Instagram 29/07/2019

Como medir o Engajamento do meu Instagram

Luciano Larrossa Publicado por Luciano Larrossa

Qual a fórmula definitiva para saber como medir o engajamento do meu Instagram? Não faltam métodos, formas e ferramentas para te ajudar nessa tarefa.

O problema é que, pela quantidade de opções, algumas vezes se torna difícil mensurar o engajamento. Uma fórmula diz que seu engajamento é X, mas uma ferramenta mostra que ele é Y e outro método ainda revela que ele é Z.

Como medir o engajamento do meu Instagram sem ficar confuso? Quais dos métodos, ferramentas e informações devo confiar?

Ao longo dos próximos parágrafos, vou mostrar como fazer o cálculo para saber se as suas ideias de posts que publica estão trazendo bom engajamento, por que calcular essa taxa é importante e demonstrar algumas ferramentas que calculam sua taxa de interações automaticamente.

O que é a taxa de engajamento?

O engajamento no Instagram é contado de acordo com as interações que recebe na rede social. Para ser mais exato, a quantidade de curtidas e comentários que uma publicação recebeu. Vale mencionar que essas duas métricas do Instagram não são os únicos tipos de interação, embora sejam as únicas contabilizadas.

Por exemplo, salvar uma publicação para ver depois é um tipo de engajamento não contado. Para saber se alguém salvou sua publicação, você deve usar os relatórios nativos da conta de negócios do Insta.

Contar apenas o número de curtidas e comentário não é o suficiente, no entanto. Só eles não são suficientes para saber se as suas publicações estão alcançando seus seguidores e os encorajando a interagir.

Por isso existe a taxa de engajamento, que compara o quanto recebeu de curtidas e comentários com seu número de seguidores atuais.

Por que é importante calcular a taxa de engajamento?

A taxa de engajamento é uma das principais métricas usada por empresas que contratam influenciadores digitais. Além disso, permite descobrir influenciadores que compram seguidores falsos.

Afinal, esses “usuários” não costumam engajar com as publicações, afundando a taxa de engajamento, mesmo que o influenciador em questão tenha dezenas de milhares de seguidores.

Como calcular a taxa de engajamento de um post

O primeiro aviso é que é impossível calcular a taxa de engajamento total do seu perfil sem o uso de ferramentas externas.

Por outro lado, saber a de apenas um post é fácil. Escolha uma publicação e some quantas curtidas e comentários ela recebeu.

como medir o engajamento do meu instagram soma

Em seguida, divida pelo seu número de seguidores.

divida pelo seu numero de seguidores

Por fim, multiplique o resultado por 100 para ter em mãos a taxa de engajamento daquele post!

3 ferramentas para calcular sua taxa de engajamento

Apesar de o cálculo ser fácil, se torna inviável analisar post por post para tirar uma média da sua taxa de engajamento. Porém, existem algumas ferramentas que automatizam a fórmula, além de mostrar uma média da taxa de suas publicações.

Confira algumas delas!

1 – Phlanx: a mais fácil de usar para quem se pergunta como medir o engajamento do meu Instagram. O Phlanx pede apenas que coloque seu nome de usuário no Insta.

A partir daí, ele calcula a taxa de engajamento das suas 12 últimas publicações e sua respectiva média. Uma das maneiras mais seguras de medir sua taxa de engajamento.

Clique no link para acessar o Phlanx.

como medir o engajamento do meu instagram phlanx

2. Triberr: assim como o Phlanx, basta colocar seu usuário do Instagram para que a ferramenta calcule sua taxa de engajamento média. Como parâmetro, o Triberr analisa o engajamento dos seus 10 últimos posts.

Comece a usar o Triberr por meio do link.

3. GeekSmash: a última ferramenta vai um pouco além do cálculo da taxa. Além disso, ele também oferece uma média do quanto você pode cobrar por post ou por Stories do Insta. Saiba mais sobre o GeekSmash acessando o link.

Dica: para se aprofundar na análise de dados do Insta, confira também esse artigo com as melhores ferramentas para gerar relatórios no Instagram!

Como descobrir se minha taxa de engajamento é boa ou ruim?

Com os passos acima, espero que a pergunta como medir o engajamento do meu Instagram tenha sido respondida com sucesso.

Mas e agora? Como saber se a minha taxa é boa ou ruim?

Se não entende quais são os valores considerados bons para a taxa de engajamento, o resultado não importará de muito. Minha primeira dica é: não se assuste! Percentuais bem baixos, em torno de 1%, não são incomuns. Pelo contrário, podem ser bom sinal.

Pesquisas apontam que uma taxa que fique entre 1% e 3% são consideradas boas. Abaixo disso já é considerado baixo e acima dessa média é excelente!

Ou seja, alcançar ou superar a média significa que seu conteúdo está encorajando os seguidores a interagir com seu perfil. Abaixo disso, porém, é um aviso para que mude seu conteúdo, de forma que vá inspirar seguidores e clientes.

Como aumentar sua taxa de engajamento

Descobriu que a sua taxa de engajamento está longe do ideal? Como melhorar essa taxa? Veja algumas dicas abaixo:

Encoraje seus seguidores a interagir nas legendas: o foco do Instagram pode ser as fotos ou o vídeo, mas a legenda cumpre um papel importante na hora de gerar engajamento para o seu perfil. Use esse espaço para chamar a atenção dos seus seguidores e, ao final, do post, encoraje-os a comentar. Veja esse artigo para saber como melhorar a escrita de suas legendas no Insta!

Interaja com outros perfis no seu nicho: as redes sociais têm esse nome porque seu objetivo é a socialização. Por isso, não fique apenas a publicar conteúdo e esperando engajamento. Curta e comente em perfis do seu nicho para atrair a atenção dos usuários para o seu perfil.

Essa também é uma das melhores táticas para ganhar seguidores no Instagram.

Responda aos comentários: seus comentários também contam na hora de medir engajamento no Instagram. Obviamente, isso não significa que deva ficar comentando sozinho em seus posts.

Por outro lado, responder a comentários de seguidores certamente ajudará a atrair mais usuários e, consequentemente, mais engajamento em suas publicações.

O que está fazendo para melhorar seu engajamento no Instagram?

Novo usuário?

Comece aqui

e-book “SEJA MAIS PRODUTIVO”

Baixe o ebook “Pensamentos sobre marketing digital”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

PLANILHA TURBINADORA DE VENDAS

Baixe Grátis a Planilha e GANHE de bônus uma Vídeo Aula passo a passo para aprender a Extrair mais vendas das suas Listas de contatos. 

close-link