mesmo que correr sem saber onde quer chegar.

63. Descanse no final do dia. Escutar algumas músicas para relaxar podem ajudá-lo.

64. Procure por sites para trabalhar como freelancer. Quanto maior for o número de plataformas que estiver inscrito, maior a probabilidade de ser contratado.

65. Responda às ofertas de trabalho de uma forma diferente. Se quiser saber como fazê-lo, leia este nosso artigo sobre as razões porque não consegue trabalho enquanto freelancer.

66. Seja proativo e proponha ideias de projetos para os seus clientes.

67. Aprenda a vender o seu produto de forma eficiente. Além de um bom criador, o freelancer também precisa de ser um bom marketeer.

68. Escolha um bom nome para a sua empresa. Ele será a forma como os clientes vão lembrar-se do seu negócio. Escolha-o com calma e se for necessário peça a ajuda de um profissional.

69. Defina o seu público-alvo o quanto antes, para saber a melhor forma de vender o seu serviço.

70. Não opte por combater os seus concorrentes pelo preço mais baixo do mercado. Destaque-se sim, por outras características como o tempo de entrega ou a qualidade do trabalho.

71. Aprenda a definir o preço do seu serviço de uma forma correta.

72. Mantenha-se motivado, principalmente nos primeiros meses. Eles são os mais difíceis, visto que o número de clientes é curto e o nosso trabalho de divulgação muitas vezes é em vão.

73. Poupe dinheiro. Por vezes não é preciso ganhar muito dinheiro, mas sim fazer um gerenciamento correto do mesmo. Ao trabalhar em casa, poderá evitar gastos supérfluos como comer em restaurantes ou utilizar o carro.

74. Para isso, é necessário fazer uma boa gestão financeira das suas finanças pessoais.

75. Mantenha o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Sem ele, o seu negócio não terá como evoluir.

76. Não realize várias tarefas ao mesmo tempo. Além de diminuírem a sua produtividade, acabam retirando qualidade ao seu trabalho.

77. Utilize a Lei de Parkinson em todas as suas tarefas.

78. Em qualquer coisa dos seus negócios, utilize a Lei de Pareto. Verá que aumentará drasticamente a sua eficácia.

79. Escute os seus clientes. Eles são a melhor forma de compreender o que necessita de evoluir no seu negócio.

80. Tenha um portfólio bem organizado. A par do seu site, o portfólio é a melhor forma de transmitir aos seus clientes toda a sua informação.

81. Comece por dar a conhecer o seu negócio às pessoas mais próximas: família e amigos. Eles geralmente são os impulsionadores de qualquer ideia.

82. Faça alguns trabalhos de graça ao início. Sei que o seu tempo vale ouro, mas quando as propostas não aparecem, precisamos de fazer algo gratuito para dar a conhecer aquilo que fazemos.

83. Tenha sempre em mente, que trabalhar como freelancer não é um caminho sem volta. Se as coisas não acontecerem conforme previa, poderá sempre voltar a trabalhar por conta de outra pessoa.

84. Desde o início, comprometa-se com a sua ideia. Grande parte do sucesso da mesma está dependente da forma como você se entrega a ela.

85. Aceite os elogios, aprenda com as críticas.

86. Trabalhe com pessoas iguais ou melhores do que você. Ele podem ajudar a si e ao seu negócio a crescer.

87. Inspire-se em pessoas de sucesso mas jamais as copie. A originalidade é uma arma a seu favor.

88. Aprenda com os seus erros mas jamais desmotive-se com eles. Ele fazem parte do seu processo de crescimento.

89. Esteja sempre a inovar o seu serviço ou a sua empresa. Parar, geralmente é sinônimo de regredir.

90. Dê atenção aos seus clientes e colaboradores. Por melhor que você seja, a sua relação com eles fará a diferença.

91. Não tenha medo de arriscar. Pense sempre duas vezes antes de tomar qualquer passo, mas não fique parado apenas porque tem medo que dê errado.

92. Você nem sempre estará certo. Por vezes,o cliente tem mesmo razão.

93. Ocupe o seu tempo livre com a família e amigos. Eles são essenciais para você ter estabilidade fora do trabalho.

94. Aprenda a falar em público. A oralidade é cada vez mais uma ferramenta importante na internet.

95. Perca dez a quinze minutos por dia para ler o seu Twitter ou dar uma vista de olhos no seu Feed de Notícias. Eles também são uma importante fonte de renovação de conhecimentos.

96. Não se preocupe se existirem meses em que o número de clientes diminui. Períodos menos bons fazem parte da vida de qualquer empresário. Continue trabalhando que os resultados irão aparecer.

97. Aprenda outras línguas, principalmente o inglês. Ela poderá ser uma excelente forma de conseguir outro gênero de clientes.

98. Evite comparar-se com outros freelancers. Tente apenas perceber o que eles estão fazendo certo e siga o seu caminho. Dois negócios na mesma área podem ter sucesso trabalhando de forma diferente.

99. Os seus clientes satisfeitos são a sua melhor forma de publicidade. Trate todos com carinho.

100. Cumpra os prazos.

101. Veja o seu negócio de freelancer como uma empresa. Dará maior profissionalismo ao seu trabalho.

Espero com estes 101 pontos ter ajudado você a ser um melhor freelancer ou a conseguir chegar ao sucesso mais facilmente. Eles serão certamente uma excelente ajuda para quem está precisando de conselhos no seu trabalho de freela.

E você, que conselhos daria aos outros leitores? O que aprendeu até agora enquanto freelancer?

Abraço e até já

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

BAIXE GRÁTIS O EBOOK "CHECKLIST PARA FACEBOOK"
Os primeiros passos com sua página no Facebook.

Checklist para facebook
close-link