Facebook Avançado 24/09/2019

Como usar o Facebook Marketplace para vendas B2B

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Os marketplaces estão entre as lojas virtuais mais utilizadas pelas empresas do nicho B2B para venda de produtos e serviços pela internet. Ou seja, aprender como usar o Facebook Marketplace para vendas B2B cada vez mais se torna uma necessidade.

Essas plataformas são como shoppings virtuais, pois eles reúnem diversos lojistas que vendem produtos e serviços entre si, com enorme concorrência.

Este mercado é altamente lucrativo. De acordo com a Forrester Research, só o mercado de marketplace B2B rendeu US$ 1,13 trilhão em 2018.

Pensando na lucratividade do mercado e na facilidade no compartilhamento de produtos, que o Facebook criou a sua própria plataforma: o Facebook Marketplace.

O intuito do Facebook Marketplace era facilitar a venda de produtos que já eram feitas entre os usuários. E isso se tornou uma ótima oportunidade para as empresas venderem mais.

Nesse conteúdo, preparamos dicas valiosas para as empresas venderem produtos e serviços B2B no Facebook Marketplace.

Como funciona o Facebook Marketplace?

O Facebook Marketplace oferece uma série de funcionalidades, como a regionalização, algo que facilita a visualização dos compradores, verão a localização do produto que será vendido.

No nicho B2B, o frete tem um papel importante, pois a compra é feita de forma racional, por meio da pesquisa e no custo-benefício dos produtos e serviços.

Outro detalhe desse marketplace é a separação por categorias, que assim como as lojas marketplaces comuns, facilita o acesso e a venda.

Esses fatores são importantes para a loja da rede social julgar a relevância dos anúncios. Mas existem também outros fatores como o engajamento do anúncio e produtos recém-lançados.

como usar facebook marketplace vendas b2b inicio

Isso ajuda as empresas a venderem os seus produtos e conseguir resultados, mas somente esses fatores não são suficientes, pois é preciso se destacar para vender mais.

Como atrair público para seus anúncios

1 – Faça uma boa descrição

No mercado B2B o conteúdo tem grande força, pois esse público pesquisa a fundo as funcionalidades e características dos produtos e serviços da empresa.

Portanto, produza uma boa descrição, com características, funções, tamanho (caso seja um produto) e a durabilidade de forma clara e informativa.

Além disso, crie uma listagem dos seus benefícios, assim o vendedor consegue chamar atenção dos clientes com mais facilidade.

2 – Imagens de qualidade

Outro fator importante para destacar o anúncio são as imagens. Caso venda algum equipamento industrial ou ferramenta, as fotos precisam ter alta qualidade e resolução.

Isso porque imagens de qualidade permitem que o potencial cliente possa observar o produto com inúmeros detalhes.

Além disso, o anunciante permite até 10 imagens do produto, por isso o lojista tire muitas fotos com diferentes ângulos e tamanhos ou use essas ferramentas para criar imagens e vídeos, caso esteja a vender infoprodutos.

imagens

3 – Atenção no título do anúncio

Use títulos atraentes para chamar a atenção dos possíveis compradores. Isso ajuda o seu anúncio a ter mais destaque no Facebook, facilitando o acesso do cliente a empresa.

Dentre as principais estratégias de posicionamento na internet, existe o SEO (Search Engine Optimization), que é uma série de técnicas com intuito de melhorar a posição do anúncio nos buscadores.

Nas plataformas marketplace é fundamental você utilizar títulos otimizados em SEO, usando palavras-chave que são muito buscadas pelos usuários.

Dessa forma, o seu anúncio terá mais destaque e o Facebook dará mais credibilidade no seu produto, dando destaque maior no buscador e aumentando as vendas B2B.

4 – Responda a todos os comentários

Um dos principais fatores de ranqueamento de um anúncio é o engajamento. Por isso, o lojista precisa responder todos os comentários do anúncio rapidamente.

Além do posicionamento, a rápida resposta dos comentários faz com que o cliente fique mais interessado pelo produto, pois o vendedor está sempre disponível para negociar.

No fechamento da venda, combine todos os detalhes de pagamento e logística, atentando-se aos aspectos de segurança, principalmente no pagamento.

A razão disso é a busca de comodidade do público B2B, já que 93% dos compradores afirmam que preferem comprar pela internet.

comentarios

Aumente suas vendas no Facebook Marketplace

O Facebook Marketplace é uma loja virtual da rede social que lojistas vendem diversos produtos entre si.

Esses produtos são divididos por categorias, algo importante na hora vender o produto, pois ele fica segmentado e facilita o cliente a acessar o seu anúncio.

Outra característica fundamental do Facebook Marketplace é a localização. Isso facilita o cliente B2B a encontrar produtos de locais próximos a ele, sendo uma importante dica para o lojista entender como vender pela internet.

Portanto, o Facebook Marketplace pode ser uma excelente plataforma para vender ao público B2B e ampliar a sua lucratividade. E aí, que tal começar já a aprender como usar o Facebook Marketplace para vendas B2B?

*Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link