Instagram 22/02/2019

Melhorar fotos do Instagram: 15 dicas

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Já faz bastante tempo que o Instagram deixou de ser uma rede social focada apenas em fotografia e pratos em restaurantes. Plataformas como o Stories e o IGTV tornaram o Insta multidisciplinar, permitindo dar vida a diversas ideias de conteúdo. Mas ainda é bastante útil saber como melhorar fotos do Instagram.

Se o Instagram não é mais uma plataforma voltado a fotógrafos, então porque melhorar fotos do Instagram?

Engajamento. Mesmo que fotos profissionais não sejam mais o foco, já foi comprovado que fotos de excelente qualidade ajudaram os donos dos perfis a ganhar seguidores na rede social e receber mais comentários em seus posts.

Ou seja, melhorar fotos do Instagram também irá te ajudar a alavancar seu Instagram para negócios!

A boa notícia é que postar imagens de qualidade no Instagram não te exige investir em um fotógrafo profissional. Existem alguns macetes que pode usar antes, durante e depois de dar o clique na câmera do seu smartphone.

Para que você possa publicar melhores fotografias na rede social que mais cresce no mundo, separei 15 das melhores dicas que uso para melhorar fotos no Instagram.

Confira!

1. Não tire as fotos pela câmera do Instagram

A primeira dica também é a mais simples: não use a câmera dentro do app do Insta. Digo isso por dois motivos:

1 – Ele automaticamente corta suas fotos para caber no formato do Instagram.

2 – A câmera do Insta não conta com HDR, que aplica diversas correções às fotos automaticamente.

Por isso, lembre-se: sempre tire as fotos no seu app de câmera nativo ou em seus aplicativos de fotografia favoritos!

2. Crie um estilo próprio para sua marca

Antes mesmo de começar a ajustar configurações em sua câmera ou celular, é importante que crie o estilo próprio para as fotos de sua marca. Isso significa rever a identidade visual de sua marca.

Leve em consideração padrões como logos, paleta de cores que usa com frequência, tema do seu perfil e tipografia, entre diversos outros. Procure também ser consistente, tirando fotos em ambientes familiares ao seu nicho, como poderá ver no print abaixo.

melhorar foto do instagram luciano

3. Ative as linhas de grade no app de câmera

Se tem a fama de tirar fotos desfocadas, ativar as grades em seu app de câmera pode ser a solução para imagens melhores.

Para fazer isso, acesse seu aplicativo de câmera e suas respectivas configurações. Em seguida, encontre a opção Linhas de grade e escolha 3 x 3.

melhorar foto do instagram configuracoes camera

Ao retornar ao app de câmera para tirar fotos, a tela deverá estar assim:

melhorar fotos do instagram grade

4. Limpe as lentes do smartphone

A dica mais simples mas que muitos deixam passar por distração. Se suas fotos estiverem com pouco foco ou borradas mesmo que esteja a fazer tudo certo, é possível que as lentes da câmera do seu celular estejam sujas.

Normalmente, passar um pano seco de leve na lente é o suficiente para que suas fotos voltem ao normal.

5. Use a regra dos terços ou foque o principal da foto no centro

Na fotografia, existe algo chamado “regra dos terços”. Para ser usada, é fundamental que ative as linhas de grade como mostrei anteriormente.

Para aplicar a regra dos terços, você deve focar os elementos principais de uma foto nas interseções dessas grades. Veja no exemplo abaixo:

Nesse exemplo, veja como o céu, o mar, a pedra e o arco no meio dela estão posicionados perfeitamente no centro das interseções:

como usar a regra dos tercos para tirar fotos com o celular

Você também pode usar essa regrar para melhorar fotos do Instagram. Porém, vale notar que as imagens no Insta aparecem em formato quadrado. Apesar de ser possível publicar fotos na vertical ou horizontal num álbum do Instagram, o ideal é que fiquem no formato padrão.

Isso significa que, na maior parte das vezes, basta focar o elemento principal no centro e ela estará boa para publicar. Ambas as opções são válidas, então recomendo que teste ambas cada vez que tirar uma foto para publicar no Instagram.

6. Regra dos números primos

Existe outra regra na fotografia que pode ser bem útil para melhorar fotos do Instagram. Ela é usada quando tem a intenção de colocar vários objetos na foto.

Sempre que fizer isso, busque colocar três objetos. Especialistas em fotografia sugerem que capturar três objetos semelhantes em uma foto a torna mais atraente.

Menos que isso – 2 objetos, por exemplo – cria um senso de competição entre os elementos, enquanto mais de 5 fará com que o cérebro humano não dê a atenção devida aos objetos.

melhorar fotos do instagram primos

Por que “regra dos números primos” então? Possivelmente para não criar confusão com a regra dos terços…

7. Cuidado com o plano de fundo!

Falta de atenção ao plano de fundo são os responsáveis pelos famosos photobombs, mas cometer esse tipo de erro não é aceitável para quem quer publicar fotos com aspecto mais profissional.

Até agora, comentei sobre a atenção aos elementos principais e como capturá-los melhor. No entanto, também é necessário dar alguma atenção ao entorno.

Assegure-se de que o plano de fundo esteja retratado de maneira a eliminar distrações e leve os olhos de seus seguidores ao objeto principal.

Dominar essa técnica é essencial para quem quer vender no Insta através do Instagram Shopping!

foto com desfoque no plano de fundo Instagram

8. Procure usar a lente traseira para suas fotos

As selfies não estão proibidas, mas vale lembrar que a câmera traseira dos smartphones produz fotos de maior qualidade que a frontal.

Por isso, sempre que for tirar fotos que não sejam selfies, dê preferência à câmera traseira.

9. Tire fotos em diferentes momentos do dia

A luz natural é a melhor para se tirar fotos.

Além disso, diferentes momentos do dia significa diversas iluminações que uma mesma foto pode ter. Isso significa que, sempre que for tirar fotos fora do escritório, tente capturar o mesmo local em vários horários.

melhorar foto do instagram sol

Garanto que o resultado será impressionante.

melhorar foto do instagram arcoiris

10. Tire fotos em ângulos diferentes

Outra maneira de diversificar e melhorar fotos do Instagram é usando diferentes ângulos sobre um mesmo objeto.

Tente pegar um objeto – ou você mesmo! – e tire fotos de frente, na diagonal, de perfil ou até mesmo de cima para baixo…veja como todas são diferentes e podem ser usadas em seus posts.

Caso tenha um Instagram para fotógrafos e precisa sempre publicar as melhores fotos, então é essencial ter essa abordagem, já que te dá mais opções na hora de selecionar qual imagem será publicada.

11. Use apps para edição de fotos

Não tem experiência com o Photoshop? Hoje isso não é mais um problema. Existe uma série de apps para celulares e navegadores de internet que permitem fazer edições simples de imagem, o suficiente para melhorar fotos do Instagram.

Não apenas fotos, mas é possível criar todo tipo de imagem ou vídeo através desses aplicativos. Fiz aqui no blog um guia completo com 40 ferramentas do tipo, que pode conhecer nesse artigo.

Pessoalmente, meu favorito é o Canva, disponível no Android, no iPhone e também em browsers. Ele pode ser usado gratuitamente e ele conta com diversos modelos prontos para publicações tanto para o feed quanto para as Instagram Stories.

Uso o Canva com certa frequência, inclusive para criar a capa desse artigo!

12. O que é temperatura de foto e como ajustá-la?

Alguns conceitos da fotografia não são tão conhecidos para quem não consome conteúdo sobre o assunto. Temperatura é um deles.

O termo indica o nível de interferência das fontes de luz em sua foto. Por exemplo, uma foto tirada com o flash pode deixar alguns borrões azulados, como pode ver no exemplo abaixo.

melhorar foto do instagram temperatura

Outra possibilidade bem comum é a temperatura da foto ficar demasiado alta. Quando isso acontece, os borrões ficam amarelados, como também mostro a seguir:

A maioria dos aplicativos para editar fotos permite fazer o ajuste de temperatura. Apps como o Snapseed (Android, iOS) e o Photoshop para Windows ou Mac contém ferramentas para configurar a temperatura de suas fotos.

Se estiver usando um aplicativo em inglês, procure pela opção white balance.

13. O que é exposição de foto e como ajustá-la?

Outro termo comum à fotografia mas não tanto para o usuário leigo. Exposição é o nível de luz capturado em uma imagem. Quando excessivo, ela reduz a qualidade de suas fotos e ofusca detalhes importantes.

Se pouco, a foto fica escura, também perdendo cor e impedindo seu seguidor de visualizar os detalhes da imagem.

diferentes niveis de exposicao em uma foto

Assim como na temperatura, apps para edição de imagem normalmente permitem ajustar a exposição da foto. Porém, o ideal é que esteja em um local com iluminação adequada, de maneira que não precise fazer alterações abruptas na exposição de suas fotos.

14. Aprenda a usar os filtros do Instagram

Se tem dificuldades para configurar exposição e temperatura de suas fotos para Instagram, então não perca muito tempo: adote os filtros!

Os filtros são modelos de ajuste de vários elementos que compõem uma fotografia. É perfeito para quem deseja melhorar fotos do Instagram mas não pode dedicar tanto tempo para aprender as nuances.

melhorar foto do instagram filtros

Mas é interessante usar essa dica em conjunto com a segunda dica desse artigo. Ou seja, procure escolher alguns dos filtros que estejam mais próximos de seu estilo próprio e use-os em seus posts.

Se tem dificuldades em escolher os melhores filtros para suas fotos, confira esse artigo com 10 macetes que te ensinarão a usá-los!

15. Utilize acessórios para melhorar fotos do Instagram

Essa é uma opção que requer um pouco de investimento, mas não chega a ser uma necessidade. Acessórios como tripés e luminárias para smartphones são alguns equipamentos que podem te ajudar a melhorar fotos do Instagram.

Se está pensando em investir em um Insta temático de fotografia com celulares, aprender como usar esse tipo de acessório pode ser um grande diferencial.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link